SmartGuia: Sistema de Informação e Navegação Assistida para Pessoas Cegas
O Smartguia é um sistema de assistência às visitas a edifícios públicos, principalmente desenhado para pessoas cegas, mas útil para o público em geral. O Smartguia fornece ao utilizador toda a informação necessária para que o utilizador não necessite do apoio de terceiros para frequentar o edifício, como instruções de navegação ou informação de serviços/lojas disponíveis e informação adicional.

Título
SmartGuia: Sistema de Informação e Navegação Assistida para Pessoas Cegas
 
Entidade
Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC)
 
Entidades parceiras
Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), delegação de Coimbra.

Destinatários/Beneficiários potenciais
O sistema Smartguia está orientado ao apoio/ajuda de pessoas cegos e amblíopes. No entanto este sistema é útil para pessoas com outro tipo de deficiência, nomeadamente pessoas idosas com um ligeiro grau de demência.

Por fim, e não menos importante, o sistema pretende ajudar o público em geral, guiando os seus utilizadores de forma cómoda e rápida (usando otimização de percursos) para os seus pontos de interesse (p. ex. quando um utilizador chega à loja do cidadão ZZ, que não é a sua loja habitual, o sistema serve para guiar essa pessoa, levando-a diretamente ao balcão X que pretende, reduzindo o tempo de procura/leitura da sinalética visual normalmente existente).
 
Ponto de Situação
Existe um produto inicial desenvolvido em Android (portável também para outros sistemas operativos móveis) que permite demonstrar o sistema em funcionamento. A equipa de desenvolvimento pretende agora encontrar parcerias para instalar o sistema em edifícios de utilidade pública.

Custos envolvidos

  • Customização da aplicação para requisitos específicos da entidade.
  • Configuração do sistema para os locais onde vai ser usado (plantas do edifício, identificação dos pontos de interesse e estruturas do edifício, identificação das rotas de evacuação).
  • Equipamento de rede de beacons (poderá utilizar-se, totalmente ou em parte, a rede de comunicações já existente no edifício, desde que garanta a cobertura do espaço necessário). O equipamento de rede pode ser composto por emissores de Wi-Fi e/ou Bluetooth.
  • Sistema de informação customizado para a entidade.

Taxionomia
Administração pública, acessibilidade, informação/apoio ao cidadão com deficiência.
Administração pública, acessibilidade, informação/apoio ao cidadão em geral.

Descrição breve
O Smartguia é um sistema de assistência às visitas a edifícios públicos, principalmente desenhado para pessoas cegas, mas útil para o público em geral. O Smartguia fornece ao utilizador toda a informação necessária para que o utilizador não necessite do apoio de terceiros para frequentar o edifício, como instruções de navegação ou informação de serviços/lojas disponíveis e informação adicional.

O sistema é baseado numa aplicação móvel que interage com o utilizador, e um sistema de localização do utilizador baseado em beacons instalado no edifício.
 
Descrição pormenorizada
O Smartguia é um sistema de navegação e orientação que fornece ao utilizador toda a informação necessária para que este consiga explorar edifícios públicos sem o auxílio de terceiros. O sistema oferece instruções de navegação, bem como informação acerca da envolvente do utilizador, i.e., informação de serviços/lojas disponíveis, informação adicional colocado no sistema pelos gestores dos espaços e, pequenas notas introduzidas pelos próprios utilizadores e/ou familiares para ajudar a contextualizar o espaço.

O Smartguia foi desenvolvido no seio de uma equipa multidisciplinar que integra competências a nível das tecnologias de informação, eletrotecnia, sociologia e profissionais especializados no acompanhamento e integração de pessoas cegas. A constituição de uma equipa heterogénea permitiu desenvolver o projeto com contributos de diferentes perspectivas tornando o trabalho desenvolvido rapidamente útil e sólido. Foi adoptada uma metodologia iterativa de rápido desenvolvimento e consecutivo teste, onde a ACAPO teve uma participação activa e fundamental, contribuindo com ideias de melhoramento e desenho mais adequado a pessoas cegas.

Tecnologia
O sistema é composto por uma parte de infraestrutura, um sistema de informação, smartphones e uma aplicação que é instalada nestes. A infraestrutura é formada por uma rede de beacons, que são dispositivos wireless (do tipo Wi-Fi ou Bluetooth). O sistema de informação é composto por um servidor e uma aplicação que gere a informação da entidade.
A aplicação, instalada no smartphone, oferece capacidades de localização, navegação, procura de informação e serviços. Oferece capacidades de interação com o utilizador por voz (conversa com o utilizador), por botões, ou ambos. A aplicação é portável para qualquer sistema operativo móvel. Todo o desenvolvimento de software foi feito internamente, pela equipa de projeto.

Recomendações

  • Serviços de utilidade pública, tais como:
  • Lojas do Cidadão;
  • Hospitais, Centros de Saúde;
  • Repartições de Finanças, Segurança Social, Registos de Notariado…;
  • Câmaras Municipais.
  • Transportes Públicos (por exemplo: estações de metro, comboio, terminais de autocarro/barco, aeroportos).
  • Cultura (museus, etc.).

Próximas Acções
Participação em eventos de divulgação, estabelecimento e aprofundamento de parcerias, demonstrações in loco.
 
Ponto de Contacto
José Cecílio, Investigador Pós-Doutorado, jcecilio@dei.uc.pt, 965603456
Karen Duarte, Investigadora, kduarte@uc.pt, 918602038
Pedro Furtado, Professor e Investigador, pnf@dei.uc.pt, 910400254

 
Site
https://eden.dei.uc.pt/~pnf/smartguia/
https://eden.dei.uc.pt/~jcecilio/smartguia/ (mirror)

Resultados
O resultado será munir as instituições públicas deste sistema para aumentar a acessibilidade, informação, capacidade de navegação e localização para o cidadão e, em especial, para pessoas cegas.

Última atualizaão: 18-11-2015