Saúde 24
O serviço "Saúde 24" visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes.

Iniciativa: Saúde 24
Entidade: Direcção Geral da Saúde (DGS)
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos
Categoria: Serviços ao Cidadão
Site: www.saude24.pt


O serviço "Saúde 24" – 808 24 24 24 -  contribui para a prestação de cuidados de saúde aos Cidadãos, facilitando o respectivo acesso a informação e aos Serviços de Saúde do SNS, mediante um serviço de elevado valor para o Utente.
 
A equipa de enfermeiros para atendimento é superior a 350 enfermeiros, qualificados e devidamente formados para dar o melhor aconselhamento/encaminhamento ou ajudar o Cidadão a resolver a situação por si próprio. O Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde está localizado em Lisboa e no Porto.

Disponível 24 horas por dia, o serviço compreende os seguintes canais de acesso:
  • Telefone por número único nacional (808 24 24 24), com o custo de chamada local;
  •  Web (www.saude24.pt);
  • Fax: 210 126 946;
  • Correio electrónico, acessível através do website;
  • Webchat, desenvolvido especificamente para o atendimento de Utentes com necessidades, que permite a Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento.

A plataforma de atendimento multicanal (plataforma tecnológica avançada) desenvolvida permitirá prestar os seguintes serviços:

  • Triagem, aconselhamento e encaminhamento em situação de doença, acessível por telefone ou via chat para pessoas com necessidades especiais;
  • Assistência em Saúde Pública, nomeadamente temas relacionados com a Gripe, Verão/Calor e Emergências/Intoxicações, acessível por telefone, correio electrónico ou fax;
  • Informação geral de Saúde, nomeadamente a localização das unidades de saúde englobadas na rede de prestação do Serviço Nacional de Saúde, bem como farmácias, acessível por telefone, correio electrónico ou fax.

Resultados

  • Cerca de 3.7 milhões de atendimentos desde o lançamento em 25 de Abril 2007;
  • Permite aos utentes uma maior comodidade e capacidade de gerir a sua própria saúde;
  • Diminuição dos utentes que recorrem às urgências hospitalares.Ponto de Contacto

    Sérgio Gomes
    Coordenador da Linha Saúde 24
    sergiogomes@dgs.pt

     Fonte: portais da Direcção Geral de Sáude e do serviço Saúde

Última atualização a 25 de junho de 2012