ViaCTT - Caixa Postal Electrónica
A ViaCTT é um serviço cuja principal função é permitir a recepção gratuita do correio em formato digital. Amiga do ambiente, este serviço torna conveniente e reduz custos na comunicação institucional entre empresas, cidadãos e administração pública e local. A ViaCTT garante com toda a confidencialidade e segurança os conteúdos e processos de adesão, facilita o acesso à correspondência (facturas, extractos bancários, recibos de vencimento, notificações, etc) gerando alertas de aviso e arquivando de forma organizada. É o correio do futuro.

Iniciativa: ViaCTT (Caixa Postal Electrónica)
Entidade: Correios de Portugal, SA (CTT)
Destinatários/Beneficiários: Na qualidade de receptores de correio: Cidadãos e Entidades que possuam Número de Contribuinte Português válido (portugueses ou não). Na qualidade de expedidores de Correio: todas as empresas e organismos públicos.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação* 
Site: www.viactt.pt


Face à progressiva desmaterialização e substituição electrónica do correio físico, os CTT com estratégico a sua penetração no domínio electrónico. Assim, e enquadrada nas iniciativas do Plano Tecnológico do Governo, os CTT criaram a ViaCTT para facilitar a comunicação electrónica entre o Estado, os cidadãos e as empresas.

Com este novo serviço, qualquer cidadão ou empresa tem a possibilidade de receber, organizar e arquivar em formato digital toda a correspondência remetida por empresas e organismos públicos expedidores, após subscrição das mesmas através de uma acção a realizar na própria caixa postal que declara a vontade de receber o correio em formato electrónico para a respectiva entidade que o titular da caixa declare que deseja receber.

A ViaCTT possibilita ainda a capacidade de efectuar o pagamento sobre os documentos recebidos na caixa, bem como, oferece mecanismos de alertas de aviso (por e-mail e SMS) das acções realizadas.

Os CTT, operadores do serviço, são os intermediários entre as grandes entidades expedidoras de correio e os respectivos clientes e apenas os CTT podem colocar correspondência na ViaCTT.

O serviço está acessível, através da Internet, em qualquer parte do mundo, mediante a utilização do código de acesso do utilizador e de uma palavra-chave. A adesão dos utilizadores pode ser feita através do site www.viactt.pt ou em qualquer estação de Correios.

Ponto de Situação*

O serviço conta com mais de 132 mil utilizadores desde o seu lançamento em Junho de 2006.

Entre as entidades expedidoras da ViaCTT constam a DCGI – Direcção Geral de Impostos, EDP, EPAL, BPP, Finibanco, Unicre, Barclays, Vodafone, Optimus, Optimus Home, Kanguru, Optimus Negócios, ZON TVCabo, PT Comunicações, Sporting Clube de Portugal, Câmara Municipal Funchal, EEM – Empresa de Electricidade da Madeira, EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, FAGAR - Faro, Gestão de Águas e Resíduos, E.M., INOVA - INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M. (Águas), Gascan e Ordem dos Economistas.

Recomendações

As entidades que, na qualidade de expedidores de correio, queiram aderir ao serviço deverão contactar a força de vendas CTT ou enviar e-mail para serviços.comerciais@viactt.pt.  

Anexos

Resolução do Conselho de Ministros nº 50/2006, de 5 de Maio:
“Criação de um serviço público que “permita a realização voluntária de comunicações entre os serviços e organismos da administração..., os Cidadãos e as Empresas,...”

Decreto-Lei nº 112/2006, de 9 de Junho:
“Alteração das bases da concessão do serviço postal universal e criação do serviço público de caixa postal electrónica.”

Resultados

Para os destinatários de correspondências (utilizadores da ViaCTT):

  • Serviço gratuito;
  • Segurança através dos mais modernos meios electrónicos de segurança;
  • Organização dos documentos com apresentação dinâmica ou agregada;
  • Não há spam como nos e-mails - só se recebe a correspondência das entidades subscritas;
  • Possibilidade de gravar as correspondências para um arquivo local;
  • Efectuar ou agendar pagamentos na plataforma de pagamentos ViaCTT, sem custos adicionais;
  • Garantia de confidencialidade e integridade;
  • Acesso à informação de diversas entidades num único local;
  • Serviço disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, em qualquer parte do mundo;
  • Definição de alertas;
  • Possibilidade de impressão dos documentos recebidos e comprovativos de transações de pagamentos.

Para os expedidores de correio:

  • Redução dos custos;
  • Maior eficácia comunicacional;
  • Certificação digital de documentos, com base em certificado fornecido pelo Expedidor;
  • Garantia de entrega (equivalente ao correio registado simples);
  • Controlo na entrega de correio (com entrega de relatórios de entrega);
  • Disponibilidade de meio alternativo de cobrança.
Outros benefícios da ViaCTT:

Uma vez que o registo na ViaCTT exige a identificação inequívoca dos utilizadores, a ViaCTT pode ainda ser utilizada como meio de identificação por via electrónica.

Por exemplo, o serviço "Sistema de Queixa Electrónica" (SQE), permite a qualquer cidadão realizar uma queixa crime através da Internet, sendo a ViaCTT uma opção para a identificação do queixoso e confirmação da queixa.

Ponto de Contacto

Contacto dos Serviços Comerciais
servico.comerciais@viactt.pt

Linha de Apoio ao Cliente
Tel.: (+351) 808 202 029
info@viactt.pt

 Última Actualização: terça-feira, 23 de Março de 2010