Projecto IPMA na comunidade APP
Atualmente o IPMA, I.P. disponibiliza as versões das APP desenvolvidas, para sistema android e ios, através do "iPhone market" e “google Play” com a designação de "meteo@ipma" e "sismo@ipma". Estas APP resultaram de uma primeira iniciativa, lançada em em 2012, cujos objectivos foram balizados por: marcar a presença do IPMA, I.P. no mercado das app; disponibilizar informação meteorológica, sismológica e de âmbito corporativa; inovar na forma de disseminação da informação.

Título
Projecto IPMA na comunidade APP

Entidade
Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.

Entidades parceiras
Eurotux, S.A.

Destinatários/Beneficiários potenciais
A crescente discussão e interesse em torno do clima da terra, nomeadamente dos fenómenos extremos, associado à facilidade na disseminação e comunicação de informação em diversos formatos, imagens, vídeos, entre as pessoas, direccionam este projeto para o universo de utilizadores, limitado apenas pela comunidade da cidadãos que utilizam as novas tecnologias, nomeadamente as APP.

Com esta nova forma de comunicar o IPMA, I.P. alargará o seu horizonte no que concerne aos utilizadores da sua informação, aproveitando ainda mais do potencial de utilizadores existente.

Em simultâneo este projeto permitirá:
• às diversas áreas do tecido socio-económico Nacional, nomeadamente os sectores da agricultura, transportes, construção civil, atividades maritimas, sector energético, atividades desportivas, usufruirem de mais dados/informações, contribuindo de uma forma efetiva para fins de planeamento e desenvolvimento da maior parte das suas atividades, para uma gestão mais eficaz e uma optimização dos seus processos de produtivos.
• ao atual sistema de protecção civil, do qual o IPMA, I.P. é entidade integrante, utilizar as funcionalidades e informação/dados associadas a estas plataformas potencializando a componente colaborativa, elementos que contribuirão significativamente para maximizar a eficiência do sistema.

Ponto de Situação
Atualmente o IPMA, I.P. disponibiliza as versões das APP desenvolvidas, para sistema android e ios, através do "iPhone market" e “google Play” com a designação de "meteo@ipma" e "sismo@ipma".

Estas versões foram desenvolvidas sobre interface simples e intuitivo, permitindo a qualquer momento e em qualquer lugar, com acesso Wi-Fi ou 3G, consultar a informação disponibilizada.

Estas APP resultaram de uma primeira iniciativa, lançada em em 2012, cujos objectivos foram balizados por: marcar a presença do IPMA, I.P. no mercado das app; disponibilizar informação meteorológica, sismológica e de âmbito corporativa; inovar na forma de disseminação da informação.

No entanto resultado do crescente número de utilizadores destas plataformas e do feedback obtido no que concerne à quantidade de informação disponibilizada, à forma pouco apelativa e aos problemas aplicacionais identificados, o IPMA, I.P. lançou, em 2013, uma nova iniciativa deste projeto, tendo em vista uma melhoria na forma e na quantidade de informação disponibilizada.

Atualmente, e resultado das ações executadas no decorrer de 2013, o projeto passou a disponibilizar informação em 2 segmentos temáticos:

  • Segmento meteorológico, para o qual foi estabelecido estaria disponível a previsão estado tempo até 10 dias bem como a informação do estado do mar, índice ultravioleta e informação detalhada sobre os avisos meteorológicos, por distrito e/ou região. A APP disponibiliza ainda um formulário interactivo no qual o utilizador poderá comunicar com o IPMA, I.P., enviando o resultado desse formulário para o centro de vigilância meteorológica do IPMA, I.P. e tornando-o público na comunidade virtual desenvolvida, meteoglobal.
  • Segmento sismológico, disponibiliza dados relativos à atividade macrosísmica, recorrendo à representação espacial e tabular, e informação relacionada com os comunicados sismológicos.

Comum a este dois segmentos é ainda disponibilizada informação relativa às noticias corporativas do IPMA, I.P.

