Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais – Desafia-me e eu irei mais longe!
Na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, vários utentes dos diversos serviços da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER) demonstraram durante sete dias como são capazes de ir mais além quando lhes são dadas as oportunidades. Nessa semana exerceram várias profissões em serviços, instituições e estabelecimentos da Região Autónoma da Madeira (RAM). O feedback obtido por parte das entidades colaboradoras foi muito positivo e alguns demonstraram o desejo de continuar a contar com a colaboração dos novos empregados.
Iniciativa: Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais – Desafia-me e eu irei mais longe!
Entidade: Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER) – Região Autónoma da Madeira
Destinatários/Beneficiários potenciais: Crianças, jovens e adultos com necessidades especiais.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído
Site: www.madeira-edu.pt/dreer
Com o intuito de envolver e sensibilizar todos aqueles que lutam por um futuro melhor para a população com necessidades especiais, a Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação mobilizou todos os seus recursos, em termos humanos e materiais, para a idealização, planificação e organização da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, que decorreu entre 2 e 9 de Dezembro de 2008, com o lema Desafia-me e eu irei mais longe!.
Durante estes sete dias especiais, vários utentes dos diversos serviços da DREER, motivados por um lema tão inspirador, aceitaram o desafio e desempenharam papéis profissionais em diversos serviços, instituições e estabelecimentos da RAM, tais como na entrada do Palácio do Governo Regional e da Assembleia Legislativa da Madeira (Funchal), recebendo quem por lá aparecia, com um sorriso amável e uma clara disponibilidade para fornecer as informações necessárias.
Outros jovens executaram funções de atendimento ao público em Câmaras Municipais (São Vicente e Ribeira Brava), na Loja do Cidadão (Funchal), no Centro de Segurança Social (Ribeira Brava), bem como no Museu Etnográfico (Ribeira Brava), solícitos no esclarecimento de dúvidas e pedidos de informação. Em papelarias, como a Sami & Amis e em Estações de Serviço como a Repsol e Galp, os clientes foram recebidos e atendidos por jovens cujo profissionalismo e capacidade de relacionamento interpessoal despertou na população em geral a reflexão sobre esta realidade e uma mudança de perspectiva no sentido de uma maior compreensão e aceitação.
Numa Região em que a hotelaria é uma das áreas fundamentais enquanto motor da economia, os utentes também demonstraram como são capazes de realizar as tarefas requeridas neste sector, respondendo com eficácia às solicitações, o que pôde verificar quem se dirigiu a determinados estabelecimentos comerciais, como o Café Apolo, o Golden Gate (Funchal), a Pastelaria Carabien Dely, o Café República (Câmara de Lobos), a Pastelaria Calhau e o Restaurante Chapa Grill (Porto Moniz e São Vicente).
Outras Actividades da Iniciativa
Foram ainda organizadas diversas exposições de fotografia, pintura e escultura, com o objectivo de divulgar os trabalhos realizados pela população com necessidades especiais e apresentá-los em todos os pontos e níveis da comunidade, esbatendo as fronteiras da diferença através da arte.
Neste mesmo âmbito, foram realizados concursos, entre eles, de presépios, de dança inclusiva e assistiu-se a actuações do Coro Os Capinhas que consiste num grupo inclusivo, de forma a demonstrar que a arte também possui uma valiosa acção de inclusão social.
No âmbito do desporto, foram disputados torneios inclusivos como o de dominó e o de futsal, assim como actividades de mergulho. As modalidades desportivas quer na vertente lúdica, como na competitiva, conferiram mérito e visibilidade às capacidades de todos os indivíduos, constituindo um veículo fulcral para o desenvolvimento holístico de cada um.
No decorrer destas comemorações, mais especificamente no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a DREER procedeu à abertura oficial do Gabinete de Informação e Apoio ao Deficiente que tem como missão informar os cidadãos sobre os direitos das pessoas com deficiência e proceder ao encaminhamento para os organismos oficiais e particulares da RAM.
Assistiu-se ainda à estreia da peça infanto-juvenil Enquanto a cidade dorme, de Álvaro Magalhães, no palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, pelo Grupo de Mímica e Teatro Oficina Versus, em parceria com a Empresa Funchal XXI, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos da Cidade.
Na página Web da DREER –
www.madeira-edu.pt/dreer – foi divulgada uma iniciativa denominada 7 Dias 7 Vídeos que consistiu na apresentação de um vídeo diferente por dia, de uma forma apelativa com inúmeras imagens de actividades realizadas por vários serviços e utentes, desde comemorações festivas a datas e acontecimentos marcantes.
Ultrapassar as Dificuldades
Na prossecução dos objectivos inerentes à Semana Regional, algumas dificuldades se afiguraram. Uma delas prendeu-se com a existência de barreiras geográficas e dificuldades na acessibilidade e mobilidade de algumas crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, impedindo a sua deslocação para determinados locais previstos. No entanto, esta dificuldade foi ultrapassada na planificação das actividades, mediante a selecção dos espaços mais adequados ao desenvolvimento dos respectivos eventos.
Numa perspectiva de descentralização, por múltiplos pontos da RAM, desenvolveram-se inúmeras acções destinadas à população em geral, nas quais foram abordadas temáticas extremamente pertinentes acerca das necessidades especiais e da inclusão, possibilitando a participação activa de todos os elementos.
Os eventos que foram dinamizados através da página Web também contribuíram para ultrapassar estas barreiras. O recurso à Internet teve como objectivo envolver a comunidade alargada da RAM, bem com outros destinatários que se encontravam para além das fronteiras físicas e geográficas.
