Portal do Cidadão
O "Portal do Cidadão" é um canal online de acesso privilegiado aos serviços prestados pela Administração Pública, bem como a informações ou conteúdos diversos. O objectivo do portal é facilitar o relacionamento entre os cidadãos e a Administração Pública, permitindo que os cidadãos acedam comodamente aos serviços públicos sem sair de casa.

Iniciativa: Portal do Cidadão
Entidade: AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P.
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos nacionais e estrangeiros
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído
Custos envolvidos: 1 Milhão de euros
Site: www.portaldocidadao.pt

Lançado a 17 de Março de 2004, o Portal do Cidadão pretende ser o ponto de contacto online entre os cidadãos e a Administração Pública, disponibilizando, num único sítio, informações e conteúdos acessíveis a qualquer hora ou lugar.

O portal integra vários serviços, tais como o Pedido de Certidões Online, a Alteração de Morada, serviços online com Cartão de Cidadão e simuladores, além de disponibilizar informação diversa, como o Directório do Administração Pública (SIOE), notícias sobre o sector público, a meteorologia, a agenda ou o trânsito.

A zona de serviços e informação consubstanciada na visão das necessidades concretas dos Cidadãos – “Dossiers”“Perdi os meus documentos, o que devo fazer?” ou “Preciso contratar uma empregada doméstica”, “Que descontos devo fazer na Segurança Social?” é uma das mais valias do Portal a par com a taxionomia “Eu Cidadão e...”.

A mobilização dos organismos foi e continuará a ser o grande desafio, que envolve a interiorização das vantagens de utilização do portal, o design da taxionomia, os conteúdos e a reengenharia de processos pelas entidades que participam no projecto.

Recomendações

O dinamismo da rede de contactos do Portal do Cidadão tem-se mostrado com o elemento-chave para o sucesso deste projecto, todos colaboram para um objectivo comum que é prestar a melhor informação ao cidadão.

Na equipa, o espírito crítico e atento às necessidades dos cidadãos, bem como aos serviços que a Administração Pública disponibiliza, é fundamental para garantir a actualidade do Portal do Cidadão a cada dia.

Articulação de todas as pessoas envolvidas (cerca de 500 pessoas), de forma continuada e flexível, só tendo sido possível graças ao planeamento detalhado inicialmente elaborado e a uma organização de suporte bem estruturada.

Próximas Acções

Além da contínua evolução dos serviços e informação que diariamente o Portal do Cidadão disponibiliza, pretende-se estimular a desmaterialização de alguns serviços recorrendo à autenticação do Cartão de Cidadão e assim aumentar a oferta de serviços com recurso ao novo documento de identificação.

Em termos tecnológicos, o desenvolvimento do Portal do Cidadão 2.0 é a grande meta, passando a oferecer a todos os utilizadores mais funcionalidades colaborativas e de interacção, entre outras.

 

 

Anexo

Apresentação sobre o Portal do Cidadão - AMA, 23 de Maio de 2008 (ppt, 3,44 MB)

Resultados

  • Disponibilização de mais de 900 serviços públicos online, por um total de mais de 160 entidades;
  • Registo de uma média de 3,5 milhões de páginas vistas por mês e um volume de utilizadores registados activos na ordem dos 450 mil (valores actualizados à data de Julho 2009).
Ponto de Contacto

Ana Sofia Figueiredo
Agência para a Modernização Administrativa, I.P.
Tel: (+351) 217 231 200
ana.figueiredo@ama.pt 
Lusofonia
 Última Actualização: quarta-feira, 29 de Julho de 2009