Segurança Social Directa (SSDirecta)
A "Segurança Social Directa" (SSDirecta) é o novo meio de comunicação dos Cidadãos e das Empresas com a Segurança Social, através da Internet, rápido, simples, seguro, desmaterializado e simplificado.
Iniciativa: Segurança Social Directa (SSDirecta)
Entidade: Instituto de Informática, IP
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos e Empresas
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação*
Site: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/
Com a SSDirecta pretende-se:
- Possibilitar aos Cidadãos e às Empresas relacionarem-se com a Segurança Social através da Internet de forma rápida, simples e segura;
- Promover a desmaterialização e simplificação de processos;
- Possibilitar a verificação por parte dos Cidadãos do cumprimento das Obrigações Contributivas.
O Instituto de Informática, I.P. criou uma forma inovadora de relacionamento entre o cidadão ou a empresa e a Segurança Social, designada "Segurança Social Directa" (SSDirecta). Este serviço possibilita ao cidadão e às empresas a consulta das suas informações, tais como as contribuições efectuadas ou o estado dos processos de concessão de benefícios prestacionais, permitindo igualmente a actualização directa de alguma da sua informação pelo cidadão/empresa e requerimento das principais prestações.
A SSDirecta coloca à disposição do cidadão e empresas o controlo efectivo sobre a regularização atempada dos descontos devido à Segurança Social, enquanto medida de auto-controlo e dissuasora da fraude contributiva.
Ponto de Situação*
Lançada em Novembro de 2005, a Segurança Social Directa é um meio de comunicação entre Cidadãos, Empresas e a Segurança Social, realizado por Internet, através de um conjunto de serviços disponíveis.
Reportando a Abril de 2008, existem cerca de:
- 39 serviços;
- 514.321 utilizadores do serviço;
- 1.439.708 actualizações às BD da Seg. Social;
- 4.250.218 acessos à base.
Para as Empresas, alguns dos serviços disponíveis são:
- Consulta de Dados de Identificação (Cadastro e Enquadramento no Sistema de Segurança Social);
- Consulta de Declarações de Remunerações;
- Comunicação da Admissão de Novos Trabalhadores;
- Comunicação da Cessação da Actividade de Trabalhadores;
- Consulta de Dívidas em Execução Fiscal;
- Declaração de Situação Contributiva;
- Declaração de Não Aplicação de Sanções;
- Pedido de alteração de Membros de Órgãos Estatutários das Empresas.
Para os Beneficiários, alguns dos serviços disponíveis:
- Consultar Dados de Identificação;
- Consultar Carreira Contributiva (mensal e anual);
- Desemprego;
- Consultar as Prestações Requeridas (maternidade, paternidades, adopção, doença e prestações familiares);
- Pensões;
- Declaração de Situação Contributiva;
- Declaração de Não Aplicação de Sanções;
- Consentimento a Entidades Públicas de Consulta da Situação Contributiva;
- Envio de Documentos Electrónicos;
- Alteração de NIB;
- Requerimentos de maternidade e paternidade;
- Pedido de alteração de Agregado Familiar;
- Adesão ao Regime Público de Capitalização.
Recomendações
- Análise detalhada das necessidades das várias partes interessadas – cidadãos, empresas, organismos da administração pública, utilizadores do sistema;
- Envolvimento das áreas pertinentes do negócio/organismos no desenho das medidas;
- Envolvimento das áreas pertinentes do negócio/organismos nos testes e aceitação;
- Definição e publicação de documentação de apoio a cada nova funcionalidade;
- Gestão da mudança associada transversalmente ao processo de implementação de novas funcionalidades.
Próximas Acções
- Disponibilização e melhoria das funcionalidades dos serviços: Exemplos de Medidas previstas no Programa Simplex 2008
- Disponibilizar via e-mail e Segurança Social Directa toda a documentação oficial, até agora remetida via postal aos cidadãos e empresas, designadamente solicitação de documentação processual, informação sobre estado do processo de prestações, etc;
- Disponibilizar na internet guias práticos para cidadãos e empresas sobre os direitos e deveres da sua relação perante a segurança social;
- Conceder o acesso à conta corrente dos Trabalhadores Independentes através da Segurança Social Directa;
- Implementação de novas funcionalidades para além do programa Simplex e que decorrem das necessidades dos cidadãos e empresas, em articulação com a gestão de processos de negócio da SS.
Resultados
Os resultados globais traduzem-se no quadro seguinte:
Indicador
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2007 (Out)
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2008 (Abr)
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Nº de utilizadores do serviço
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389.954
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514.321
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Nº actualizações às BD da Seg. Social
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846.300
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1.439.708
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Nº Total de acessos
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2.671.673
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4.250.218
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Ponto de Contacto
Instituto de Informática, IP
Tel.: (+351) 214 230 000
Última Actualização: sexta-feira, 30 de Maio de 2008