Sistema de rega inteligente e Wi-Fi gratuito nas zonas verdes da Cidade de Castelo Branco
Um pré-requisito para instalar o sistema de rega inteligente é a existência de ligação à internet, na zona verde que se quer controlar e monitorizar. A primeira fase desta iniciativa foi a implementação de uma infraestrutura de rede de acesso à internet no parque. A mesma infraestrutura foi usada para disponibilizar Wi-Fi gratuito aos visitantes do parque.
Título
Sistema de rega inteligente e Wi-Fi gratuito nas zonas verdes da Cidade de Castelo Branco
Entidade
Camara Municipal de Castelo Branco
Entidades parceiras
Projeto desenvolvido pela empresa tecnológica AllbeSmart, Lda. (www.allbesmart.pt).
A AllbeSmart é uma PME tecnológica, sedeada no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco, focada no projeto e desenvolvimento de soluções para cidades e territórios inteligentes. A AllbeSmart desenvolve soluções que incluem módulos de hardware (sensores, placas de aquisição de dados e comunicações) e software (algoritmos de processamento de dados, interface web e móvel). A missão da AllbeSmart é o desenvolvimento de soluções técnicas capazes de gerar eficiências de operação na gestão do território e ao mesmo tempo contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Destinatários/Beneficiários potenciais
Beneficiários da iniciativa:
- Serviços municipais responsáveis pela gestão dos espaços verdes da Cidade de Castelo Branco.
- Cidadãos que usufruem do Parque Urbano das Violetas, na Cidade de Castelo Branco.
Ponto de Situação
O projeto piloto de rega inteligente para o Parque Urbano das Violetas está concluído. Presentemente, está em avaliação a extensão da solução implementada a outros espaços verdes da Cidade de Castelo Branco.
Custos envolvidos
O conjunto das soluções implementadas, a cobertura Wi-Fi e o sistema de rega inteligente, representaram um investimento de 35.000 €.
Taxionomia
Área de aplicação: gestão da rega em zonas verdes.
Descrição breve
O Município de Castelo Branco concretizou, nos últimos anos, no âmbito da sua política de regeneração urbana, um aumento significativo das áreas verdes em parques públicos na Cidade. Aquelas intervenções serão continuadas e qualificadas no futuro próximo.
Todavia, aquela orientação de política urbana representa desafios significativos de sustentabilidade da gestão dos espaços verdes, seja no que diz respeito à água para a rega, ou aos recursos humanos necessários às atividades de manutenção.
O objetivo do projeto piloto foi testar uma solução tecnológica de rega inteligente, no Parque Urbano das Violetas, que promovesse a otimização do uso da água e a redução da mão-de-obra necessária ao controlo e gestão da rega. Na situação inicial, antes da implementação da solução, o sistema de controlo dos 40 pontos de rega do parque exigia a intervenção direta de um operador em cada caixa de rega, para alterar a programação das electroválvulas.
Descrição pormenorizada
Um pré-requisito para instalar o sistema de rega inteligente é a existência de ligação à internet, na zona verde que se quer controlar e monitorizar.
A primeira fase desta iniciativa foi a implementação de uma infraestrutura de rede de acesso à internet no parque. A mesma infraestrutura foi usada para disponibilizar Wi-Fi gratuito aos visitantes do parque.
O cidadão, ao ligar-se à rede Wi-Fi, é convidado a responder a uma pergunta de resposta múltipla sobre a cidade de Castelo Branco. Só após uma resposta certa é que tem acesso à rede Wi-Fi. A pergunta é selecionada dentro dum conjunto de 30 perguntas possíveis. O objetivo é divulgar a história da Cidade de Castelo Branco aos visitantes e internautas do parque.
Foi instalado um sistema de controlo centralizado, dos 40 pontos de rega, que permite a interação com o módulo central do sistema de rega através dum computador ou tablet ligado à internet.
