Sistema Itinerante Brag@Brinca
A iniciativa Brag@brinca consiste na dinamização de actividades lúdicopedagógicas, de inclusão digital, de educação ambiental e dinamização de um Website (www.bragabrinca.bragahabit.pt), com recurso a uma unidade móvel – o mini-autocarro Brag@brinca – dotada de equipamentos multimédia, que abrange as crianças e jovens das zonas mais carenciadas do Concelho de Braga.

Iniciativa: Sistema Itinerante Brag@Brinca
Entidade: Bragahabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga, E.M.
Destinatários/Beneficiários potenciais: Directamente, são crianças e jovens, na sua maioria com graves carências sócio-afectivas, quebras de vínculos afectivos com a família, falta de suporte social equilibrado, com baixa escolaridade e elevados níveis de absentismo, insucesso e abandono escolar, com fracos recursos de coping e sujeitos a problemas de inserção social (exclusão) e empregabilidade (falta de orientação vocacional e profissional). Indirectamente, as famílias das crianças e jovens abrangidos pelo sistema itinerante e a comunidade envolvente.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Projecto em curso, com utilização diária
Custos envolvidos*
Site: www.bragabrinca.bragahabit.pt

Tendo em conta a diversidade e complexidade das necessidades identificadas relativamente à comunidade cigana e população em geral com carências sócio-económicas e culturais, os principais objectivos do projecto Brag@brinca incidem no:
  • Combate ao analfabetismo, ao baixo nível de escolaridade e ao absentismo escolar;
  • Combate à info-exclusão;
  • Integração social das crianças e jovens da etnia cigana na comunidade em geral;
  • Promoção da integração socioprofissional das crianças e jovens na sociedade e combate à delinquência juvenil.
Segundo informação divulgada no Plano Tecnológico – Portugal a Inovar, “aproximar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) dos grupos sociais info-excluídos” é um dos objectivos da Presidência Portuguesa da UE, pois as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um instrumento poderoso de inclusão social que abre novos horizontes às políticas sociais e às acções a favor da inclusão. Incluir mais cidadãos na sociedade de informação significa mais qualidade de vida para mais europeus e custos sociais menores.

Com o intuito de fomentar a autonomia, responsabilidade, iniciativa, criatividade, espírito crítico e adaptação às mudanças, desenvolveu-se o sítio www.bragabrinca.bragahabit.pt em parceria com as crianças e jovens que frequentam o Brag@brinca, introduzindo em tempo real o produto de todas as actividades realizadas e registos fotográficos.

No âmbito do Sistema Itinerante Brag@brinca este Website insere-se nas estratégias descritas do Plano Tecnológico “Portugal a Inovar” do XVII Governo Constitucional Português - ‘Conhecimento, tecnologia e inovação’:

  • Conhecimento: qualificar as crianças e jovens (futuros cidadãos activos) para a sociedade do conhecimento;
  • Tecnologia: vencer o atraso científico e tecnológico, promovendo a igualdade da sua utilização nas classes sociais mais desfavorecidas, combatendo, desta forma a info-exclusão no seio destas crianças e jovens;
  • Inovação: desenvolveu-se um Website promovendo a info-inclusão das crianças e jovens, incutindo-lhes um sentimento de responsabilização social pelo dever que têm de divulgar as suas actividades, origens e cultura.
Este projecto é um trabalho de parceria entre a BragaHabit e outras instituições, que têm um conhecimento profundo das problemáticas que afectam as comunidades em questão, marcadas por situações de risco e vulnerabilidade que afectam de maneira particularmente grave as crianças e jovens. Dentro dessas instituições designa-se a Cáritas Arquidiocesana de Braga que, no âmbito do Projecto Atena, financiado e enquadrado no Progride, vem reforçando a intervenção deste sistema itinerante.

Custos envolvidos*

Benefícios financeiros com o decréscimo da taxa de insucesso escolar pela intervenção do Brag@brinca.

