RIOS.AMP
O Portal Rios da AMP destina-se a todos os interessados pelo património paisagístico da Área Metropolitana do Porto e está orientado para os tempos de recreio e lazer ao ar livre dos seus residentes e visitantes. A AMP abrange nesta data dezassete concelhos, num total de 1900 Km2 e nela residem cerca de 1,7 milhões de habitantes.

Título
RIOS.AMP

Entidade
Área Metropolitana do Porto

Entidades parceiras

  • Associação Porto Digital
  • CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto)

Destinatários/Beneficiários potenciais
O Portal Rios da AMP destina-se a todos os interessados pelo património paisagístico da Área Metropolitana do Porto e está orientado para os tempos de recreio e lazer ao ar livre dos seus residentes e visitantes. A AMP abrange nesta data dezassete concelhos, num total de 1900 Km2 e nela residem cerca de 1,7 milhões de habitantes. Localizada sobre o oceano Atlântico, beneficia de um clima ameno e estende-se ao longo de 50 Km de costa.

Ponto de Situação
O Rios.AMP está concluído e pronto a ser usado, tendo sido apresentado publicamente em 7 de Novembro na Casa Branca de Gramido (Gondomar)

Custos envolvidos
17.500€ 

Taxionomia
Ambiente

Descrição breve
Os rios definem sistemas estruturantes enquanto corredores que asseguram a conectividade ecológica (água, ar e biodiversidade) dentro do território da Área Metropolitana do Porto. São espaços prestadores de serviços ambientais ou de circulação de bens e serviços de natureza identitária.

O rios.amp.pt é uma ferramenta que disponibiliza o conteúdo dos relatórios de levantamento dos rios da AMP, realizado em 2009. Estes relatórios incluem a descrição, os patrimónios natu-ral e cultural, a cartografia e fotografias dos rios que atravessam a Área Metropolitana do Porto.

Descrição pormenorizada
A AMP é atravessada por uma densa rede hidrográfica. Entre os seus rios mais importantes e com uma manifesta função estruturante da paisagem encontram-se: o Antuã, o Arda, o Ave, o Caima, o Douro, o Febros, o Inha, o Leça, o Paiva, o Sousa e o Ferreira, o Tinto e o Torto e o Uíma.

Os rios definem sistemas estruturantes enquanto corredores que asseguram a conectividade ecológica (água, ar e biodiversidade) dentro do território da Área Metropolitana do Porto. Eles são estruturas lineares de conectividade na paisagem, não necessariamente organizados enquanto espaços de recreio, mas aos quais pode ser atribuída importância enquanto espaços prestadores de serviços ambientais ou de circulação de bens e serviços de natureza identitária.

O conteúdo dos relatórios de levantamento dos rios da AMP, aqui apresentado, foi desenvolvido à data da proposta para a Rede de Parques Metropolitanos da AMP, 2009. A informação neles inscrita poderá não estar atualizada ou não conter toda a informação disponível à data de hoje.

O rios.amp.pt é uma ferramenta que disponibiliza o conteúdo dos relatórios de levantamento dos rios da AMP, realizado em 2009. Estes relatórios incluem a descrição, os patrimónios natural e cultural, a cartografia e fotografias dos rios que atravessam a Área Metropolitana do Porto.


Tecnologia

A informação hidrográfica foi recolhida num Sistema de Informação Geográfica, exportada para formato vetorial, e seguidamente simplificada para apresentação na web, em formato interactivo que permite o acesso a PDFs com informação mais detalhada de cada curso fluvial da Área Metropolitana do Porto.

Dado a AMP não possuir equipa de desenvolvimento interna os conteúdos foram trabalhados pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e o tratamento de dados e a criação da plataforma web ficou a cargo da Associação Porto Digital.

Recomendações
Este projecto resulta de um outro para a criação uma Rede de Parques Metropolitanos da AMP cuja proposta de financiamento não foi aprovado. Desde logo resulta a vantagem do não abandono do projecto inicial, apesar do seu insucesso nos moldes originais.

Para a concretização dos Rios.AMP foi necessário reunir a competência cientifica e o saber acumulado da equipa técnica responsável pelo desenvolvimento, com a participação activa dos técnicos das autarquias para que resultassem conteúdos que pudessem ser apropriados por todos. Uma equipa de programação competente assegurou o desenvolvimento do Portal de acordo com os objectivos estabelecidos. A equipa de design foi responsável pelo desenho atractivo do portal.

Uma coordenação próxima e constante ao longo de todo o processo, por parte da AMP foi fundamental ao sucesso do projecto.

Próximas Acções
A curto prazo está prevista a disponibilização dos conteúdos também em inglês, espanhol e francês, nacionalidades mais expressivas dos visitantes estrangeiros da AMP. Para uma acção posterior está prevista a articulação deste portal com o Sítios.AMP, nomeadamente daqueles que se situam em bacias hidrográficas de rios metropolitanos

 

Ponto de Contacto
Avelino Oliveira
aoliveira@amp.pt

Anexos

Site
www.amp.pt

Resultados
67 visitas no período de 2015 01 18 a 2015 02 22. O acesso ao Rios.AMP foi apenas colocado no site da AMP em 2015 02 18.

Última atualização: 30-04-2015