As principais funcionalidades do sistema de rega inteligente são as seguintes:
Controlo remoto e monitorização da rega através dum tablet, com uma interface de fácil utilização, sem necessidade de deslocação ao parque;
Configuração de programas para ajuste sazonal de rega automática sem intervenção humana;
Possibilidade de intervir remotamente num setor de rega em particular;
A integração dum sensor de pluviosidade permite que o programa termine a rega assim que começar a chover, e recomece automaticamente após algum tempo;
Produção automática de relatórios com alertas automáticos, indicação do problema e a sua exata localização (caixa de rega).
Desafios técnicos:
Um desafio técnico foi a não existência de eletricidade nem infraestrutura para instalar os pontos de acesso à internet na zona interior do parque. A solução passou por instalar duas antenas em dois postes alimentados duma forma autónoma, através de painéis solares.
Outro desafio foi a não existência dum ponto de presença de fibra-ótica na proximidade do parque, a solução foi disponibilizar Wi-Fi gratuito através da rede 4G dum operador móvel.
Ao tratar-se dum parque urbano, os canais Wi-Fi estão bastante congestionados, o que levou a uma seleção cuidada dos canais Wi-Fi menos sujeitos a interferências rádio.
Competências necessárias:
- Engenharia de software, eletrónica e telecomunicações.
Tecnologia
A nível tecnológico esta iniciativa aproveita a disponibilidade de acesso à internet via Wi-Fi, para conectar as electroválvulas do sistema de rega a um centro de gestão da rega. Os parâmetros medidos são transmitidos através da internet e armazenados na cloud. Sobre esta base de dados corre uma aplicação (software) que processa os dados e interage com o utilizador. A aplicação permite uma rega mais eficiente e uma melhor utilização dos recursos humanos afetos à gestão dos espaços verdes, contribuindo para uma maior sustentabilidade da cidade.
Tecnologias utilizadas:
- Pontos de acesso Wi-Fi a operarem nos 2.4 GHz;
- Alimentação via painel solar e baterias;
- Tecnologia de electroválvulas da RainBird ©;
- Sensores de pluviosidade da RainBird ©;
- Software baseado em tecnologia Windows ©.
Recomendações
- Importância do envolvimento dos funcionários camarários na definição dos requisitos do sistema de controlo da rega.
- Importância da formação aos funcionários e quadros intermédios responsáveis pelas zonas verdes, como utilizadores da tecnologia.
- A empresa que instala o sistema de rega deve fornecer um esquema elétrico detalhado com os códigos associados a cada electroválvula.
- Aproveitar a implementação da rega inteligente e disponibilizar ao mesmo tempo cobertura Wi-Fi gratuita da zona verde.
- Sensibilizar os funcionários camarários para a necessidade das caixas de rega dos jardins permanecerem sempre fechadas, o que evita situações comuns de vandalismo.
- Sensibilizar os funcionários ou empresa subcontratada para evitar passar com máquinas corta-relvas pesadas por cima dos aspersores. As quebras dos aspersores, após o corte da relva, é uma das fontes mais comum para fugas de água em jardins públicos.
Próximas Acções
O objetivo é alargar o sistema piloto às principais zonas verdes da cidade, construindo uma plataforma integrada para gestão remota da rega nos espaços verdes de Castelo Branco.
Castelo Branco, devido ao clima seco e à extensão das suas áreas verdes, pretende ser um caso de sucesso e de boas práticas da gestão da rega, na lógica das cidades inteligentes.
A disseminação da iniciativa poderás ser feita através da RENER (Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes), onde o Município de Castelo Branco está representado.
Ponto de Contacto
Vereador João Carvalhinho (jcarvalhinho@cm-castelobranco.pt)
Anexos
Notícia na imprensa regional:
http://www.reconquista.pt/articles/castelo-branco-pioneiro-na-rega-inteligente
Resultados
- Redução significativa dos recursos humanos necessário à manutenção da rega do parque. Praticamente a rega do parque deixou de precisar de intervenção humana.
- Poupança de água porque o sistema só rega o tempo que for preciso com base em programas sazonais ajustados e informação do sensor de pluviosidade.
- Satisfação do cidadão por ter acesso gratuito a um serviço de Internet no parque.
- Promoção da história e cultura da cidade através duma página de arranque da ligação Wi-Fi com uma pergunta de escolha múltipla sobre a cidade, e que o utilizador deve responder.
Última atualizaão: 06-10-2016