Sitios.AMP
O Portal Sítios.AMP.pt é uma ferramenta que permite pesquisar os Sítios e as atividades recreativas que estes disponibilizam, permitindo que os conheça melhor e os viva em pleno, só ou na companhia da família ou dos amigos.
Título
Sitios.AMP
Entidade
Área Metropolitana do Porto.
Entidades parceiras
- Associação Porto Digital
- CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto)
Destinatários/Beneficiários potenciais
O Portal Sítios da AMP destina-se a todos os interessados pelo património paisagístico da Área Metropolitana do Porto e está orientado para os tempos de recreio e lazer ao ar livre dos seus residentes e visitantes. A AMP abrange nesta data dezassete concelhos, num total de 1900 Km2 e nela residem cerca de 1,7 milhões de habitantes. Localizada sobre o oceano Atlântico, beneficia de um clima ameno e estende-se ao longo de 50 Km de costa.
Ponto de Situação
O Portal Sitios.AMP está disponível para consulta para 16 municípios da AMP (Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia). Está em curso a recolha e caracterização dos Sítios referentes ao município de Paredes que só integrou a AMP em 2013.
Custos envolvidos
32.000 €
Taxionomia
Ambiente e cultura
Descrição breve
Os Sítios Metropolitanos - jardins, parques, montes, estações arqueológicas, lugares sagrados ou largos – podem servir diversas funções e objetivos tendo em vista a sustentabilidade da paisagem da Área Metropolitana do Porto, a valorização da qualidade de vida e a construção de uma identidade territorial forte.
O sítios.amp.pt é uma ferramenta que permite pesquisar os Sítios e as atividades recreativas que estes disponibilizam, permitindo que os conheça melhor e os viva em pleno, só ou na companhia da família ou dos amigos.
Descrição pormenorizada
O Portal surge na sequência de um Protocolo de colaboração celebrado em Novembro de 2007, entre a Área Metropolitana do Porto (AMP) o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, para a apresentação de uma proposta de uma Rede de Parques Metropolitanos da AMP. Dois anos mais tarde foi concluída a proposta, incluindo também um levantamento de Sítios Existentes e Potenciais.
A proposta de criação de uma Rede de Parques Metropolitanos da AMP não foi aprovada pela CCDR N, tendo o projecto sido então suspenso. No corrente ano de 2013, em colaboração com os dezasseis municípios da AMP, procedeu-se a uma atualização do levantamento dos Sítios Existentes e valorizaram-se as atividades recreativas que cada um oferece. Pode ainda consultar-se um conjunto de relatórios de levantamento e reconhecimento dos rios da AMP (2009) fundamentais para o reconhecimento da matriz da paisagem e da sua dimensão sistémica. Crê-se que a disponibilização desta informação neste portal pode servir diversas funções e objetivos tendo em vista a sustentabilidade da paisagem da AMP e a valorização da qualidade de vida ao mesmo tempo que pode contribuir para a construção de uma identidade territorial forte.
Integram o Portal 166 Sítios que consistem em espaços públicos ou acessíveis ao público. Os Sítios podem ser jardins, parques, montes, estações arqueológicas, lugares sagrados ou largos que apresentam um conjunto mínimo de infraestruturas de suporte a atividades recreativas como seja a presença de zonas de estadia, parques de merendas, parques infantis, zonas de recreio ou desporto, cafés ou restaurantes, locais de feira, culto ou festa, percursos, miradouros, etc. A consulta está organizada por:
-
tipologia de sítio: arqueológico; culto; espaço verde urbano; histórico/cultural; natureza; pedagógico
-
atividades disponíveis, reunidas nas seguintes tipologias: terrestres; aquáticas; aéreas
A gestão das actividades associadas a cada sítio é da responsabilidade da câmara respectiva, tendo-se para o efeito realizado workshops de capacitação dos técnicos autárquicos para a realização dessa tarefa. Esta é, portanto, uma área do portal que deverá ser dinâmica, mantendo actualizada a informação relativa às actividades disponíveis.
Tecnologia
Optou-se por ferramentas open source ou gratuitas para servirem de base ao desenvolvimento deste projeto, nomeadamente recorreu-se à API do Google maps combinada com o GeoDjango com o módulo Postgis que permite armazenar objetos espaciais e geográficos numa base de dados PostgreSQL.
A informação geográfica foi recolhida num Sistema de Informação Geográfica, exportada para formato vetorial, e seguidamente simplificada para apresentação na web. A informação textual e as fotografias relativas a cada sítio foram recolhidas em fichas armazenadas em documentos Word, exportadas para formato JPEG e texto, e seguidamente utilizando reconhecimento de padrões o texto foi convertido para JSON e importado para a base de dados PostgreSQL. No Django foi criado um backoffice que disponibiliza a diferentes tipos de utilizadores, quer aos membros da equipa do projeto quer aos diferentes municípios da AMP, a possibilidade de atualizarem a informação que lhes diz respeito.
Dado a AMP não possuir equipa de desenvolvimento interna os conteúdos foram trabalhados pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e o tratamento de dados e a criação da plataforma web ficou a cargo da Associação Porto Digital.
Recomendações
Este projecto resulta de um outro para a criação uma Rede de Parques Metropolitanos da AMP cuja proposta de financiamento não foi aprovado. Desde logo resulta a vantagem do não abandono do projecto inicial, apesar do seu insucesso nos moldes originais.
Para a concretização dos Sítios.AMP foi necessário reunir a competência cientifica e o saber acumulado da equipa técnica responsável pelo desenvolvimento, com a participação activa dos técnicos das autarquias para que resultassem conteúdos que pudessem ser apropriados por todos. Uma equipa de programação competente assegurou o desenvolvimento do Portal de acordo com os objectivos estabelecidos. A equipa de design foi responsável pelo desenho atractivo do portal.
Uma coordenação próxima e constante ao longo de todo o processo, por parte da AMP foi fundamental ao sucesso do projecto.
Próximas Acções
Está em curso a fase em curso de levantamento e caracterização dos Sítios do Concelho de Parede. As próximas acções seguem duas orientações: a primeira de interligação desta plataforma com outras disponíveis no site da AMP, nomeadamente as ligadas à informação patrimonial e de realização de eventos associados aos sítios. A segunda prende-se com o alargamento do público alvo, nomeadamente dos visitantes estrangeiros, estando prevista a tradução para Inglês, Espanhol e Francês.
Ponto de Contacto
Avelino Oliveira
aoliveira@amp.pt
Anexos
www.sitio.amp.pt
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/area-metropolitana-porto-disponibiliza-na-internet-sitios-rios-da-regiao
http://www.cm-gondomar.pt/frontoffice/pages/278?news_id=1310
http://www.mun-trofa.pt/
Site
www.amp.pt
Resultados
159 visitas no período de 2015 01 18 a 2015 02 22. O acesso ao Sitios.AMP só foi colocado no site da AMP em 2015 02 18
Última atualização 21-04-2015