 

Taxionomia
Identificação da área de enquadramento e aplicação da Iniciativa.

Descrição breve
O projeto das APP do IPMA, I.P. está enquadrado na estratégia definida para a comunicação e partilha de informação.

Em termos da presença do IPMA, I.P. no universo das APP a estratégia passa por desenvolver, independentemente, cada de negócio dentro do conceito corporativo. Esta estratégia, alicerçar-se-á no desenvolvimento de diferentes APP para cada identidade definida, sendo que, cada uma das áreas de negócio do IPMA, I.P. integrará e disponibilizará informações/dados resultantes das suas atividades.

Meteorologia,  definida pela designação “meteo@ipma”; sismologia definida por “sismo@ipma” e para a área da informação relativa ao mar será definida “mar@ipma” e para apoio agricultura será definida a agro@ipma.

Não obstante este facto é imperativo manter o conceito corporativo em cada uma destas APP, bem como uma ligação à informação corporativa definida.

Neste sentido o projecto em termos gerais, tem como objectivo:

  • Aproximar e aumentar o número de utilizadores/cliente da informação do IPMA, I.P.;
  • Aumentar o número de utilizadores da informação do IPMA, I.P.;
  • Melhorar a presença do IPMA, I.P. no mercado das APP;
  • Inovar, em termos tecnológicos e de design;
  • Estimular e fortalecer o conceito corporativo dos colaboradores do IPMA, I.P.;
  • Maximizar o potencial das observações efectuadas pelos voluntários para fins operacionais;
  • Diversificar a oferta de produtos segmentados por áreas de negócio;

Descrição pormenorizada
A competência, o dinamismo e a velocidade de reacção são factores determinantes para o sucesso das organizações no mundo em que nos movemos.

A crescente discussão e interesse nos temas da sismicidade e meteorologia, no âmbito do clima da terra, associado à facilidade de comunicação, nomeadamente no que concerne à enorme facilidade na disseminação de informação em diversos formatos, imagens, vídeos, escritas que os cidadãos actualmente têm, fazem com que as Intituições, com responsabilidades nas áreas em questão, se posicionem e participem ativamente nas discussões geradas entre os cidadãos interessados, com o objectivo de permitir um melhor esclarecimento, partilha de conhecimento, entre todos.

Consciente destes factos o IPMA, I.P. definiu uma série de iniciativas no âmbito da disponibilização de informação: via APP e comunidade virtual na internet, estabelecendo um novo canal, bidireccional, de comunicação com a população, estreitando a relação entre ambos.

As iniciativas definidas para o projeto permitirão ao IPMA, I.P.:

  • inovação na forma de comunicar com os utilizadores da informação do IPMA, I.P.;
  • novas funcionalidades no processo de disponibilização de informação;
  • mais proximidade com os cidadãos;
  • melhor desseminação de informação imprescindivel na salvaguada de vidas e bens;
  • integração entre os projetos, comunidade “meteoglobal” e APP;
  • criação de plataformas temáticas, do IPMA, I.P., no universo da APP ;
  • mais informação das diferentes áreas de negócio do IPMA, I.P.;
  • melhoria na forma de apresentação da informação;

A estratégia de implementação deste projecto permitirá as diferentes áreas de negócio do IPMA, I.P. disponibilizarem a informação/dados por si produzidos. Esta segmentação da informação, APP específica para as diversas áreas de negócio, permitirá a dinamização e promoção dessas mesmas áreas bem como a divulgação da informação/dados de uma forma mais directa e objetiva entre o Instituto e os utilizadores dos diversos tipos de informação. Seguindo esta orientação as àreas temáticas que o projecto integrará serão:
• Atmosfera, através da área da meteorologia;
• Geofisica, com a área da sismologia;
• Mar, com a componente da meteorologia maritima;
• Agricultura, com a agrometeorologia


