SIM Cidadão - Sistema de Informação e Monitorização das Exposições do Cidadão
Através do projecto "SIM Cidadão", todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estarão ligados em rede, permitindo a qualquer momento fazer a monitorização a nível local, regional e nacional das exposições dos cidadãos.

Iniciativa: SIM Cidadão - Sistema de Informação e Monitorização das Exposições do Cidadão
Entidade: Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS, IP)
Destinatários/Beneficiários: Cidadão utilizador do SNS (Serviço Nacional de Saúde)
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação*
Site: www.portaldasaude.pt e www.portaldasaude.pt


A Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS, IP) pretende promover a aproximação entre o Estado e o Cidadão, valorizando e privilegiando a modernização dos serviços públicos com consequentes ganhos acrescidos na transparência de processos e decisões, na relação e na comunicação.

O "SIM Cidadão" é um sistema em rede que se destina a fazer a recolha, tratamento e monitorização das exposições dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de modo a facultar a obtenção de indicadores de gestão relacionados com o grau de satisfação dos cidadãos e, consequentemente, com o funcionamento dos serviços.

Os objectivos do projecto "SIM Cidadão – Sistema de Informação e Monitorização das Exposições do Cidadão" são: 
  • Fomentar a participação do cidadão procedendo ao tratamento integral das reclamações e elogios através do sistema, implementando a recolha online de todas as exposições dos cidadãos;
  • Melhorar o atendimento e a prestação de cuidados aos cidadãos com base nos indicadores gerados pelo sistema. Para isso será necessário analisar e aperfeiçoar os out-puts gerados pelo programa e adequá-los às necessidades de gestão e monitorização;
  • Contribuir para a avaliação do desempenho das Instituições prestadoras de cuidados de saúde, através da análise e divulgação dos indicadores produzidos pelo sistema de forma a actuar nas áreas mais carenciadas;
  • Fomentar a participação do cidadão facultando-lhe a possibilidade de fazer o seguimento do processo, ou seja o acompanhamento, em tempo real, do circuito/circulação da sua exposição, com a finalidade de melhorar o grau de satisfação dos cidadãos utilizadores do SNS.

Todas as exposições dos cidadãos são registadas, analisadas e decididas nas instituições que lhes deram origem. Os cidadãos podem apresentar as reclamações, sugestões e elogios em qualquer organismo do Ministério da Saúde, independentemente do local onde os factos tenham ocorrido.

O utente poderá fazer a sua exposição por diversos meios:

  • Via postal;
  • Impresso próprio (ex: Livro Reclamações);
  • Fax;
  • Internet;
  • Em qualquer Gabinete do Utente.
Ponto de Situação*
  • 1ª Fase concluída:
    • Informatização e ligação em Rede de todos os Gabinetes do Utente das Instituições de Saúde do SNS.
  • 2ª Fase em Exploração desde Fevereiro de 2007:
    • Disponibilização no Portal da Saúde – interface Web com o cidadão, permitindo-lhe a participação e acompanhamento directo do seu processo.
Próximas Acções

Disponibilização no Portal da Saúde – interface Web com o cidadão.

Resultados

Informatização e ligação em Rede de todas as Instituições de Saúde do SNS.

Ponto de Contacto

Carla Faim
ACSS, IP
Tel: (+351) 217 925 500
cfaim@acss.min-saude.pt

 Última Actualização: quarta-feira, 4 de Junho de 2008