A Internet ao Serviço do Cidadão
O projecto "A Internet ao Serviço ao Cidadão" da Câmara Municipal de Sintra visa a criação de postos de acesso gratuito à Internet como forma de combater a info-exclusão, promover o uso generalizado da Internet, familiarizar os cidadãos com a utilização das tecnologias de informação e comunicação e aumentar a coesão social.
 
Iniciativa:
A Internet ao Serviço do Cidadão
Entidade: Câmara Municipal de Sintra
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos nacionais e estrangeiros
Categoria: Tecnologias de Informação
Ponto de Situação: Em curso. A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza postos de acesso gratuito à internet em 18 espaços (12 equipamentos e 6 Juntas de freguesia). Nos 12 equipamentos a utilização das TIC é acompanhada.
Custos envolvidos: De forma a co-financiar o projecto foram elaboradas candidaturas ao POSI (actual POS C) e o projecto foi parcialmente financiado.
Site: www.cm-sintra.pt


A Câmara Municipal de Sintra desenvolveu um projecto de criação de postos de acesso gratuito à Internet, através dos quais se promove o incremento generalizado da Internet numa óptica de exercício da cidadania e a prossecução de uma estratégia de maior coesão social e de combate à Info-exclusão.

Este projecto promove a construção de um novo modelo organizacional virado para a satisfação das necessidades colectivas, potenciando a relação Administração/Cidadão e uma identidade local, atenta às particularidades dos agentes sociais e económicos.

A autarquia tem apostado, ainda, no desenvolvimento da página disponível na Net, seu progressivo aperfeiçoamento segundo uma lógica virada para a prestação de serviços on-line, para além da sua componente informativa.

Para a concretização do projecto foram efectuadas aquisições de bens e serviços, designadamente:
  • Hardware;
  • Software;
  • Infra-estrutura física de rede; e
  • Mobiliário.

Procedeu-se, ainda, ao aluguer de circuitos de banda larga, tendo em conta o tráfego de comunicações.

No site www.cm-sintra.pt está disponível informação sobre os vários equipamentos onde existem postos de acesso à internet.

Recomendações

Como pontos fortes destacamos o envolvimento da liderança na mobilização dos vários pelouros e unidades orgânicas para a prossecução de um objectivo comum: dotar o Município de Sintra de uma rede de espaços públicos de acesso gratuito à internet que permita a concretização dos objectivos acima descritos.

Sendo Sintra um Concelho com uma população bastante jovem (32% da população tem menos que 24 anos) e tendo o executivo definido como objectivo estratégico para 2008 a educação, a criação dos espaços de acesso à internet tem também preocupações de carácter educativo, social e de socialização.

Próximas Acções

  • Acções de formação em Internet, Word e Excel a realizar no Espaço Internet de Sintra;
  • Acções de formação sobre a utilização da internet para utilizadores em geral e docentes a realizar no Centro Lúdico das Lopas;
  • Acções de formação para utilizadores do espaço da Casa da Juventude e Espaços Jovem, nomeadamente em GIMP e BLENDER.
Anexos

Formas de Comunicação das várias iniciativas desenvolvidas no âmbito do projecto - Câmara Municipal de Sintra, 4 de Junho 2008 (pdf, 2,60 MB)

Resultados

<><><><><><><><><> 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registo de Utilizadores
Clique na imagem para a aumentar

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



  • Registo de 43.693 utilizadores dos Espaços Públicos Gratuitos de Acesso à Internet só no primeiro semestre de 2009;
  • Média mensal de utilizadores superior a 7.200;
  • Registo total de mais de 1.800 utilizadores nos postos de Internet da "Casa da Juventude" (CÊJOT@), Espaço Jovem de Pêro Pinheiro, Espaço Jovem de Fitares e «Ponto Já» com uma média mensal de 2.306 utilizadores;
  • Registo total de mais de 20.000 utilizadores no "Espaço Internet de Sintra" (EIS), situado actualmente na Biblioteca Municipal de Sintra, e seus Pólos no Cacém, Mercês e Queluz, com uma média mensal de 3.442 utilizadores. 

Os dados referentes ao primeiro semestre de 2009 já incluindo os dados da Casa da Cultura de Mira Sintra inaugurada em 2008 com a disponibilização de mais 10 postos de acesso gratuito à internet, constam dos seguintes gráficos:

 Numero de Acessos no 1º Semestre de 2009      Numero de Acessos por Mês
Clique nas imagens para as aumentar.


Ponto de Contacto


Ana Gabriela Robalo
Chefe da Divisão de Modernização Administrativa
Tel.: (+351) 219 238 759
Fax: (+351) 219 238 663
dmad@cm-sintra.pt

 Última Actualização: quinta-feira, 29 de Outubro de 2009