Projecto IPO/Escolas
A adopção de estilo de vida saudável inicia-se nas crianças e jovens e é um factor importante na prevenção do cancro, pelo que o Instituto encontra-se preparado para a organização de sessões informativas sobre esta temática, bem como a outras relações de colaboração que se entenda trazerem valor acrescentado, quer na prevenção, quer na informação sobre o cancro.
Título
Projecto IPO/Escolas

Entidade
Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P. E.

Entidades parceiras
Escolas do Ensino Básico e Secundário

Destinatários/Beneficiários potenciais
Alunos e professores do ensino básico e secundário

Ponto de Situação
Projecto encontra-se activo, sendo as sessões realizadas de acordo com os pedidos recebidos e as disponibilidades dos profissionais do Instituto.

Custos envolvidos
Produção interna de materiais de comunicação a distribuir às escolas, estando estes já elaborados, sendo apenas impressos de acordo com a realização das sessões.

Taxionomia
Envolver os alunos de forma activa e continuada, encarando a escola não só como receptora de informação sobre a doença em causa, mas também como dinamizadora na difusão dessa mensagem.

Descrição breve
A adopção de estilo de vida saudável inicia-se nas crianças e jovens e é um factor importante na prevenção do cancro, pelo que o Instituto encontra-se preparado para a organização de sessões informativas sobre esta temática, bem como a outras relações de colaboração que se entenda trazerem valor acrescentado, quer na prevenção, quer na informação sobre o cancro.

Pretende-se com este projecto contribuir para a formação da população escolar, tendo por base iniciativas dinâmicas e adequadas às faixas etárias dos alunos e que os projectem como tendo um papel essencial na promoção da saúde e no incentivo de medidas preventivas.

Descrição pormenorizada
Em 2010 foi criado o Programa IPO/Escolas, com o objectivo de estabelecer colaboração com as escolas do ensino secundário, para desenvolver acções de esclarecimento e prevenção do cancro. O programa prevê que, em contrapartida das acções de esclarecimento realizadas pelo Instituto junto das escolas ou nas nossas instalações, os alunos realizem trabalhos que serão apresentados no final do ano lectivo, avaliados e premiados pelo IPO.O propósito é chamar a atenção dos mais jovens para a mensagem do Instituto e encaminhá-los para as plataformas de comunicação do IPO que a sua faixa etária mais utiliza, para que seja possível contar também com os mais novos como nosso público e assim capitalizar no facto de, hoje, os adolescentes terem grande influência nas atitudes da família e de entre os seus pares serem agentes de disseminação de informação, tudo com efeito multiplicador não negligenciável.

A adopção de estilo de vida saudável deve iniciar-se nas crianças e jovens e é um factor importante na prevenção do cancro, ciente da importância da informação para a saúde neste enquadramento, o IPO de Lisboa criou um projecto vocacionado para as escolas, que passa pela organização de sessões de esclarecimento e oferta de acesso a material informativo especificamente criado para o público escolar.

O Instituto encontra-se ainda aberto a outra colaboração com as escolas e com alunos que possam trazer valor acrescentado, quer na prevenção, quer na informação do cancro. Pretende-se com este projecto contribuir para a formação da população escolar, tendo por base iniciativas dinâmicas e adequadas às faixas etárias dos alunos em que estes assumam um papel activo e multiplicador na promoção da saúde e no incentivo de medidas preventivas.

Tecnologia
Elaboração de materiais de comunicação com a finalidade de distribuição pelos alunos, bem como preparação das respectivas apresentações do tema elaboradas pelos profissionais do IPO de Lisboa de acordo com o tema seleccionado. O projecto encontra-se divulgado no website do IPO de Lisboa, para de serem divulgadas as sessões realizadas sempre que possível com materiais multimédia.

Recomendações
O facto de os temas estarem pré-seleccionados e os materiais de comunicação elaborados, facilita a organização da sessão, tendo apenas como principal obstáculo a actividade assistencial dos profissionais do IPO de Lisboa, quando é necessário a deslocação destes às escolas.

Próximas Acções
Neste momento não se encontra nenhuma sessão agenda.
Ponto de Contacto
Secretaria-Geral do IPO de Lisboa
secretaria.geral@ipolisboa.min-saude.pt
Tel. 217229814

Anexos
http://www.ipolisboa.min-saude.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=7816

Site
www.ipolisboa.min-saude.pt

Resultados
Desde a sua criação foram já abrangidos pelo Programa cerca de 1.000 alunos em mais de 50 escolas.

Última atualização: 09-11-2015