Prescrição de Medicamentos Electrónica
O Hospital de Santa Maria implementou uma nova aplicação informática, que teve início em simultâneo com a inauguração do Centro de Ambulatório a 2 de Outubro de 2006, com o objectivo de adaptar a receita médica à forma electrónica.

Iniciativa: Prescrição de Medicamentos Electrónica
Entidade: Hospital de Santa Maria
Destinatários/Beneficiários: Utentes, médicos e farmacêuticos
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Em curso
Site: www.chln.min-saude.pt


A implementação da "Prescrição de Medicamentos Electrónica" para Ambulatório no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) visa simplificar o processo de registo de medicamentos ao utente, utilizando eficazmente o formulário do Centro Hospitalar. A qualquer momento será possível saber quem prescreve, quando e, em que contexto, através de fornecimento da informação on-line ao Utilizador.

Com base no Desktop do Médico é possível aceder ao histórico do Utente, efectuar a prescrição de medicamento, de uma forma simples e intuitiva, por grupo fármaco-terapêutico, princípio activo e marca comercial.

Como nota, convém referir que, em todo o Centro Hospitalar Lisboa Norte, paralelamente ao arranque da dose unitária evolui-se para este processo de prescrição. O rastreamento total do circuito do medicamento completa-se com a prescrição on-line, seguida da correspondente validação pelo farmacêutico e o registo da administração no sistema informático, pelo pessoal de enfermagem.

Próximas Acções

No futuro, será possível que o médico tenham informação on-line relativa às interacções farmacológicas potencias com os fármacos que prescreve bem como um alerta sobre os efeitos adversos medicamentosos, o que muito contribuirá para prevenir a iatrogenia medicamentosa.

Este projecto será alargado progressivamente aos vários serviços à medida que for alterado o método de distribuição. Está igualmente previsto o início da prescrição electrónica de medicamentos nas consultas externas, quer para os medicamentos a levantar na farmácia de ambulatório do Hospital de Santa Maria, quer na farmácia de oficina.

Resultados
  • Diminuição do erro inerente à leitura incorrecta da escrita nas receitas manuscritas - o que, só por si, justifica este formato electrónico - mas também o facto da informação dirigida ao doente ser mais completa por não poder haver omissão da posologia; 
  • A marcação da próxima consulta ser feita pelo médico, no sistema informático e este formato de prescrição dispensar vinhetas e carimbos, o doente, após a consulta, pode dirigir-se para o exterior sem necessitar de mais filas de espera; 
  • Renovação do receituário está facilitada para o médico através da utilização de uma aplicação que contém o histórico das prescrições do doente;
  • Torna mais rigoroso e agiliza o processo de prescrição;
  • Traz ganhos importantes em conforto para o doente e em eficiência para os médicos e para a instituição.
Ponto de Contacto

António Pedro Machado
Coordenador Adjunto do Centro de Ambulatório do CHLN


 Fonte: portal do Centro Hospitalar de Lisboa Norte