SMSBUS
A STCP lançou um serviço que proporciona aos utentes a possibilidade de consultar os horários dos autocarros através de um telefone móvel. O SMSBUS usa informação transmitida, em tempo real, pelos autocarros que circulam na rede de transportes, para estimar a hora de passagem na paragem especificada pelo utente.
Iniciativa: SMSBUS
Entidade: Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S. A. (STCP)
Destinatários/Beneficiários: Clientes da STCP
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído
Site: www.stcp.pt
Com o SMSBUS pretende-se informar o cliente da STCP da chegada do próximo autocarro à paragem, de modo rápido, simples e eficiente, bem como torná-lo mais acessível ao maior numero possível de clientes, quer por via da tecnologia, quer por via do preço, optando por fixar um preço que apenas se destina a suportar os custos de manutenção do serviço. O novo serviço visa ainda melhorar a imagem da empresa junto dos clientes e assim potenciar a sua confiança.
O sistema em operação responde a perguntas/pedidos de informação codificados por parte do cliente da STCP, emitidos através de telemóvel, com uma mensagem curta de texto (SMS). A mensagem recebida é interpretada e, com base na informação do SAE, é enviada uma resposta para o telemóvel do cliente.
O princípio da facilidade de utilização e total orientação para o cliente esteve sempre na base da metodologia de trabalho seguida ao longo do projecto. Os testes de determinação do preço psicológico, os testes de preferência declarada pelo numero do serviço e os testes efectuados com clientes relativamente à compreensão clara da informação preparada para a campanha, tiveram como objectivo garantir todas as condições de sucesso do serviço, que pretendiam banalizar e tornar tão simples e natural de utilizar como o próprio telemóvel.
Resultados
- Possibilidade de planear a viagem antes de sair de casa ou do escritório, minimizando tempos de espera;
- Permite ao cliente optar por modos de transporte alternativos (por exemplo, táxi ou outras linhas) quando a hora de chegada do autocarro é superior ao aceitável;
- Os clientes idosos salientam o conforto e até benefícios para a sua saúde por não permanecerem tanto tempo à espera, principalmente no Inverno;
- Realça-se a procura total de 1,3 milhões de SMS em dois meses durante a campanha promocional grátis de lançamento, com mais de 50 mil pessoas experimentaram o serviço (cerca de 25 por cento do total de utilizadores fieis de transportes públicos) e a taxa de crescimento de novos aderentes foi de mil novos telemóveis por dia, em média;
- A procura do serviço continua a crescer de forma sustentada.
Ponto de Contacto
Maria de Lurdes Ribeiro
STCP
lribeiro@stcp.pt
Última Actualização: terça-feira, 7 de Outubro de 2008