cap@CIDADE: inovar para o cidadão
As expectativas e exigências crescentes dos cidadãos face aos serviços públicos, aliadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação, desafiam a administração pública a reorientar a oferta ao cidadão/empresa para a inovação dos serviços prestados, atendendo à sua eficiência e qualidade, assegurando a organização e a disponibilização de informação inteligente.
Título
cap@CIDADE: inovar para o cidadão
Entidade
Município do Porto
Entidades parceiras
INESC –Porto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Destinatários/Beneficiários potenciais
As expectativas e exigências crescentes dos cidadãos face aos serviços públicos, aliadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação, desafiam a administração pública a reorientar a oferta ao cidadão/empresa para a inovação dos serviços prestados, atendendo à sua eficiência e qualidade, assegurando a organização e a disponibilização de informação inteligente. Neste contexto, importa incrementar a capacidade de resposta da administração para potenciar o exercício pleno da cidadania e estimular a competitividade da economia. Essencialmente, o público – alvo da presente iniciativa foi o cidadão em comunhão com o utilizador interno dos serviços públicos.
Ponto de Situação
Concluída
Custos envolvidos
n/a
Taxionomia
- Reengenharia de processos de negócio
- Tecnologias da informação e comunicação
- Engenharia de requisitos
- Gestão de cliente (Customer Relationship Management)
- Ciência da Informação
- Arquivística
- Preservação digital
- Classificação de informação
Descrição breve
A iniciativa cap@CIDADE teve como objetivo:
- Capacitar os cidadãos, a administração e demais agentes;
- Disponibilizar serviços ao cidadão/empresa assentes num conceito de administração aberta;
- Sustentar a atuação da CMP e a sua prestação de serviços, numa base tecnológica e informacional inovadora.
- Assegurar uma resposta célere, fiável e eficaz ao cidadão/empresa.
- Racionalizar os recursos e diminuir os custos públicos de contexto.
- Criar um contexto favorável à dinamização económica.
Descrição pormenorizada
Esta iniciativa almejava ao realinhamento organizacional do município em três dimensões distintas: a informacional, a negocial e a tecnológica. As atividades previstas passavam pela definição da arquitetura de informação e sistemas, pela implementação de plano de classificação de informação MEF/PCIAAL, pela modelação de processos operativos/atividades e respetivos workflows, expansão da desmaterialização dos processos operativos, implementação do Arquivo Digital Municipal, criação de um dashboard de gestão e restruturação da carta de serviços do município. A principal e primária dificuldade foi a abrangência e dimensão do projeto, pois seria necessário unir várias áreas orgânicas distintas para a recolha de informação corresse de forma otimizada e célere. Perante a heterogeneidade das atividades propostas, tornou-se imperativo que a equipa formada para a gestão e implementação deste projeto tivesse uma base orgânica multidisciplinar, e como tal, deu-se uma formalização num Comité constituído por elementos de áreas orgânicas distintas como a Presidência (Cidadão), os Arquivos (Informação), os Sistemas de Informação (Tecnologia) e as Finanças (Gestão Financeira da Candidatura).
A primeira missão desta equipa foi a de definir as metodologias adequadas à abrangência do projeto e neste sentido foi desenhado um instrumento de recolha de informação que, em simultâneo, servia às diferentes necessidades de informação do grupo de trabalho. Isto é, de forma centralizada foram recolhidos dados relativamente às atividades de negócio do município, aos fluxos de informação existentes e fontes de informação associadas aos mesmos. A destacar, que todo o processo de análise e representação da informação recorreu à modelação de processos em BPMN (Business Process Modeling Notation) como ferramenta de apoio à gestão de informação.
Tecnologia
n/a
Recomendações
A principal recomendação a fazer é relativa à necessidade da formação uma equipa transversal e multidisciplinar que aporte a abrangência orgânica necessário bem como a heterogeneidade de competências necessárias.
Próximas Acções
As próximas ações de desenvolvimento prendem-se com a formação contínua dos colaboradores do município e com o alargamento da modelação a processos internos do município, uma vez que o enfoque inicial foram os processos direcionados ao Cidadão.
Ponto de Contacto
Sandra Barbosa – Coordenadora Operacional do Projeto
sandrabarbosa@cm-porto.pt
Anexos
Instrumento de recolha de informação junto das unidades orgânicas.
Site
n/a
Resultados
Os resultados esperados são os da crescente integração de sistemas com vista à promoção da recuperação eficaz da informação e consequente melhoria de desempenho na realização dos processos de negócio do município. Ou seja, que o alinhamento interno permita uma qualidade crescente no serviço ao Cidadão, caminhando para uma administração cada vez mais aberta e bidirecional.
Última atualização: 06-04-2016