meteo@ipma

A informação de cariz meteorológica mais procurada é a previsão do estado de tempo para o período de 10 dias. Respondendo ao desafio que este facto coloca, a versão da APP relativa à previsão meteorológica integra:
• mais de 300 localizações em Portugal, sendo que a tecnologia que suporta esta previsão junta o melhor modelo meteorológico global, desenvolvido e operado pelo Centro Europeu de Previsão de Tempo a Médio Prazo, com os modelos de alta resolução operados pelo IPMA;
• previsões meteorológicas com integração horária e tri-horária para a atmosfera e o estado do mar
• informação relativa à previsão do valor máximo do índice Ultra-Violeta;
• apresentar a informação com periodicidade horária, para os 3 primeiros dias, periodicidade tri-horária do 3 ao 5 dia e periodicidade diária do 5 dia em diante;
• incluir a informação, detalhada, relativa aos avisos meteorológicos para cada distrito;
• associar aos locais com informação de mar, a informação costeira disponibilizada para as praias, atualmente periodicidade tri-horária;
• permitir o envio de comunicados, com inclusão dos conteúdos multimédia previstos, directamente para a plataforma meteoglobal;

Esta APP incorporou:
• solução com design mais apelativo e actual;
• componentes/funcionalidades em ambiente IOS e ANDROID;
• melhoria em termos de usabilidade;
• melhoria na navegabilidade;
• mais rapidez na atualização da informação;
• recorrer aos dados integrados na base dados que suporta a informação para o site do IPMA;

sismo@ipma
A APP do segmento relacionado com a informação sismológica inclui:
• informação macrossísmica, consultável em forma tabular e em representação em mapa geoferenciado, recorrendo à simbologia adaptada do sítio de internet oficial do IPMA, I.P., respeitando as caracteristicas.
• funcionalidade de navegação em mapa georeferenciado, permitindo assim e tomando como referência os registos macrosísmicos disponíveis em formato tabular, uma ligação interactiva para o mapa georeferenciado na posição de latitude longitude correspondente. As posições identificadas no mapa georeferenciado são identificadas de acordo com a simbologia adoptada no atual mapa do site do IPMA na área da atividade sísmica.
• informação relativa aos mapas, ficheiros em forma de imagem, resultado da aplicação shakemap e os comunicados sismológicos ordenados por ordem cronológica.
• é ainda disponibilizado ao utilizador uma lista de informações utéis no que respeita às ações a tomar em caso da ocorrência de sismo.

Com a implementação deste segmento do projecto das APP, da área da sismologia o IPMA, I.P. pretendeu:

  • design mais apelativo e actual;
  • melhoria em termos de usabilidade;
  • inovar na forma de comunicar;
  • componentes/funcionalidades em ambiente IOS e ANDROID;
  • solução de consulta da informação em mapa georeferenciado;
  • listagens de eventos, com ligação à representação em mapa;
  • solução de mapas baseada em tecnologia opensource;
  • listagem de informação relativa às medidas em caso de sismo;

Tecnologia
A aplicação Meteo@IPMA foi implementada para as plataformas iPhone e smartphones Android, utilizando um design coerente para as duas apps.

A implementação baseou-se na plataforma Apache Cordova, uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações móveis híbridas, isto é, aplicações baseadas numa estrutura nativa da plataforma (iOS ou Android), mas com uma implementação core baseada em HTML5 (HTML, CSS e JavaScript), esta estratégia permitiu uma maior racionalização dos custos de implementação, sendo grande parte do trabalho reaproveitado entre as duas plataformas.

A plataforma Apache Cordova permite o desenvolvimento de aplicações híbridas mantendo as funcionalidades mais comuns associadas ao dispositivo, nomeadamente ligação à câmara fotográfica, localização geográfica, sistema de ficheiros e outras funcionalidades. Esta plataforma é distribuída sob licença de código aberto (Apache License 2.0), compatível com a GNU GPLv3.