Segundo o relatório Education at Glance 2007, que compara o desempenho dos sistemas educativos dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e parceiros, através da análise de indicadores do investimento nacional na educação e seus resultados, Portugal investe 4054 €/ano em cada aluno do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. O valor sobe para 5342 €/ano para os alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

Generalizando, por defeito, cada aluno retido no ensino básico tem um custo de 4054 €.
A taxa de insucesso escolar desceu 35% comparativamente ao ano de 2006, pelo que, tomando o número de crianças inscritas no Sistema Itinerante Brag@brinca, houve um benefício financeiro na ordem dos 180.606 €. Ou seja, a diminuição de cerca de 35% da taxa de insucesso e reprovações originou uma poupança efectiva de 180.606€ ao Estado Português.

Numa análise global dos dados note-se que cada criança que frequente o Brag@brinca poupa ao Estado Português uma média de 458€ por ano.

Bairro Social 

Ano

Taxa
Insucesso 

Crianças
Inscritas* 

Crianças
c/ Insucesso

 Custo
Insucesso**

Evolução

 Enguardas

2006
2007

25%
8% 

71
105 

18
8

71.599 €
34.054 €

-53% 

-37.905 € 

 Andorinhas

2006
2007

23%
10% 

60
104

14
10 

55.945 €
42.162 €

 -25%

-13.784 € 

 Sta. Tecla

2006
2007

48%
41%

41
64

20

79.783 €
28.540 €

 -64%

 -51.243 € 

 Picoto

2006
2007

37%
5%

25
37

9
2

37.500 €
7.500 €

 -80%

-30.000 € 

Monte Sameiro     

2006
2007

21%
4%

72
84

15
3

61.296 €
13.621 €

 -78%

 -47.675 €

Total

2006
2007

269
394

76
31

306.482 €
125.877 €

-59%

Poupança
180.606 €

Cada criança que frequenta o bragabrinca poupa ao estado por ano

458 €

Cada criança que frequenta o ensino básico (1.º e 2.º ciclos) custa por ano**

4.054 €


* Crianças inscritas no Sistema Itinerante do Bragabrinca
** Custo estimado por aluno/ano que frequenta o 1. e 2.º ciclo, segundo OCDE (2007)

Recomendações

Recomenda-se às entidades, a execução de um estudo prévio e pormenorizado das características do público-alvo, do meio envolvente, do contexto sócio-económico da população e da receptividade perante uma estrutura móvel. Aconselha-se ainda a execução de um plano de trabalho rigoroso, mas flexível, pois o público-alvo abrange diversas faixas etárias e o número de crianças por dia é variável. É ainda fundamental a existência de planificações de actividades motivadoras e que estejam adequadas às características do público-alvo.

Próximas Acções

Tendo em conta a heterogeneidade e complexidade das necessidades identificadas relativamente ao público-alvo, o projecto Brag@brinca centrar-se-á, ao longo do próximo ano, em torno da prevenção de situações de insucesso escolar, no combate ao analfabetismo e ao baixo nível de escolaridade na etnia cigana, na promoção da integração e permanência escolar das crianças e jovens do bairro, na promoção de estratégias preventivas no combate da incidência de patologias sociais, melhoria da qualidade de vida da população e na educação cívica e participação dos jovens na vida pública e social.

Ao longo do próximo ano, todo o esforço será concentrado no sentido de assegurar a qualidade das intervenções e serviços prestados e, simultaneamente, começar a desenhar novas áreas de intervenção que visem melhorar os processos de inclusão social.

A metodologia que se preconiza destaca a utilização de estratégias activas, participativas, reflexivas e colaborativas, consubstanciadas em actividades que investem nas dinâmicas de grupo, em sessões de discussão e debate, em iniciativas de pesquisa e sistematização direccionadas para a procura e construção de alternativas e soluções, na interacção com os grupos de pares e com a própria comunidade em que estão inseridos.