A utilização desta tecnologia contribuiu para o reforço da inclusão, da igualdade de oportunidades e a mudança de mentalidades de toda a população, tendo em especial atenção aqueles que só através das tecnologias de informação e comunicação podem adoptar um papel activo na sua realização e concretização como cidadão.
Este esforço de inclusão foi conseguido com inúmeras acções, entre elas, por exemplo, a realização de um concurso Um Mundo Especial, em que a partir de um texto original O nosso Mundo é feito de Diferenças, se lançou o desafio de descobrir outras diferenças entre as pessoas e de elaborar um desenho, escrever um texto, poema ou uma música sobre como estas tornam o Mundo mais especial.
Apesar de todos os esforços realizados, ainda se encontram presentes na nossa sociedade alguns preconceitos e certas formas de discriminação no que se refere à população com necessidades especiais.
Tendo presente que, muitas vezes, a consciencialização das dificuldades com que se confronta esta população e dos obstáculos que a própria sociedade origina é facilitada quando cada um é capaz de se colocar no lugar do outro, realizaram-se gincanas de acessibilidades, provas de orientação e mobilidade, entre outras, de modo a promover a empatia em cada elemento da sociedade.
Recomendações
Para a implementação futura da iniciativa, acima de tudo é fundamental definir concretamente as metas que se pretendem atingir, para assim mais facilmente se delinear o rumo no qual a colaboração de todos é imprescindível.
Visto se tratar de uma iniciativa que só se torna profícua se envolver toda a comunidade, a sua divulgação, mediante uma comunicação externa apropriada assume um carácter central. Neste sentido, é aconselhável recorrer aos diferentes meios de comunicação para promover a iniciativa, como por exemplo, conferências de imprensa,
spot`s publicitários, utilização da Internet, distribuição de folhetos e de publicações, elaboração de comunicados de imprensa, entre outros.
No que se refere à elaboração de um programa de actividades que seja significativo, é fundamental conceber eventos que enfatizem e valorizem as capacidades das pessoas com necessidades especiais, enquanto activas e criativas no desempenho de papéis sociais, contemplando a colaboração próxima de todos os agentes activos que possam dar o seu contributo, deveras enriquecedor.
Para tal, a abordagem aos parceiros e colaboradores deve ser realizada de forma clara e concisa, demonstrando o efeito benéfico das actividades propostas na delineação do projecto de vida e consequente percurso formativo e profissional da população com necessidades especiais. É crucial destacar o papel desempenhado pelos parceiros culturais, institucionais ou privados e o empresariado, em formato de apoio, sem os quais não seria viável a concretização das propostas apresentadas.
A Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais consiste, acima de tudo, numa iniciativa que assume como pilares os efectivos pressupostos da inclusão, que sendo um conceito evolutivo impele a repensar, redimensionar e adequar políticas e estratégias tendentes à participação, à não discriminação e à qualidade de vida daqueles que, de algum modo, apresentam diferenças de desenvolvimento ou de funcionalidade face aos seus pares.
Nesta perspectiva, para o sucesso desta acção é imprescindível congregar e mobilizar decisores políticos, agentes educativos, sociais, cidadãos e famílias que abracem esta causa, contribuindo para o alcance de soluções de modo a responder eficazmente à diversidade. Só mediante uma acção transdisciplinar é possível congregar num esforço real de inclusão toda a comunidade envolvente, através da operacionalização de iniciativas criativas, dinâmicas e extremamente significativas para os seus destinatários, da qual resultem benefícios para todos os envolvidos.
Uma outra recomendação que merece ser enfatizada é a apresentação pública dos eventos e de certas actividades, pois esta consiste numa das formas de mudar e melhorar a imagem que a sociedade, no seu geral, atribui à população com necessidades especiais.
Próximas Acções
A próxima Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais decorrerá no período compreendido entre 3 e 10 de Dezembro de 2009.
Anexos
Vídeos da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais -
in Site da DREER (html)
Justificação da Candidatura da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais aos Prémios de Reconhecimentos à Educação do Século XXI do Ensino no Futuro - DREER (pdf, 392 KB)
Resultados
Relativamente aos resultados alcançados com esta realização, é importante realçar que as actividades operacionalizadas contribuíram plenamente para a delineação do projecto de vida e consequente percurso a nível formativo e profissional dos jovens com necessidades especiais. Os contextos familiares destes jovens também sentiram efeitos positivos, pois ao terem oportunidade de visualizar os elementos da sua família a desempenhar papéis sociais activos e com sucesso, o seu
empowerement foi fortalecido.
Uma outra medida que possibilitou a avaliação dos resultados obtidos relacionou-se com o
feedback obtido por parte das entidades colaboradoras, assim como de alguns clientes (internos e externos) que demonstrou como uma simples iniciativa pode evidenciar as reais potencialidades das pessoas com necessidades especiais. Alguns profissionais verbalizaram inclusive o desejo de continuar a contar com a colaboração desta população, elogiando as suas competências, qualidades, dedicação e extremo cuidado com o trabalho desenvolvido. Os próprios técnicos que acompanham e ajudam diariamente as pessoas com necessidades especiais afirmaram que a inclusão para a qual todos trabalham se efectiva nos inúmeros contextos de vida dos indivíduos.
Além destes resultados, este projecto venceu o Prémio de Reconhecimento à Educação 2009, promovido pelo Ensino do Futuro, SINASE e Groupvision, na categoria “Comunidade e Parcerias / Protocolos”.
Ponto de Contacto
Maria José de Jesus Camacho
Directora Regional
Joana Xavier
NIMI - Núcleo de Informação, Multimédia e Informática
Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação da Madeira
Tel.: (+351) 291 705 860
gdr_dreer@madeira-edu.pt
Última Actualização: terça-feira, 27 de Outubro de 2009