Unidades Móveis de Emprego
Um dos objectivos do projecto "Unidades Móveis de Emprego", é garantir a total mobilidade do colaborador do IEFP e o acesso às aplicações de negócio do instituto, podendo desta forma e logo no local, por exemplo, registar no sistema a oferta de emprego e seleccionar desempregados com o perfil adequado e/ou vice-versa.

Iniciativa: Unidades Móveis de Emprego
Entidade: Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)
Destinatários/Beneficiários: Desempregados e entidades empregadoras
Categoria: Serviço ao Cidadão


O projecto "Unidades Móveis de Emprego" visa:
  • Garantir uma maior proximidade dos serviços Públicos de Emprego aos desempregados e às entidades empregadoras;
  • Garantir, nestes contactos fora da rede de centros do IEFP, o acesso ao Sistema de Informação interno, nomeadamente à aplicação de negocio que contém todos os dados de ofertas de emprego e utentes inscritos nos Centros para desta forma ser possível as seguintes tarefas:
    • Procura automática e na hora de possíveis ofertas de trabalhão para o desempregado;
    • Inscrição de novas ofertas de trabalho e e ajustamento automático com os desempregados inscritos;
    • Permitir uma maior mobilidade do Técnico de Emprego no desempenho das suas tarefas, garantindo genericamente o acesso à rede interna do IEFP em qualquer altura e a qualquer hora;
    • Diminuição de custos directos e indirectos.
A solução encontrada foi implementar uma tecnologia de mobilidade no acesso ao Sistema de Informação do IEFP, que permita a cada colaborador, através do seu computador portátil, interligar-se com a Intranet do IEFP através de uma VPND wireless.

A solução escolhida visa garantir a inexistência de alterações nas actuais aplicações do IEFP, bem como o melhor enquadramento nos recursos tecnológicos actuais do instituto, como os portáteis e impressoras, e oferecer requisitos que se traduzissem na melhor performance de acesso.

Nesse sentido, a execução do projecto visou a construção de um protótipo na infra-estrutura do IEFP, seguido da elaboração do Caderno de Encargos, consulta ao mercado, adjudicação, implementação, testes finais e conclusão do projecto.

Resultados

A solução implementada permite:
  • Uma total liberdade e mobilidade por parte dos Técnicos de emprego no acesso à Intranet do IEPP, garantindo assim um contacto em qualquer lugar com o cidadão ou empresa.
  • Facilidade de logística sempre que é solicitada a presença do IEFP em eventos em que seja necessário o acesso á sua rede interna, como , por exemplo, feiras de emprego.
Contacto

IEFP

 Fonte: Deloitte, "Boas Práticas no Sector Público", 4ª edição, 2006