Pretende-se desenvolver um conjunto de actividades, numa lógica lúdico-pedagógica, articulando objectivos de lazer e de recreação, com objectivos de aprendizagem e da aquisição de novos conhecimentos. A par desta perspectiva importa, ainda, salientar a importância da motivação para o estudo e para as actividades académicas. O contacto com as novas tecnologias de informação e comunicação é uma das actividades que já se tem vindo a desenvolver anteriormente, e à qual se pretende dar continuidade.

A planificação das actividades relacionadas com o estudo é outro dos objectivos primordiais do Sistema Itinerante Brag@brinca, no período em questão. Neste aspecto, as actividades de estudo rodam à volta do acompanhamento escolar e apoio nos trabalhos de casa. Além disso, serão debatidos temas para uma maior orientação, e organização e rentabilizações no estudo. As crianças e jovens em idade escolar, têm a oportunidade de aprenderem a ser mais organizados e a rentabilizarem as horas de estudo.

No mês de Novembro do ano corrente, o Sistema Itinerante Brag@brinca tinha 477 crianças/jovens a usufruir destes serviços. Pretende-se aumentar em cerca de 10% o número de crianças abrangidas no âmbito do Sistema Itinerante Brag@brinca. No que concerne à taxa de reprovação e à taxa de absentismo escolar, pretende-se obter um decréscimo destas taxas em 5% e 15% respectivamente.

Além das actividades desenvolvidas com as crianças e jovens que frequentam o Sistema Itinerante Brag@brinca, pretende-se:
  • Aumentar significativamente o envolvimento de toda a comunidade residente na zona de abrangência do Brag@brinca, com o intuito de representar os interesses das crianças de etnia cigana no contexto escolar;
  • Auxiliar na resolução dos diferentes problemas que possam surgir relativamente ao processo de escolarização das mesmas, nomeadamente, na ajuda prestada no preenchimento de subsídios para livros e material escolar, inscrições no sistema de ensino, re-ingresso escolar em percursos alternativos como o PIEF;
  • Informar e formar a comunidade adulta sobre percursos profissionais alternativos, preenchimento de formulários que vão de encontro às suas necessidades elementares e medidas de protecção social diversas.

Anexos

No âmbito do Sistema Itinerante Brag@brinca têm sido vários os contactos de entidades, que se mostram interessadas em conhecer pormenorizadamente o funcionamento dos projectos desenvolvidos no âmbito do Sistema Itinerante Brag@brinca.

Com a execução do Website (www.bragabrinca.bragahabit.pt) pretende-se promover a info-exclusão, motivação das crianças e jovens, incutir-lhes um sentimento de responsabilização social pelo dever que têm de divulgar as suas actividades, origens e cultura (promoção da multiculturalidade e integração social de minorias étnicas), assim como, divulgar boas práticas e disponibilizar informação a todas as entidades que trabalham na área de intervenção comunitária. Como tal, é nosso objectivo primordial divulgar as nossas práticas e disseminar resultados.

A disseminação e mainstreming é um processo estruturado, protagonizado pelo Sistema Itinerante Brag@brinca, cujo objectivo essencial é a transferência de respostas inovadoras, traduzidas em novos serviços, produtos ou procedimentos.

Neste sentido têm sido feitas divulgações constantes do nosso trabalho através de:

