Unidade Móvel de Saúde de Baião
A Unidade Móvel de Saúde de Baião constitui um projecto idealizado e materializado por uma parceria entre o Município de Baião e o Centro de Saúde de Baião/ARS Norte, permitindo aos cidadãos um serviço de saúde móvel, objectivando a melhoria e a acessibilidade desse apoio, em virtude da complexa assistência verificada no concelho. A Unidade percorre todas as freguesias do concelho, transportando um enfermeiro do Centro de Saúde de Baião e, uma vez por semana, um médico.


Iniciativa: Unidade Móvel de Saúde de Baião
Entidade: Câmara Municipal de Baião e Centro de Saúde de Baião / Administração Regional de Saúde – Norte, IP
Destinatários/Beneficiários potenciais: Cidadãos residentes no Concelho de Baião
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação:  A iniciativa encontra-se em curso desde 1 de Junho de 2006 com monitorização e avaliação contínua por parte das entidades envolvidas.
Site: www.cm-baiao.pt

Taxionomia
Serviço ao Cidadão
 
Descrição Pormenorizada
Segundo o conteúdo do Protocolo de Cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Baião e a ARS-Norte, a Unidade Móvel de Saúde de Baião surgiu porque as crescentes e justas exigências das populações em termos de qualidade assistencial e prontidão às respostas, bem como os seus anseios e necessidades em matéria de saúde, aconselhavam um maior aprofundamento no relacionamento entre instituições, no sentido de optimizar e potenciar os recursos financeiros, materiais e humanos.

Dadas as características rurais do concelho de Baião, o inerente isolamento e o envelhecimento da população legitimaram a existência do serviço da Unidade Móvel de Saúde no âmbito de uma política de apoio social desenvolvida pela Câmara Municipal de Baião.
 
Desta forma, e encetadas todas as diligências conducentes ao estabelecimento do referido protocolo de cooperação, entrou em funcionamento a Unidade Móvel de Saúde de Baião em 1 de Junho de 2006.

A estruturação do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde, visou ajudar a responder às finalidades do eixo da Saúde plasmadas no Plano de Desenvolvimento Social, aumentando o grau de satisfação dos cidadãos através da melhoria da qualidade assistencial; introduzindo melhorias efectivas na organização da saúde relativamente a grupos vulneráveis e de risco; optimizando os recursos, potenciando o apoio social através de sinergias institucionais e promovendo, de forma organizada e devidamente sustentada, a articulação entre as instituições, de forma a estabelecer uma comunicação institucional que privilegie o utente, numa perspectiva de humanização e garantia de cuidados.

Recomendações


Para a implementação da Unidade Móvel de Saúde no Concelho de Baião, recorrendo a um processo de benchmarking funcional, utilizaram-se os seguintes passos metodológicos, que se afiguram, a nosso ver como recomendações e orientações principais que se podem dar às entidades que queiram implementar esta iniciativa.
  1. Visita a algumas Unidades Móveis de Saúde já existentes para recolha de dados;
  2. Análise dos principais resultados obtidos, pontos fortes e fracos dos projectos visitados;
  3. Reunião com a Direcção do Centro de Saúde Local;
  4. Reunião com a Administração Regional Saúde;
  5. Elaboração do Protocolo de Cooperação Institucional;
  6. Apresentação pública do Projecto;
  7. Monitorização e Avaliação contínuas;
  8. Divulgação contínua dos resultados.

Próximas Acções
Encontra-se em preparação a organização do III Encontro Nacional de Unidades Móveis de Saúde em Baião para Maio de 2012, bem como, a preparação de uma publicação relacionada com a atividade social e clínica da Unidade Móvel de Saúde de Baião entre 2006 e 2011, para apresentação pública e comemoração do 6º aniversário da UMS de Baião.

Anexos

“Unidade Móvel de Saúde de Baião vence Prémio ‘Ao Serviço do Cidadão – Administração Local’”in Câmara Municipal de Baião, Maio de 2009 (html)

Imagens da Unidade Móvel de Saúde de Baião - Câmara Municipal de Baião, 15 de Julho de 2009 (pdf, 176 KB)

Resultados

Em funcionamento desde Maio de 2006, a Unidade Móvel de Saúde de Baião já realizou mais de 18.200 atendimentos em áreas como as consultas de medicina geral e familiar, a monitorização da tensão arterial, a medição do índice de massa corporal, a prestação de curativos, a leitura de análises ou ainda a vacinação.

Ponto de Contacto

José Luís Carneiro
Presidente da Câmara Municipal de Baião
Tel.: (+351) 255 540 500
jlcarneiro@cm-baiao.pt  

Manuel Durão
Vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião
Tel.: (+351) 255 540 500
duraomanuel@hotmail.com  

Paula Miranda
Enfermeira-Chefe do Centro de Saúde de Baião
Tel.: (+351) 255 542 214
enfchefe@csbaiao.min-saude.pt

Joaquim Fonseca Santos
Técnico Superior Psicologia Clínica da Câmara Municipal de Baião
Tel.: (+351) 255 540 500
joaquim.santos@cm-baiao.pt

 
Última Actualização: 20 de Fevereiro de 2012

Última Actualização: 20 de Fevereiro de 2012