Recomendações
Da experiência resultante da implementação do projecto das APP do IPMA, nomeadamente do segmento relacionado com informação sismológica, destacamos alguns pontos relevantes, no nosso entender, para o sucesso de iniciativas com as caracteriticas semelhantes:
• existência de um plano de comunicação da Instituição é fundamental para alicerçar este tipo de iniciativas, que na sua essência tem como um dos principais objectivos comunicar.
• identificar os objectivos primários da iniciativa é determinante para a elaboração do projecto.
• benchmarking relacionado com o tipo de informação a disponibilizar.
• definir de forma clara e concisa os requisitos do projecto, quer em termos tecnológicos e funcionais. Não menos importante será integrar, no documento de requisitos, a caracterização detalhada, metadados, da informação/dados a disponibilizar na plataforma.
• selecção do parceiro, baseado não apenas em factores economicamente vantajosos.

Próximas Acções
O rumo tracado pelo IPMA, I.P. em termos da sua presença nas plataformas de comunicação, vulgo designadas por APP, foi balizado pela estratégia, na qual foi definido que, serão desenvolvidas de diferentes APP para cada área de negócio do IPMA, I.P. e disponibilizarão informações/dados resultantes das suas atividades.

Neste sentido as próximas ações do projeto APP do IPMA, I.P. serão enquadradas pelo:
• estender da presença do IPMA, I.P. para a plataforma windows phone, alargando ainda mais o horizonte de utilizadores da sua informação;
• integrar solução de formulário interactivo, para a recolha de informação/dados sismológicos, que servirão de input ao sistema Nacional de monitorização de eventos sísmicos, nomeadamente para avaliação dos impactos macrossismicos ;
• implementar solução alarmística na APP sismológico;
• desenvolvimento da área da informação no âmbito do mar, “mar@ipma”, recorrendo para o efeito à informação gerida e disponibilizada pelo IPMA, I.P., de acordo com a politica de dados para o Mar;
• implementação da APP no âmbito do apoio à agricultura, “agro@ipma”, recorrendo para o efeito aos produtos gerados no IPMA, I.P.;
• alargar e melhorar a informação, disponibilizada nas atuais APP, relacionada com os sistemas de observação que o IPMA, I.P. dispôem, nomeadamente a inclusão de imagens do sistema radar meteorológico, imagens de satélite e informação das redes de observação de superficie.

Ponto de Contacto
Identificação dos dados do interlocutor directo, ou de outros responsáveis pela Iniciativa, como por exemplo nome, função que desempenha na respectiva entidade, telefone e e-mail, com vista a facilitar o contacto directo dos potenciais interessados com os mesmos.
Ricardo Deus, técnico superior, telefone (351) 218 447 000, email ricardo.deus@ipma.pt
Filipe Ferreira, técnico superior, telefone (351) 218 447 000, email filipe.ferreira@ipma.pt

Anexos
Notícia publicada na página de internet no site institucional do IPMA:
http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/arquivo/2014/app-102014.html

Notícia publicada na página de internet do parceiro da iniciativa:
http://eurotux.com/noticias/ipma-disponibiliza-app-na-area-de-sismologia

Site
Página de internet no site institucional do IPMA:
http://www.ipma.pt/pt/produtoseservicos/index.jsp?page=app-sismo.xml
Página de internet no site para sistemas Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.ipma.sismo&hl=pt_PT
Página de internet no site para sistemas IOS:
https://itunes.apple.com/pt/app/sismo-ipma/id924860056?mt=8

Resultados
O desenvolvimento deste projecto envolveu diversas acções possiveis apenas pelo excelente trabalho de equipa, quer no que concerne aos diversos sectores de informação/dados do IPMA, bem como com articulação com o parceiro de desenvolvimento.

Os resultados esperados, em praticamente todos os planos definidos, foram amplamente superados. De realçar o alcançe, em termos de download da APP da sismologia que, até 31 dezembro 2014, foi aproximadamente 5.000 downloads e a pontuação obtida junto dos utilizadores que participaram no processo de votação ficou acima da pontuação 4 (no intervalo de 1-5).

Última atualização: 25-11-2015