b-on - Biblioteca do Conhecimento on-line
A "b-on" reúne algumas das principais editoras de revistas científicas e titulares de bases de dados internacionais, disponibilizando à comunidade científica nacional um vasto conjunto de artigos online, em texto integral, nas diversas áreas do conhecimento.

Iniciativa: b-on - Biblioteca do Conhecimento on-line
Entidade: UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES)
Destinatários/Beneficiários: Utilizadores institucionais, Walk in users e visitantes nacionais e internacionais da comunidade científica e académica.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Custos Associados: O financiamento da b-on foi assumido pelo POS_Conhecimento (Programa Operacional Sociedade do Conhecimento) e UMIC, a 50%, e pelas instituições aderentes, que asseguram os restantes 50%. Foi definido um modelo de comparticipação, claro e transparente, para fazer a distribuição do custo referente aos 50% a ser suportado pelas instituições aderentes. Este foi o modelo vigente até 31 de Dezembro de 2006, tendo-se verificado alterações para o triénio de 2007-2009.
Site: www.b-on.pt

Esta iniciativa visa não só estimular as condições de acesso ao conhecimento, mas também estimular e incrementar a produção científica nacional. O acesso à informação de todas as áreas temáticas por parte dos utilizadores sempre foi uma das preocupações da b-on.

A b-on começou em 2004 com 3.500 títulos de seis editores, passando para 15 em 2005, melhorando a oferta dos conteúdos, quer ao nível da abrangência das áreas do conhecimento, quer ao nível do factor de impacto e, obviamente, a relação custo-benefício.

A partir de 2005 para além da Elsevier, Wiley, Springer, Kluwer, IEEE e SAGE, disponíveis desde o lançamento, a Biblioteca do Conhecimento Online passa a ter mais de 12.500 publicações electrónicas de 16 novas e importantes editoras de referência internacional, tais como a Taylor & Francis, Annual Reviews, Association for Computing Machinery, Institute of Physics, American Institute of Physics, Royal Society of Chemistry, American Chemical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics, Zentrallblat, Academic Search Premier, Business Source Premier.

Esta iniciativa, conjugada com o programa e-U/Campus Virtuais, igualmente lançado pela UMIC, veio alterar profundamente a forma de acesso ao Conhecimento. 

Resultados

 

  • Crescimento constante sobretudo ao nível do número de conteúdos disponibilizados, o que tem contribuído para o aumento do número de donwloads que foi superior aos 4.300.000 em 2007;
  • Em 2005, mais de 41.000 professores e investigadores e 340.000 estudantes de 66 instituições académicas, dispõem de acesso ilimitado aos conteúdos e motor de busca da b-on.
Ponto de Contacto

João Vasconcelos
Gestor da UMIC
joao.vasconcelos@umic.pt

 Fonte: UMIC, “Construir a Sociedade do Conhecimento”, 2005 e portal da b-on