Logo Braga
Plantas de Localização na hora na CM Braga
Esta medida permite uma maior capacidade de resposta da autarquia em fase de atendimento, prestando o serviço no momento da solicitação, evitando assim múltiplas deslocações dos cidadãos à CMB.

Entidade

Câmara Municipal de Braga

Destinatários/Beneficiários potenciais

CMB e cidadãos/ empresas

Ponto de Situação

Concluído

Descrição breve

Esta medida permite uma maior capacidade de resposta da autarquia em fase de atendimento, prestando o serviço no momento da solicitação, evitando assim múltiplas deslocações dos cidadãos à CMB.

Descrição pormenorizada

Com vista a satisfazer as necessidades de cidadãos e serviços autárquicos, foi desencadeado o processo de desenvolvimento de um aplicativo, pela Divisão de Sistemas de Informação da autarquia em estreita articulação com a Divisão de Apoio aos Departamentos Técnicos.
Para o efeito, foi necessária uma particular atenção com a formação do respectivo aplicativo “Sistemas de informação geográfica (SIG)” aos colaboradores afectos à reprografia, com vista a que as plantas fossem emitidas com rigor e precisão.

Recomendações

- Envolvimento dos serviços técnicos e sistemas de informação para o desenvolvimento da aplicação de sistemas de informação geográfica (SIG), integrando as necessidades e expectativas dos cidadãos, mas também dos serviços da autarquia envolvidos neste procedimento;
- Divulgação interna e externa do serviço, no sentido de criar um sentimento de unidade e de forte compromisso entre todos os intervenientes e evitar o desconhecimento e a falta de informação.

Próximas Acções

  • Disponibilizar a cidadãos e empresas a emissão de plantas de localização certificadas em suporte digital, através do site institucional.
  • Esta funcionalidade permitirá a cidadãos/ empresas, independentemente da local onde se encontrem, aceder a partir do site institucional ao sistema de informação geográfica, solicitar um conjunto de plantas de localização para simples consulta ou para a instrução de processos de licenciamento de obras, identificar os locais cujos pormenores se pretende visualizar, efectuar o pagamento online e emitir a planta de localização certificada através da WEB, com comodismo, qualidade e rapidez e libertando recursos humanos e materiais para outras tarefas.
  • Prestar um atendimento em balcão único, que permita aos cidadãos num único espaço ter acesso a vários serviços, evitando deslocações entre o atendimento e a repografia (onde são fornecidas as plantas), bem como, prestar um atendimento em regime contínuo, sem pausa para almoço.

Ponto de Contacto

Fernando Araújo (fernando.araujo@cm-braga.pt )
Divisão de Apoio aos Departamentos Técnicos
Praça Conde de Agrolongo (Edifício do Pópulo)
4704-524 Braga

Site

Intranet» Sistemas de informação geográfica

Imagens alusiva à emissão de plantas de localização

» Emissão de uma planta de localização, em 4 passos:

PASSO 1: ACESSO AO SIG E PESQUISA




PASSO 2: RESULTADO DA PESQUISA




PASSO 3: SELECÇÃO DO LOCAL




PASSO 4: EMISSÃO DA PLANTA