Portal de Serviços do Governo Federal
É uma plataforma centralizada que facilita cidadãos e empresas a acessarem os serviços públicos federais, tais como seguro-desemprego, a farmácia popular, o financiamento estudantil, dentre outros. O portal reune informações sobre diversos serviços do governo federal de forma compreensível ao cidadão comum, e indica quais serviços podem ser realizados por meio digital, além de outras funcionalidades, aproximando o cidadão da solução.

Título
Portal de Serviços do Governo Federal

Entidade
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Destinatários/Beneficiários potenciais
O público-alvo do Portal são os cidadãos e as empresas demandantes de serviços do Governo Federal brasileiro. O Portal também representa um novo modelo de publicação e evolução gradual de serviços que permite uma interação racional e não onerosa entre os órgãos públicos e a sociedade.

Ponto de situação
Em curso.

Custos envolvidos
A concepção e o desenvolvimento do Portal de Serviços custou ao governo brasileiro cerca de R$ 850.000,00, e o custo mensal de manutenção é de aproximadamente R$ 55.000,00.

Descrição breve
É uma plataforma centralizada que facilita cidadãos e empresas a acessarem os serviços públicos federais, tais como seguro-desemprego, a farmácia popular, o financiamento estudantil, dentre outros. O portal reune informações sobre diversos serviços do governo federal de forma compreensível ao cidadão comum, e indica quais serviços podem ser realizados por meio digital, além de outras funcionalidades, aproximando o cidadão da solução. Mais informações podem ser encontradas em https://servicos.gov.br.

Tecnologia
A concepção da ferramenta se deu por desenvolvimento externo, por meio de Fábrica de Software.
Ferramentas utilizadas:
No navegador:

  • HTML 5, SASS, jQuery, Modernizr, Mithril.js;

No servidor:

  • Java 8, Lombok, Tomcat, Slf4j, Spring Data, Thymeleaf, Markdown, Pegdown, Slugify, ElasticSearch, PostgreSQL, FlywayDB;

Para operações:

  • CentOS, RPM, Yum, HAProxy, Docker, Logstash, Logspout, Kibana, cAdvisor.

Eventuais constrangimentos
Algumas dificuldades estão relacionadas à má qualidade da descrição dos serviços pelos órgãos e a própria natureza complexa de alguns serviços prestados pelo governo que necessitam de melhorias.

Resultados
Desde o lançamento da nova plataforma em 2015, o número de acessos no Portal vem crescendo constantemente, passando de uma média de 12 mil acessos mensais em 2013 para uma média de aproximadamente 1,3 milhões acessos mensais no ano de 2015, número que continua crescendo.

Além de ser mais acessado, melhorou o engajamento do cidadão por meio da página, indicador simbolizado pelo aumento do tempo na página (de 1 min em Abril/Maio de 2015 para 2 min em Junho/Julho de 2015), e a queda na taxa de rejeição (de 61% em Abril/Maio de 2015 para 48% em Junho/Julho de 2015)

Recomendações
Recomenda-se que os órgãos capacitem alguns dos seus servidores para a inscrição de serviços no portal de forma padronizada, inteligível e acessível para os cidadãos comuns, pois são os maiores usuários dos serviços do governo.

Próximas Acções
Atualmente está em curso no governo federal oficinas de capacitação com os órgãos, onde os responsáveis em cada órgão são treinados para que os próprio órgão inscrevam os serviços que ainda não constam do Portal. A partir daí, os órgãos serão capazes de alimentar o Portal com todos os serviços que oferecem à sociedade.

Outras ações dizem respeito ao desenvolvimento de novas funcionalidades para o portal, como por exemplo, um sistema de avaliação dos serviços com a possibilidade de adição de comentários, além do investimento em um canal de relacionamento direto com a sociedade visando melhorar os serviços do ponto de vista do cidadão.

Ponto de Contacto
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Tecnologia da informação
Departamento de Governo Digital - Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 3º andar - Brasília/DF
Telefone: +55 61 2020 1319 - CEP: 70.046-900.

Última atualização: 09-06-2016