Transporte a Pedido no Médio Tejo
O projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo tem como objetivo estudar novas soluções de transporte público, adaptadas às zonas de baixa densidade populacional onde as necessidades de mobilidade não conseguem ser eficientemente satisfeitas com as redes regulares de transporte, numa perspetiva de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social.

Título
Transporte a Pedido no Médio Tejo
 
Entidade
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
 
Entidades parceiras
Municípios do Médio Tejo, TIS, GMV, IPT, Rodoviária do Tejo, Táxis Locais.
 
Destinatários/Beneficiários potenciais
O projeto tem como público-alvo destinatário os habitantes do Médio Tejo, em particular a população residente nas zonas de mais baixa densidade populacional, onde as necessidades de mobilidade não conseguem ser eficientemente satisfeitas com as redes regulares de transporte, numa perspetiva de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social. A sub-região do Médio Tejo tem 247.331 habitantes, verificando-se que cerca de 60% da população reside em lugares com menos de 2000 habitantes, onde a implementação de um serviço regular de transporte encontra dificuldades acrescidas.

Ponto de Situação
O serviço de transporte a pedido arrancou no terreno, em janeiro de 2013, com uma experiência piloto no concelho de Mação, abrangendo uma população de cerca de 4000 habitantes. A partir de maio de 2014, o Transporte a Pedido é alargado aos concelhos de Abrantes e Sardoal, passando a servir, no conjunto dos 3 concelhos, cerca de 20.000 habitantes, correspondendo a sensivelmente 8% da população do Médio Tejo. Pretende-se operacionalizar o alargamento do Transporte a Pedido a outros concelhos do Médio Tejo, de forma progressiva e sustentada.

Custos envolvidos
Atualmente, os valores de investimento envolvidos, incluindo encargos com o desenvolvimento de estudos técnicos, equipamento embarcado nas viaturas, software de apoio à gestão das operações, mobiliário urbano de identificação das paragens do serviço de transporte a pedido e realização de ações de divulgação do serviço, rondam os 150.000€.
Os encargos operacionais com os serviços de transporte a pedido rondam os 1000€/mês por concelho.

Taxionomia
Mobilidade e Transportes.
 
Descrição breve
O projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo tem como objetivo estudar novas soluções de transporte público, adaptadas às zonas de baixa densidade populacional onde as necessidades de mobilidade não conseguem ser eficientemente satisfeitas com as redes regulares de transporte, numa perspetiva de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social.

Descrição pormenorizada
O despacho n.º 7575/2012 de 1 de junho de 2012 da Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, autoriza a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, bem como os municípios que a compõem, a desenvolver um projeto de transporte a pedido / transporte flexível na respetiva área territorial, a título de projeto–piloto.
Em janeiro de 2013, arrancou no terreno a experiência piloto de implementação de serviços de transporte a pedido no concelho de Mação. Trata-se de um serviço de transporte público aberto à população em geral, que funciona em complemento à rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta de transporte público em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária. O Transporte a Pedido tem circuitos, paragens e horários definidos mas o passageiro tem que efetuar previamente a reserva de viagem, telefonando para uma central de reservas (numero verde 800 209 226). As rotas são diariamente programadas/otimizadas e as viaturas só vão às paragens que tiverem reservas.
O atendimento dos pedidos de reserva e gestão das operações são assegurados pela CIMT, sendo o serviço de transporte assegurado pelos operadores de transporte locais (Rodoviária do Tejo e Táxis). As tarifas são calculadas em função da distância origem/destino, sendo em média cerca de 1,5 vezes maior que o preço carreiras regulares (escalões variam entre 1,60€ a 5,10€). O bilhete é cobrado aos passageiros no momento do embarque, pelo motorista, efetuando-se um acerto de contas/compensação financeira mensalmente.

