Logo do Taxi seguro
Sistema Táxi Seguro (STS)
O "Táxi Seguro" destina-se à dissuasão e combate às ameaças à segurança dos condutores de táxi através de um sistema que permite à PSP detectar, a partir do momento em que é dado o alerta, a localização do veículo em tempo real. Este alarme é recepcionado e monitorizado nas Centrais de Comando e Controle da PSP, e é transmitido para a Esquadra da PSP ou Posto da GNR da área do despoletamento do alarme.

Iniciativa: Sistema Táxi Seguro (STS)

Ponto de Situação: Projeto Concluído
(Não carece de atualização)
Iniciativa expandida e concluída, em pleno funcionamento. Trata-se de um sistema informático que comporta três módulos operacionais de alerta em tempo real, designadamente o Táxi Seguro, o Abastecimento Seguro e a Farmácia Segura.

Entidade: Ministério da Administração Interna (MAI), Fundação Vodafone, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR)
Entidades parceiras: QUADRIGA-Frotcom, ISA-Instrumentação e Sistemas de Automação, WIT-SOFTWARE, Câmaras Municipais da Junta Metropolitana do Porto (Espinho, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, S.M. da Feira, Trofa e Valongo) e da Área Metropolitana de Lisboa (Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra, Torres Vedras e V. F. de Xira) e as Câmaras Municipais da Península de Setúbal (Almada, Barreiro, Montijo, Seixal e Setúbal).

Destinatários/Beneficiários: Condutores de táxis aderentes, funcionários de postos de abastecimento de combustíveis aderentes e funcionários de farmácias aderentes, bem como a respetiva propriedade.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Site: www.infotaxiseguro.net 
Descrição breve
O Sistema Táxi Seguro (STS) é um serviço comum das forças de segurança, cuja gestão cabe à Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP). É composto por três módulos de segurança e alarme em tempo real: o Táxi Seguro (veículos de táxi), o Abastecimento Seguro (postos de abastecimento de combustíveis) e a Farmácia Segura (farmácias).
Ao ser direccionado para a prevenção e combate à actividade criminal exercida contra taxistas, contra postos de abastecimento de combustíveis e contra farmácias, este sistema potencia a capacidade de intervenção das forças policiais, de modo célere, eficiente e eficaz.
O MAI e a Associação Nacional de Farmácias (ANF) procederam à assinatura de um protocolo para a ligação da rede das farmácias à rede das Forças de Segurança, para agilização e reforço dos mecanismos de permuta de informação, particularmente em casos de ocorrências criminais. Esta ligação foi assente na plataforma que suporta o Táxi Seguro e o Abastecimento Seguro.

Descrição pormenorizada
Concebido pela Fundação Vodafone Portugal de acordo com as especificações do Ministério da Administração Interna (MAI), o Sistema Táxi Seguro (STS) encontra-se operacional desde o dia 01 de Julho de 2006, visando contribuir para o reforço do sentimento de segurança dos profissionais e na salvaguarda da propriedade privada.
O protocolo para a Farmácia Segura tem como suporte tecnológico um sistema que é diferenciado do Táxi Seguro e do Abastecimento Seguro, sendo o alerta despoletado através do accionamento através do browser da Internet no cruzamento do SIFARMA com a RNSI.

Taxionomia
Programa de abrangência nacional, operacionalizado centralmente pelos Centros de Controlo e Comando da PSP de Lisboa, do Porto e de Setúbal, que servem igualmente de helpdesk avançado. A gestão em backoffice do sistema está localizada na Direção Nacional da PSP.

Tecnologia
Táxi Seguro e Abastecimento Seguro – recurso à localização GPS e à transmissão de dados por via SMS.
Farmácia Segura – recurso à localização GPS e à transmissão de dados por via web service (https://).

Recomendações
Pontos fortes:
  •  Trata-se de um sistema eficaz na prevenção e combate da criminalidade sobre as áreas de comércio que visa proteger, cuja eficiência é diariamente reiterada na resposta atempada do auxílio policial sempre que solicitado.Oportunidades
  •  Alargamento a outras áreas de negócio potencialmente sujeitas a atos de criminalidade e delinquência.

