UAbTV – Canal de Aprendizagem
O projeto WebTV da Universidade Aberta (UAbTV) pretende alargar o âmbito do programa que já é produzido pelos Serviços de Produção Digital da Universidade e transmitido quinzenalmente na RTP2. O novo canal tem por objetivo transmitir e disponibilizar conteúdos em formato vídeo, contribuindo para a promoção do ensino a distância e da Universidade. A UAbTV disponibiliza conteúdos em regime síncrono (streaming) e assíncrono com potencial para chegar a um vasto público (5,5 milhões de utilizadores).

Título
UAbTV – Canal de Aprendizagem

Entidade
Universidade Aberta

Entidades parceiras
Para o desenvolvimento desta iniciativa foi necessário garantir a articulação com uma série de entidades para a boa execução deste projeto, respetivamente:

  • APCER – Associação Portuguesa de Certificação
  • FCCN – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • WISENET - Learning Relationship Management Made Easy
  • RUMOS – Formação e Certificação Profissional
  • 3W – Serviços informáticos S.A.

Destinatários/Beneficiários potenciais
A Universidade Aberta enquanto universidade digital de vanguarda, com uma oferta educativa e práticas de ensino a distância, sustentadas num modelo pedagógico virtual próprio e reconhecido no pais e internacionalmente procura promover uma maior proximidade virtual das pessoas.

E a WebTV tem como objetivo chegar ao público em geral, não estando limitada a clientes de uma determinada operadora, mas a uma comunidade de atores global. Este espaço pretende também beneficiar estudantes e docentes, disponibilizando recursos educativos especializados.

Ponto de Situação
A operacionalização desta iniciativa está concluída, mas em constante desenvolvimento para dinamizar e responder às especificidades de um projeto educativo, numa sociedade em rede e globalizada, que procura através da sua oferta competitiva corresponder às necessidades de novos públicos.

Custos envolvidos
O financiamento para aplicação na execução do Projeto UAbTV foi contemplado numa operação do SAMA.

Taxionomia
O espaço UAbTV (WebTV da Universidade Aberta) é uma área de divulgação da universidade alojado no portal da universidade Aberta. Este espaço caracteriza-se pela transmissão, em formato vídeo, via world wide web, de uma grelha de programação.

Destina-se sobretudo à divulgação institucional da Universidade Aberta, permitindo o acesso, por parte da comunidade académica atual e da sociedade em geral, a reportagens de eventos, emissões já difundidas, clips promocionais, entrevistas e depoimentos com relevância para a UAb, peças documentais sobre temas de interesse universitário e institucional, etc.

Os conteúdos a emitir neste espaço têm relação com a Universidade Aberta, não só como forma de a divulgar e noticiar os seus eventos mais importantes, mas também de modo a disponibilizar a estudantes e a docentes alguns recursos educativos especializados.

Descrição breve
A Universidade Aberta enquanto única universidade pública e global de ensino a distância, destinada a pessoas de todo o mundo, procura estabelecer interações intencionais de comunicação na comunidade de atores espalhados por todo o mundo. A construção de novas proximidades foi um dos pressupostos desta iniciativa, com vista à melhoria subjacente na imagem e na elevação da qualidade dos serviços e conteúdos didáticos e pedagógicos da instituição, efetivando a aposta na divulgação em rede do conceito de universidade virtual.

O projeto WebTV da Universidade Aberta (UAbTV) pretende alargar o âmbito do programa que já é produzido pelos Serviços de Produção Digital da Universidade e transmitido quinzenalmente na RTP2. O novo canal tem por objetivo transmitir e disponibilizar conteúdos em formato vídeo, contribuindo para a promoção do ensino a distância e da Universidade. A UAbTV disponibiliza conteúdos em regime síncrono (streaming) e assíncrono com potencial para chegar a um vasto público (5,5 milhões de utilizadores).

Descrição pormenorizada
A Universidade Aberta e o seu conceito virtual veicularam o novo discurso assente num paradigma de divulgação virtual que implicou um reforço tecnológico, novas linguagens de promoção e publicidade e novas abordagens temáticas.

E este projeto formalizou este novo discurso com programas e conteúdos promocionais e educativos, originais ou derivados, transmitidos em multiplataforma, na web através do sub-site UABTV e na própria plataforma web TV própria à difusão de conteúdos através de smartvs, tablets e smartphones.