Tecnologia
As viaturas afetas ao serviço de transporte a pedido estão apetrechadas com equipamento móvel de localização GPS com comunicações GPRS/GSM através de modem interno, permitindo o acompanhamento em tempo real da posição das viaturas.
A central de reservas funciona nas instalações da CIMT, que assegura também a gestão das operações, com recurso a plataforma informática que inclui:

  • Aplicação de gestão de reservas, que permite registar os dados das reservas, associadas a uma ficha de cliente, verificando de imediato se é possível atender o pedido (horários/lugares disponíveis). Inclui também outras funcionalidades, tais como inquéritos de satisfação e de conhecimento, incidências, reclamações e avarias.
  • Aplicação de relatórios e estatísticas, onde pode ser consultada informação sobre reservas efetuadas, passageiros transportados, cumprimento de horários, km percorridos, custos e proveitos, entre outros.
  • Aplicação de apoio à gestão das operações, onde é possível acompanhar a localização em tempo real das viaturas, comunicação para a consola de mensagens embarcada, e controlo dos tempos de viagem e de paragem efetuados pelas viaturas.
  • Os principais desafios tecnológicos inerentes ao desenvolvimento do projeto prendem-se com a deficiente cobertura da rede celular nas zonas a abranger, e ainda o desenvolvimento de ferramenta de otimização de rotas ajustada às especificidades do projeto (atendendo a número e capacidade dos veículos afetos, horários do serviço e atraso admissível, pedidos de reserva existentes, distâncias entre paragens).

 

Recomendações
Da experiência piloto, salientam-se como aspetos essenciais a ter em conta no desenvolvimento de iniciativas de implementação de serviços de transporte flexível:

  • A importância de garantir um adequado nível de liberdade/flexibilidade do sistema para cada situação concreta bem como o consequente nível de tecnologia necessário para a gestão das operações;
  • A importância de garantir que os serviços de transporte flexível funcionem em regime de complementaridade (e não concorrência) com a rede de transportes instalada no terreno;
  • A importância da divulgação do novo serviço de transporte no contexto do sucesso do projeto, através de um plano de comunicação ajustado ao público-alvo (sessões de esclarecimento, apoio das entidades/associações locais próximas das populações);
  • A importância de um estreito acompanhamento sobre a utilização dos serviços, monitorizando a qualidade e eficácia do mesmo, e promovendo eventuais ajustes ao serviço de modo a melhor corresponder as necessidades/expectativas da população.

Próximas Acções
Tendo em conta o arranque experimental do serviço de transporte a pedido, que permitiu avaliar e ajustar a estrutura geral e a arquitetura funcional definida para o serviço, pretende-se nesta fase promover o alargamento progressivo do serviço de transporte a pedido a outros concelhos com problemas evidentes de cobertura de rede e experimentação de processos de reorganização mais profunda da rede ou de cobertura de procuras específicas. Neste contexto, equaciona-se a possibilidade de experimentação de diferentes modelos de exploração e de diferentes tipos de veículos, devendo também ser aprofundada a integração dos serviços de transporte a pedido com outros serviços de transporte, incluindo a integração tarifária. Atualmente, encontram-se em estudo soluções de transporte a pedido para os concelhos de Ourém, Tomar, Vila Nova da Barquinha e zona sul do concelho de Abrantes, pretendendo-se a prazo favorecer um conhecimento mais aprofundado das dinâmicas de mobilidade da população que permitam sustentar as opções em termos de obrigações de serviço público a contratualizar, no contexto da sucessão do regime RTA para o regime instituído pelo Regulamento (CE) n.º 1370/2007.

Ponto de Contacto
Miguel Pombeiro
Secretário Executivo
geral@cimt.pt
249 730 060

Anexos
Brochura do serviço de transporte a pedido no Médio Tejo
Logotipo

Site
http://transporteapedido.mediotejo.pt
 
Resultados
Referem-se os seguintes resultados gerais alcançados com a experiência piloto:

  • Boa recetividade geral a este novo conceito de serviço;
  • Pré-disposição das entidades locais em colaborarem no projeto;
  • Satisfação dos utentes e participação ativa da população com sugestões de melhoria;
  • 76% dos dias com reservas;
  • 1300 passageiros transportados;
  • 16.000 km realizados (5% dos km teóricos que seriam realizados se a oferta de serviço de transporte tivesse uma base regular).

 

última atualização 15-07-2014