Ameaças

  • Depende do cumprimento integral, por parte dos aderentes, das regras de segurança traçadas para o intercâmbio com as forças de segurança.

Histórico do Projeto
O Sistema "Taxi-Seguro" é um sistema inovador e eficaz na prevenção e combate à violência contra os taxistas.

Trata-se de um sistema aberto, que possibilita a integração de todas as viaturas de táxi, desde que os equipamentos de localização nelas instalados obedeçam às especificações técnicas definidas e haja livre adesão dos interessados.

A sua tecnologia permite à PSP determinar, a partir do momento em que o condutor dá o alerta, a localização do veículo em tempo real, quer esteja parado, quer em movimento. A partir de então, além de seguir o seu itinerário, a PSP tem acesso ao som ambiente do interior do veículo. Esta ligação directa entre o condutor e a PSP permite às forças de segurança determinar com maior precisão o grau de perigosidade da situação, possibilitando uma melhor adequação dos meios a utilizar e das acções a desencadear.

Nesse sentido, o sistema recorre à localização GPS, à transmissão de dados via SMS, à cartografia digital, à fotografia por satélite, para receber, tratar e encaminhar pedidos de emergência de motoristas de táxi, em situações de ameaça à sua integridade física, por forma a desencadear uma intervenção de socorro atempada e eficaz.

Desenvolvimento

Numa primeira fase foi criado um Projecto-Piloto que abrangeu a Área Metropolitana de Lisboa, entrando em funcionamento real no dia 2 de Junho de 2006. Esse projecto envolveu as autarquias dos Concelhos de Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira e Torres Vedras, do Distrito de Lisboa, e os Concelhos de Almada, Barreiro, Montijo, Seixal e Setúbal, do Distrito de Setúbal.

Em 2 de Janeiro de 2007 entrou em funcionamento o Projecto Táxi-Seguro/Porto, tendo-se dado o seu arranque oficial em 13 de Março do mesmo ano. O Projecto abrangeu os Concelhos pertencentes à Área Metropolitana do Porto: Arouca, Espinho Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Em Setembro de 2007, em parceria com o MAI e a Fundação Vodafone, a Câmara Municipal de Lisboa alargou agora aos taxistas da capital uma primeira fase de 200 inscrições.
Os veículos equipados com o Sistema Táxi Seguro são identificados por um dístico colocado no vidro da porta traseira do lado direito.

A gestão do Sistema Táxi-Seguro tem estado distribuída, na sua vertente administrativa, à Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública.

Existe uma linha azul de apoio aos utentes n.º 808200801@psp.pt, sediada na Central de Comunicações da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública. 

 Próximas Acções

Foi assinado novo protocolo entre o MAI e a Fundação Vodafone, assegurando o envolvimento da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) em todo o processo.

Anexos

Euronews Sci-tech (reportagem):
- http://pt.euronews.net/2011/06/09/sistema-inovador-garante-seguranca-de-taxistas/
Legislação:
 - Lei n.º 6/98 de 31 de Janeiro.
- Lei n.º 41/04 de 18 de Agosto.
- Lei n.º 67/98 de 26 de Outubro.
- Despacho n.º 12 226/06 de 12 de Junho.

Site
www.psp.pt (http://www.psp.pt/Pages/programasespeciais/taxiseguro.aspx?menu=5)

Resultados
Total de aderentes aos respetivos programas:
Táxi Seguro – 1271 táxis;
Abastecimento Seguro – 166 postos de abastecimento de combustíveis;
Farmácia Segura – 2768 farmácias.

Ponto de Contacto

Subintendente Carlos Martins
Oficial de ligação junto ao Ministério da Administração Interna para o Sistema Táxi-Seguro
cmmartins@mai.gov.pt

Intendente Pedro Clemente
Coordenador do Projecto até à data na PSP
pjclemente@psp.pt

Isabel Carmo
Adjunta do coordenador do Projecto na PSP
ircarmo@psp.pt

Direção Nacional da PSP (DN) - 218 111 000
Departamento de Operações (DO) – 218 111 000 (ext. 11329)
Divisão de Prevenção Pública e Proximidade (DPPP) – 218 111 000 (ext. 11331 e 11322)
Linha Azul – 808 200 801