Viver com Cancro: Perguntas & Respostas” - sessões informativas para utentes
As sessões informativas são uma actividade única e pioneira em unidades de oncologia pondo o utente em comunicação directa com os especialistas num espaço diferente que convida à partilha de experiencias e ao esclarecimento de dúvidas sobre a doença, seu tratamento e reabilitação, bem como um espaço de suporte e informação para os cuidadores e familiares.
Título
Viver com Cancro: Perguntas & Respostas” - sessões informativas para utentes

Entidade
Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.

Entidades parceiras
Este projecto não envolve outras entidades nem possui parcerias.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Utentes, familiares, amigos e profissionais do IPO, mas aberta também a doentes e técnicos de outras instituições de saúde ou ensino.

Ponto de Situação
Têm frequência mensal, em horário pós laboral

Custos envolvidos
A produção de materiais de comunicação para a divulgação interna e fora da instituição custa cerca de 400€/ sessão; estimativa anual de custos = 3200€.

Taxionomia
As sessões pretendem melhorar o nível de informação sobre a doença e promover a capacitação e participação activa do doente/cuidador no plano de cuidados oncológicos e facilitar a comunicação entre o utente e a equipa/instituição promotora de cuidados.

Descrição breve
Com este projecto pretende-se a promoção de um modelo integrado de cuidados oncológicos que contemple a dimensão psicossocial da pessoa doente e sistema familiar e privilegiando a sua capacitação e participação informada no plano terapêutico nas varias fases da doença. Na base da implementação do projecto está o trabalho desenvolvido pelo NOPS na promoção de um modelo holístico e humanizado de cuidados oncológicos.

Descrição pormenorizada
As sessões informativas são uma actividade única e pioneira em unidades de oncologia pondo o utente em comunicação directa com os especialistas num espaço diferente que convida à partilha de experiencias e ao esclarecimento de dúvidas sobre a doença, seu tratamento e reabilitação, bem como um espaço de suporte e informação para os cuidadores e familiares.

Colocam em diálogo directo profissionais e utentes, com frequência mensal, em horário pós laboral e são abertas a todos os utentes, familiares, amigos e profissionais do IPO, mas também a doentes e técnicos de outras instituições de saúde ou ensino. Pretendem divulgar e promover informação actualizada e prática sobre a doença oncológica, tratamentos e repercussões na pessoa doente, mas também na família e na comunidade.

Cada sessão consta de breve exposição sobre um tema (doença/tratamento/reabilitação) apresentada em linguagem simples e ilustrada em audiovisual didáctico por um ou dois especialistas do IPO, seguida de debate e esclarecimento de dúvidas com o publico presente. As sessões são moderadas por um profissional da equipa psicossocial organizadora.

As sessões visam melhorar a informação dos doentes e seus familiares e cuidadores sobre aspectos médicos e psicossociais do Cancro. A melhor informação promove a capacitação na gestão da doença e participação no plano de tratamento e reabilitação. Garantem melhor adaptação e qualidade de vida nas várias fases da doença e previnem desequilíbrios psicológicos e carências sociais. A humanização dos cuidados, promove a confiança e a
satisfação do utente com a instituição.

Tecnologia
A programação anual e organização mensal das sessões são da responsabilidade do NOPS, departamento que integra os serviços de Psicologia, Psiquiatria e Serviço Social. As conferências são asseguradas pelos vários profissionais do Instituto. As sessões são divulgadas interna e exteriormente pelo Gabinete de Comunicação, e o apoio do gabinete de audiovisuais do IPO.

A informação é remetida antecipadamente ao Gabinete de Audiovisuais, que elabora os respectivos materiais de comunicação e publicitação interna habituais bem como para o e para o exterior do IPO através do website, redes sociais e newsletter.

Recomendações
Este modelo poderá facilmente adaptado em outras instituições de saúde interessadas em promover a comunicação e a capacitação dos seus utentes. Utentes mais informados e capacitados, mais colaborantes na gestão da doença e plano terapêutico e mais satisfeitos com a instituição prestadora de cuidados. Medida de qualidade e humanização dos cuidados através de uma forma inovadora, directa e de comunicação directa com o utente, complementar das metodologias de informação e capacitação do doente tradicionais (consultas, guia do doente, internet, etc).

Próximas Acções
O programa de sessões informativas para utentes teve início a 29 de Abril de 2008 e decorre desde então, mensalmente, entre os meses de Outubro e Junho. Sempre no Anfiteatro do IPO, na última 4ª feira de cada mês, entrada livre de utentes, profissionais e publico em geral.

Ponto de Contacto
Núcleo de Oncologia Psicossocial do IPO de Lisboa
Dra. Lúcia Monteiro
lmonteiro@ipolisboa.min-saude.pt

Anexos
http://www.ipolisboa.min-saude.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=11570

Site
www.ipolisboa.min-saude.pt

Resultados
Em termos de resultados apenas podemos salientar os ganhos indirectos em termos de capacitação, através de uma melhor adesão ao tratamento e satisfação do utente, facilitando o processo de adaptação à doença e humanizando o plano de cuidados.

Última atualização: 10-11-2015