  • Comunicações temáticas em conferências da rede social (ex: Feira e Fórum Social com a temática “Crianças e jovens em risco” que ocorreu no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho em Novembro de 2006);
  • Sessões de esclarecimento feitas a instituições de cariz social e educativo nomeadamente, sessões feitas para alunos de escolas do Concelho de Braga como o Colégio de S. Caetano e visitas feitas por alunos da Universidade do Minho;
  • Divulgação das actividades através do site www.bragabrinca.bragahabit.pt, pois estes constituem-se como “um instrumento poderoso de inclusão social que abre novos horizontes às políticas sociais e às acções a favor da inclusão e onde incluir mais cidadãos na economia e na sociedade da informação significa mais qualidade de vida para mais europeus, custos sociais menores, mais e melhores oportunidades de negócio”, permitindo ainda que outras instituições da área de intervenção social e comunitária absorvam os resultados e alterem o seu “modus operandis”, pelo que a transferência de resultados é um aspecto essencial do Projecto Brag@brinca;
  • Fomos ainda contactados pelos autarcas do Concelho de Lugo (Galiza) que, no passado dia 13 de Março de 2008, se deslocaram à cidade de Braga para lançar o “projecto “Aprendendo e Viajando, no Espaço e no Tempo”, parceria comunitária desenvolvida no âmbito do sub-programa “Grundtvig” do programa europeu de “Aprendizagem ao Longo da Vida”cujos objectivos essenciais visam fomentar a aquisição de competências em TIC (tecnologias de informação e comunicação) e pensar, no âmbito europeu, em novas metodologias e no seu potencial para melhorar a forma como a população idosa aprende e utiliza o seu tempo livre”. A vereação de Lugo demonstrou um interesse genuíno em conhecer o “modus operandis” do Sistema Itinerante Brag@brinca, uma vez que a intervenção social e comunitária é também a sua área de actuação, ocorrendo uma partilha de informação.
  • Apresentação do Sistema Itinerante Brag@brinca no contexto da comunicação denominada “A evolução do paradigma da Habitação Social em Braga”, incluído no Seminário da Habitação Social Municipal “Boas Práticas de Integração Social em Portugal e na Europa”, que decorreu em Tavira a 23 de Novembro de 2007.
  • Apresentação do Sistema Itinerante Brag@brinca no contexto da comunicação denominada “A inclusão das famílias através da dispersão no tecido urbano, incluído no Seminário “Pensar a Cidade, Repensar a Habitação Social” em Coimbra a 11 de Dezembro de 2008.
Imagens alusivas ao Brag@brinca (pdf, 488 KB)

Compilação de notícias sobre o Brag@brinca:

Resultados

  • Com a execução do Website www.bragabrinca.bragahabit.pt tem-se:
    • Promovido a info-inclusão e motivação das crianças e jovens, incutindo-lhes um sentimento de responsabilização social pelo dever que têm de divulgar as suas actividades, origens e cultura (promoção da multiculturalidade e integração social de minorias étnicas).
    • Fomentado a elaboração de porfólios digitais e a divulgação do e-learning.
  • As crianças e jovens abrangidas pelo Brag@brinca, através das estratégias de info-exclusão adoptadas, têm-se revelado mais motivadas, participativas civicamente, autónomas e inseridas na sociedade com iguais oportunidades a nível tecnológico;
  • Presença do Braga@brinca no Bairro Social de Sta. Tecla, Complexo Habitacional do Picoto, Bairro Social das Enguardas, Bairro Social das Andorinhas e Monte do Sameiro (Sobreposta, Pedralva e Espinho);
  • Desde o início do Projecto até à presente data houve um:
    • Aumento de 60% do número de crianças abrangidas pelo Brag@brinca (410 inscrições em Janeiro de 2008);
    • Decréscimo na ordem dos 35% do número de reprovações escolares;
    • Aumento significativo da frequência e assiduidade das crianças na escola e uma diminuição na ordem dos 40% do absentismo escolar.

Ponto de Contacto

Paula Caramelo
Vogal do Conselho de Administração da Bragahabit
Tel: (+351) 253 268 666 | 253 208 250
info@bragahabit.pt  
bragabrinca@sapo.pt  

Catarina Certal
Técnica Superior de Psicologia
Tlm: (+351) 967 208 565
catarinacertal@hotmail.com

Marta Ferreira
Técnica Superior de Sociologia
Tel: (+351) 253 268 666
mattyferreira@gmail.com  

 Última Actualização: quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008