Aplicação Mobitur para dispositivos móveis
A iniciativa integra a plataforma Guimarães Mobitur, a qual se evidencia pelo facto de ser uma aplicação gratuita para smartphone e tablets. Esta aplicação apresenta-se como um amigo que acompanha o utilizador numa visita ao que de melhor existe na cidade de Guimarães.

Título
Aplicação Mobitur para dispositivos móveis

Entidade
Câmara Municipal de Guimarães

Entidades parceiras
Wiremaze (www.wiremaze.pt)

Destinatários/Beneficiários potenciais
Visitantes e Agentes Turísticos

Ponto de Situação
Projeto totalmente implementado

Custos envolvidos
25.500,00 € + IVA

 

Descrição breve
Guimarães destaca-se pela oferta que dispõe na área do Turismo, desde a Plataforma de Turismo à Plataforma Guimarães Mobitur. Esta solução conjunta destaca-se pela interatividade na oferta de experiências turísticas em vez de apenas conteúdos turísticos. Assim os utilizadores valem-se dos mais modernos conceitos e tecnologias de location based services e recommendatioan engines, que oferecem o acesso à informação orientada para as experiências que cada ponto de interesse/atração turística pode gerar, de forma acompanhada ao longo do ciclo da visita.

Descrição pormenorizada
O Portal de Turismo, disponibiliza aos seus utilizadores ações tais como:
Antes da visita – Consultar experiencias que pode viver nas atrações turísticas existentes; aceder a artigos sobre atrações turísticas em destaque, ou sobre o território, a sua cultura e as suas gentes; receber sugestões, personalizar ou pré visualizar roteiros ou locais; fazer download da aplicação mobitur, guias áudio em mp3 que acompanham os respetivos percursos; guardar, impimir roteiros ou usar qrcodes nos roteiros para os mesmos; ver comentários das redes sociais; reservar hotéis ou restaurantes entre outras.
À chegada – Twittar ou colocar no facebook a impressão à chegada; obter informações de parques de estacionamento, transportes públicos ou eventos culturais; Receber sugestões de atrações turísticas a visitar.

Durante a estadia – Obter informação nos postos multimédia interativos, smartphone ou tablet sobre as atrações turísticas, eventos ou restaurantes/estadias; partilhar fotos georefenciadas nas redes sociais, entre outros.

À partida – Obter informações de transportes públicos; consultar sugestões de atrações a visitar nas horas que restam; publicar nas redes sociais comentários das visitas.

Após regresso – Comentar e publicar as atrações visitadas; Recomendar percursos a amigos; Preencher formulário de satisfação; Deixar comentários no site, entre outras;

A elaboração deste conceito criativo e inovador, e conforme já referenciado integra a plataforma Guimarães Mobitur, a qual se evidencia pelo facto de ser uma aplicação gratuita para smartphone e tablets. Esta aplicação apresenta-se como um amigo que acompanha o utilizador numa visita ao que de melhor existe na cidade de Guimarães. Assentando no conceito de guia virtual, esta proporciona uma navegação do tipo radar, com base na localização atual para que o utilizador nunca se perca, fornecendo um seleção dos pontos de interesse e eventos necessárias para disfrutar e conhecer Guimarães de forma interativa e diferente. Para cada sugestão encontra-se disponível uma variedade de informações como: tema, descrição, fotografias, localização e contactos; telefone, email e página web.

Esta aplicação apresenta-se com as seguintes funcionalidades: modo mapa/radar (localização GPS); modo de localização / modo exploração livre; visualização de pontos de interesse (no mapa, em listagem ou filtrados por temas); visualização de eventos (do dia, da semana ou do mês); visualização de percursos; localização de pontos de interesse e eventos mais próximos da sua localização; - aplicação de filtros de listagem; partilha de experiências únicas, locais e eventos nas redes sociais.

Tecnologia
Plataforma web, alojada em servidores próprios. Aplicação móvel disponível gratuitamente para as plataformas IOS, Android e Windows Phone

Ponto de Contacto
Bruno Oliveira
bruno.oliveira@cm-guimaraes.pt
Tlmv: 964891846

Site
http://www.guimaraesturismo.com/

Resultados
Dados dos últimos 12 meses N.º
Nº visualizações do site www.guimaraesturismo.com 268.298
Nº visualizações da aplicação mobitur  11.891