Portal das Experiências Culturais
O “Portal das Experiências Culturais” disponibiliza e articula as ofertas artístico-culturais, com os projetos desenvolvidos em contexto escolar, permitindo aos alunos, docentes e agentes culturais promotores destas iniciativas partilharem os seus projetos.
Título
Estratégia Nacional para a Educação e Cultura (ENEC) - Portal das Experiências Culturais
Entidade
Iniciativa do Ministério da Educação e Ciência e da Secretaria de Estado da Cultura.
Entidades parceiras
A ENEC é operacionalizada através de Protocolo de colaboração institucional pela Direção – Geral da Educação (DGE), Direção- Geral das Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, (GEPAC), Direção – Geraldo Património Cultural (DGPC), Direção- Geral das Artes (DGARTES), Direção – Geral do Livro, das Bibliotecas e Arquivos (DGLAB), Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
A EVERIS com sede social na Praça Duque de Saldanha 1, 1050 Lisboa 21 330 1020- foi a empresa que desenvolveu o Portal das Experiencias Culturais .
Destinatários/Beneficiários potenciais
Os destinatários principais são as crianças e os jovens de toso os níveis de ensino público (4-18). Também as instituições de culturais e todos os profissionais da área da Cultura, artistas e todos os docentes do ensino público são destinatários diretos. Como destinatários indiretos é toda a comunidade, com especial relevância as famílias.
Ponto de Situação
O desenvolvimento do Portal está concluído na sua 1ª fase, sendo que haverá uma segunda fase para desenvolver funcionalidades que, ao longo deste ano, se verifiquem necessárias.
As ações de divulgação e de formação estão em fase de planeamento para serem desenvolvidas a partir de janeiro de 2016.
Taxionomia
Educação e Cultura
Descrição breve
A ENEC é uma iniciativa do Governo Português, concebido e desenvolvido em articulação entre os Gabinetes dos Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e o Secretário de Estado da Cultura, que pretende implementar um plano de ação a longo prazo, nas áreas da educação, das artes e da cultura e visa contribuir para uma maior presença das atividades artísticas e culturais em todos os níveis de escolaridade, desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário. Simultaneamente, a ENEC permitirá visualizar as ações já em curso, valorizando o seu impacto nas áreas da educação e da cultura, designadamente projetos desenvolvidos em ambiente escolar, programas dos serviços educativos das instituições culturais, iniciativas de artistas e formadores de artes.
De entre várias dimensões levadas, a ENEC, numa primeira fase, procurou-se efetuar a caracterização das atividades e colaborações existentes entre entidades na tutela dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação e da cultura, bem como desenvolver e colocar em funcionamento o “Portal das Experiências Culturais”, que disponibiliza e articula as ofertas artístico-culturais, com os projetos desenvolvidos em contexto escolar, permitindo aos alunos, docentes e agentes culturais promotores destas iniciativas partilharem os seus projetos. Além deste sistema de partilha de dados, um dos eixos fundamentais do Portal é a possibilidade de registo das atividades culturais realizadas pelos alunos ao longo do seu percurso escolar, de modo a criar-se um historial de experiências que culminem na emissão de uma “biografia cultural” do aluno.
Descrição pormenorizada
A articulação entre as duas áreas da governação foi objeto da elaboração do documento orientador para a ENEC, a publicação do Despacho n.º 14421/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º231, de 28 de novembro, através do qual foi instituído o Grupo de Projeto destinado à implementação da Estratégia Nacional para a Educação e Cultura (GPENEC), na dependência dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da cultura e da educação; e Despacho n.º 15293/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º 243,de 17 de dezembro, através do qual se procedeu à nomeação dos membros do GPENEC em representação dos organismos das duas tutelas envolvidas na ENEC. Foi assinado em 29 de setembro um Protocolo Institucional entre as várias instituições envolvidas.
O projeto desenvolveu-se de acordo com os seguintes eixos de intervenção:
EIXO 1 – Caraterização das atividades culturais- artísticas- Esta ação consistiu na aplicação de um questionário dirigido aos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e às instituições culturais do país, cujo objetivo foi fazer um “mapeamento” a nível nacional, das atividades desenvolvidas nos contextos artístico- culturais, permitindo a recolha de elementos para a análise e tomada de decisão no âmbito das políticas públicas nas áreas da Educação e Cultura. Pretendeu-se também promover a emergência de novos planos de ação que promovam a avaliação e a investigação relativas ao binómio cultura/educação.
EIXO 2 - Plataforma digital de Informação e Interação Culturais ”Portal das Interações Culturais” – A plataforma disponibiliza e articula as ofertas culturais- artísticas das dos diferentes organismos, com os projetos desenvolvidos ou a desenvolver em contexto escolar, permitindo aos alunos, docentes e agentes culturais promotores destas iniciativas partilharem os seus projetos. Deste modo, a plataforma constitui-se como um recurso tecnológico facilitador de relações entre os vários territórios, estimulando ligações de maior proximidade entre a escola e as entidades culturais. Para além de sistema de partilha dinâmica e sistemática de dados, a plataforma digital visa o registo das atividades culturais realizadas pelos alunos ao longo do seu percurso escolar, de modo a criar-se um historial de experiências que culminem na emissão de uma “biografia cultural” do aluno.