Assim, a UAbTV surgiu da intenção de renovar a produção de conteúdos televisivos que a Universidade Aberta efetua desde a sua fundação. Num cenário em que as modernas práticas de ensino a distância deixaram de ser baseadas na televisão, a UAb passou em 2007 a basear o seu modelo de ensino na web, através de uma plataforma de aprendizagem online. No entanto, os conteúdos audiovisuais não deixaram de ter relevância neste contexto.

Com a vasta experiência que a UAb já acumulou na produção de conteúdos vídeo e para televisão, além de dispor de um arquivo de algumas décadas que pode ser rentabilizado, a criação de um "Canal UAb" tem sido um projeto considerado de valor estratégico para a instituição.

O funcionamento da UAbTV engloba os seguintes aspetos: organização da grelha de programação, repositório web de conteúdos e difusão da transmissão. Cada um destes aspetos é um subprojecto, requerendo tecnologias e competências distintas: por um lado, as competências de produção, realização e edição de vídeo, por outro as de programação web e web design. A articulação entre as equipas apresentou alguma dificuldade, devido a falta de clarificação das responsabilidades, e uma calendarização de tarefas menos detalhada. Por meio da realização de várias reuniões entre equipas, as questões da articulação foram ultrapassadas. A mudança de instalações da UAb causou também algum atraso nos trabalhos.

Tecnologia
As três vertentes do projeto foram implementadas com tecnologias diferentes, integradas por forma a constituírem um produto único:

  • Organização da grelha de programação - foi adquirido um sistema de gestão de playlists (Playbox) permitindo a organização da sequência e timing de conteúdos a emitir em streaming contínuo.
  • Repositório web de conteúdos - foi construído com recurso a desenvolvimento interno, na linguagem php, é basicamente um gestor de conteúdos vídeo, incluindo uma janela para a transmissão síncrona.
  • Difusão da transmissão - recorre-se ao serviço de vídeo-difusão disponibilizado pela FCCN (https://www.fccn.pt/pt/servicos/comunicacao-e-colaboracao/video-difusao-vd/), a partir do stream gerado em 1).

Recomendações
O principal requisito para um projeto desta natureza é a existência de competência sólida a nível de produção de conteúdos audiovisuais, sendo importante a experiência de produção para televisão. Recomenda-se também o acesso a um arquivo de conteúdos já existentes, pois em organizações que não se dedicam exclusivamente a esta atividade, é inviável contar apenas com a produção em curso para alimentar um canal de transmissão contínua.

A tecnologia subjacente poderá ser adquirida, desenvolvida em out-sourcing ou internamente, se possível. No entanto, é fundamental uma formação sólida na manipulação dessas tecnologias, e um suporte continuado para garantir o bom desempenho das mesmas.
Como recomendações gerais de gestão do projeto, assegurar uma boa articulação entre as várias equipas e competências e estabelecer cronogramas realistas e bem especificados.

Próximas Ações

• Divulgação pelos meios que a UAb tem à sua disposição, nomeadamente através do Programa da RTP2, e junto da comunidade académica (docentes e estudantes);
• Estabelecimento de uma programação regular e revisões periódicas de conteúdos;
• Continuação da digitalização e preservação do acervo de vídeo.

Ponto de Contacto
UNIVERSIDADE ABERTA
SEDE | PALÁCIO CEIA
Rua da Escola Politécnica, 147
1269-001 Lisboa
e
RUA BRAAMCAMP 90
1250-052 Lisboa

 
Anexos
A UAbTV está disponível no portal da universidade, em http://www.uab.pt

Site
Esta iniciativa encontra-se disponibilizada no portal da Universidade Aberta em http://www2.uab.pt/TVUAb

Resultados
Como primeiro resultado, a UAbTV está neste momento desenvolvida e testada com uma programação piloto. Espera-se, com a divulgação interna e externa deste canal, a adesão do público, e o aproveitamento do novo meio, por parte dos docentes e investigadores da universidade, para melhorarem as suas práticas pedagógicas, integrando os conteúdos do canal na plataforma de ensino, e também para divulgarem e disseminarem resultados de investigação e projetos em que estejam envolvidos.

Última atualização: 23-10-2015