Aplicação móvel da Universidade de Évora MY.UÉ
MY.UE é uma plataforma integradora de serviços da Universidade de Évora que utiliza as mais recentes tecnologias de informação, permitindo a gestão e consulta dos seus conteúdos em tempo real através de terminais de comunicação móvel – inicialmente disponível para smartphones e tablets com sistema operativo IOS (Apple) e Android.
Entidade
Universidade de Évora
Entidades parceiras
Para o sucesso desta iniciativa contribuíram as parcerias/contratos estabelecidos com a rede UNIVERSIA (rede de cooperação universitária) e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa.
Foi estabelecido pela Universidade de Évora em Outubro de 2013 com o Portal Universia Portugal, um protocolo específico de colaboração para a implementação da Plataforma ‘Projeto de comunicação Uni>Com’, empreendimento tecnológico na área das telecomunicações móveis.
O apoio da AMA (Sistema de Apoios à Modernização Administrativa), através da Atividade “Consolidação do SIIUE, serviços partilhados e reorganização de processos” inscrita no financiamento do projeto SAMA 2012, foi também determinante para o sucesso do projeto.
Destinatários/Beneficiários potenciais
Estudantes, docentes, investigadores, funcionários não docentes.
Ponto de Situação
A Universidade de Évora desenvolveu uma plataforma que permite unificar diversos serviços que atualmente são disponibilizados através dos diversos sistemas de informação da Universidade, em particular o SIIUE e o MOODLE. Estes serviços passaram a poder ser acedidos a partir de dispositivos móveis através dessa plataforma, devidamente desenvolvida e parametrizada para o efeito.
O lançamento da iniciativa MY.UE ocorreu na Universidade de Évora em Maio de 2014.
http://myue.uevora.pt
Esta aplicação móvel permite o acesso a diversos serviços académicos e de apoio à vida universitária a estudantes e docentes.
Custos envolvidos
A aplicação desenvolvida resultou de um protocolo estabelecido com a Rede Universia (projeto Uni>Com) e teve apoio financeiro do SAMA 2012. Assim, os custos inerentes a esta iniciativa decorreram do suporte técnico da Rede à implementação da plataforma e à integração com os sistemas e aplicações da Universidade. Todo o restante trabalho de desenvolvimento foi assegurado por recursos próprios e por alunos finalistas ou recém licenciados do curso de Engenharia Informática da Universidade de Évora, mantendo-se deste modo a continuidade da estratégia de há vários anos de não só apostar em soluções “open-source” (sem custos de licenciamento) mas igualmente no reforço de competências internas.
Taxionomia
Sistema de Informação Integrado | SIIUE | Informação | Aplicação móvel | APP | MY.UE | Plataforma Integradora de Serviços | Conteúdos | Inscrições | Horários | Disciplinas | UNI>COM | Percurso Académico | Candidaturas | Matrículas | Inscrições | Propinas | Sumários | Serviço Docente | Requerimentos on-line | Relatórios de disciplina | Relatórios de docente | Planos curriculares | Avaliação de Docentes | Gestão de Projectos |
Descrição breve
MY.UE é uma plataforma integradora de serviços da Universidade de Évora que utiliza as mais recentes tecnologias de informação, permitindo a gestão e consulta dos seus conteúdos em tempo real através de terminais de comunicação móvel – inicialmente disponível para smartphones e tablets com sistema operativo IOS (Apple) e Android. Pretendeu-se com este projeto alcançar os seguintes objetivos:
- potenciar uma melhor, mais eficaz e abrangente comunicação entre a sua comunidade académica por via das elevadas potencialidades tecnológicas disponibilizadas;
- incrementar a utilização dos serviços da UÉ;
- criar condições para que os membros da sua comunidade académica tenham acesso a recursos e serviços avançados de telecomunicações para fins internos, relativos à atividade da Universidade.
Descrição pormenorizada
Com esta plataforma MY.UE, a partir de Maio de 2014, através de um smartphone, os alunos podem consultar conteúdos variados e relevantes para a sua vida académica, desde o acesso aos dados sobre inscrições, horários, programas das disciplinas, processo de avaliação, classificações e todas as iniciativas a decorrer no campus.
Também os docentes, através da APP MY.UE podem aceder às respetivas unidades curriculares, comunicar com os estudantes da sua unidade curricular – para além de terem acesso às restantes funcionalidades informativas.
A plataforma apresenta as seguintes características básicas:
- plataforma integradora de serviços da UE clausulada num sistema de “cloud” com “login” único em diferentes plataformas (computador, smartphones, tablet)
- integração com o MOODLE - sistema de Learning Management Systems (LMS) da Universidade e com o SIIUE – sistema de informação integrado da Universidade
- arquitetura à escala web, com capacidade de acessos simultâneos à plataforma ilimitados.
Tecnologia
A aplicação de suporte ao ensino foi construída sobre um conjunto de ferramentas existentes na plataforma Moofwd e resultou de um protocolo assinado entre a Universidade de Évora e a Universia no âmbito do projeto UNI>COM.
O back-end de suporte à app MY.UE, no que diz respeito a informação académica, acesso a documentos, notícias e mecanismo de autorização, está totalmente integrado no SIIUE (referência a outro registo de "boas práticas" na RCC), por isso com suporte em Postgresql e na framework Cake (php). Com base nessa estrutura foram desenvolvidos webservices em REST numa API disponível quer em JSON quer em XML, que são invocados pela plataforma UniCom.
São exceção, o serviço de autenticação (única) cuja ligação é feita diretamente pela plataforma UniCom para o servidor LDAP da Universidade e o acesso às áreas de trabalho Moodle cuja integração é feita através de um plugin específico e previamente instalado.
Recomendações
Foram os seguintes os principais aspetos tidos em consideração no desenvolvimento desta plataforma:
- Integração com serviços atualmente existentes, complementando-os com funcionalidades e informação adicional sempre que se considere conveniente salvaguardando a consistência e coerência as múltiplas formas de acesso;
- Implementação rápida através de prototipagem e reaproveitamento de funcionalidades existentes (p.e. MOODLE) através da sua integração numa plataforma genérica e integradora, assegurando a convergência de serviços e um acesso único e personalizado a partir de dispositivos móveis;
- Disponibilização em todas as plataformas móveis para todos os sistemas operativos e modelos de equipamentos – tablets e smartphones;
- Disponibilização de serviços relevantes para acesso através de dispositivos móveis, consistentes com os já disponibilizados através dos sistemas existentes, indo ao encontro das necessidades dos utilizadores (alunos e docentes);
- A utilização de tecnologia “open-source” e o respeito pelos standards de modo a acelerar e facilitar o processo de integração multi-plataforma e inter-sistemas, garantindo igualmente a sustentabilidade e escalabilidade futuras.
Próximas Acções
A primeira versão da aplicação teve como foco a disponibilização de serviços úteis para alunos e docentes. Pretende-se a breve prazo alargar estes serviços reforçando o uso de notificações “Push” de modo a assegurar uma interação mais eficaz e imediata e integrando mecanismos de georreferenciação. Complementarmente, estes mecanismos permitirão ainda a disponibilização de serviços relacionados com a gestão de espaços e recursos. Outra extensão prevista para a aplicação móvel prende-se com a inclusão de funcionalidades em desenvolvimento no âmbito dos projetos relacionados com os “alumni” e “emprego”, nomeadamente as relacionadas com os respetivos portais já desenvolvidos (http://alumni.uevora.pt/ e http://emprego.uevora.pt/).
Adicionalmente, e preferencialmente dirigidos a funcionários (docentes e não docentes), prevê-se a integração e disponibilização através de plataformas móveis de funcionalidades e informação do Sistema de Gestão Documental da Universidade.
Finalmente, prevê-se ainda para este ano a inclusão de serviços relacionados com atividades da Associação Académica e os Serviços de Acção Social, como sejam a gestão de alojamentos, bolsas, desporto e cultura.
Ponto de Contacto
Joaquim José Santos Lopes Godinho – Director de Serviços de Informática da Universidade de Évora – Telefone: 266 760 992 - e-mail: jjg@uevora.pt
Anexos
- Esta iniciativa teve uma divulgação abrangente, quer interna, quer externamente. Foi notícia em vários meios de comunicação web, tendo tido também destaque no Portal da Universidade de Évora e sub-páginas institucionais:
- RCC – Maio/2014 – “Aplicação MY.UE disponibiliza serviços académicos da Universidade de Évora”;
- UNIVERSIA; - 27/Maio/2014 – “Universidade de Évora lança aplicação académica MY.UE”;
- Diário do Sul; - 26/Maio/2014 – “Universidade de Évora lança aplicação académica MY.UE”;
- Canal Superior; - 27/Maio/2014 – “MY.UE: A comunidade académica de Évora já tem APP”;
- PC Guia; - 28/Maio/2014 – “Universidade de Évora apresenta aplicação académica MY.UE”;
- Local.PT; - 28/Maio/2014 – “Universidade de Évora lança aplicação académica MY.UE”;
- Correio da Manhã – 29/Maio/2014 – “Universidade de Évora lança aplicação móvel”;
- Wintech – 27/Maio/2014 – “Universidade de Évora lança aplicação académica MY.UE”;
- AULP – 4/Junho/2014 – “Universidade de Évora mais móvel”;
- Jornal de Negócios – 4/Junho/2014 - separata Semana Informática – “Universidade de Évora mais móvel”;
- Diana FM Online – 28/Maio/2014 – “Évora: Universidade lança aplicação móvel para alunos e professores”;
- Rádio Nova Antena online – 28/Maio/2014 – “Universidade de Évora lança aplicação móvel MY.UE”;
- Portal da Universidade de Évora – Maio/2014 – “MY.UE a aplicação móvel que coloca nas mãos dos estudantes e docentes todos os serviços académicos e de apoio à vida universitária”;
- Página dos Serviços de Informática – 29/Maio/2014 – “Universidade de Évora lança aplicação MY.UE”;
- UEline – Jornal online da Universidade de Évora – 30/Maio/2014 – “Universidade de Évora apresenta aplicação académica MY.UE”;
- Facebook institucional – UÉvora.
Imagens
Cartaz da Campanha
QR-Code
Roll-Up
Site
APP MY.UE - http://myue.uevora.pt
Resultados
Verificou-se que na primeira semana de disponibilização da aplicação, se registaram cerca de 300 descargas da mesma.
Última atualização 09-06-2014