A Plataforma é constituída por duas áreas: uma disponível ao público em geral, e a outra de acesso reservado (Backoffice) assegurando três tipos de acessos: público, entidades culturais, docentes. O acesso dos alunos terá lugar no ano de 2016/17, aquando da entrada em funcionamento do Sistema Integrado de Gestão dos Alunos (SIGA).
A área pública está disponível para todos os utilizadores, apresentando informação relevante sobre os objetivos da ENEC e da plataforma digital, possibilitando ainda o acesso a áreas de trabalho privadas destinadas a utilizadores credenciados, a qual será disponibilizada, através de um site público.
Foram contemplados os seguintes acessos:
Acesso Áreas Privadas:
As instituições e os agentes culturais- artísticos, docentes e utilizadores de Backoffice do “Portal de Experiências Culturais”, poderão aceder às suas áreas privadas através do link “Área Privada”. Após premirem o link será solicitado aos utilizadores que efetuem a sua autenticação (utilizador e palavra- chave), através do preenchimento de um formulário. A autenticação estará integrada com os atuais sistemas de autenticação / segurança existentes.
Área de Contactos
Os utilizadores podem consultar os contactos (e.g. morada, telefone, e-mail) referentes ao “Portal de Experiências Culturais” e terão ainda a possibilidade de solicitar o registo de novas instituições e agentes culturais- artísticos. Ao premir o link de solicitação de registo será criado um e-mail pré- preenchido com a informação necessária para o registo de uma nova entidade. Posteriormente, os utilizadores de Backoffice efetuarão o registo da nova instituição ou agente cultural-artístico, no portal
Instituições e Agentes Culturais- Artísticos
As instituições e os agentes culturais- artísticos poderão aceder à sua Área Privada, através do site público, na qual têm a possibilidade de gerir dados da instituição e gerir atividades / iniciativas (listar, publicar e editar).
Área Privada Instituições e Agentes Culturais Artísticos
Após estarem registadas as instituições e os agentes culturais - artísticos têm a possibilidade de aceder à sua área trabalho privada (HomePage), na qual são disponibilizadas as funcionalidades disponíveis para o seu perfil, tais como: gestão dos dados da instituição e do agente cultural - artístico, gestão de atividades (listar, criar e alterar).
Gestão dos dados da instituição e do agente cultural - artístico
As instituições e os agentes culturais terão a possibilidade de gerir os seus dados de forma autónoma, podendo alterá-los através de um formulário de edição, como por exemplo: nome da entidade; Número de Identificação Fiscal; data da fundação; tipo de entidade; natureza jurídica, natureza da atividade; área artístico-cultural dominante; morada da sede; coordenadas GPS (da Sede);telefone; E-mail institucional; Website; Skype; redes sociais e Historial.
As instituições e os agentes culturais poderão listar as suas atividades / iniciativas, e ordená-las através de um conjunto de campos pré-definidos. A partir desta funcionalidade, os utilizadores terão a possibilidade de consultar e editar os detalhes associados à atividade / iniciativa. A listagem apresenta a informação mais relevante.
Através da funcionalidade de registo, as instituições e os agentes culturais poderão criar as suas / iniciativas/atividades e publicá-las na plataforma, de forma a ficarem disponíveis para os docentes. As atividades / iniciativas podem ser registados através do preenchimento de um conjunto de informaçã,. Ao registar a iniciativa/ atividade, será gerado um identificador único, em sistema, que irá permitir identificar a iniciativa / atividade de forma inequívoca. As atividades / iniciativas criadas ficam associados à instituição ou agente cultural que criou a atividade.
Área dos docentes
Os docentes, através da sua área privada, podem gerir dados pessoais, consultar as atividades / iniciativas ativas publicados pelas instituições, consultar as atividades / iniciativas assistidas e efetuar a manutenção das mesmas, gerir projetos culturais e emitir a “ biografia cultural do aluno” com as atividades / iniciativas assistidas.
Área privada dos docentes
Após estarem registados, os docentes têm a possibilidade de aceder à sua área privada de trabalho (HomePage) na qual são disponibilizadas as funcionalidades disponíveis para o seu perfil, como por exemplo: listar atividades / iniciativas ativas; atividades / iniciativas assistidas; manutenção de atividades / iniciativas Assistidas; pesquisa de projetos culturais; manutenção de projetos culturais; emissão da “ Biografia cultural”
Através da funcionalidade de Listar Atividades / iniciativas Ativos os professores terão a possibilidade de pesquisar atividades / iniciativas ativas, ou seja, que tenham sido publicados pelas instituições e agentes culturais. Os docentes terão a possibilidade de “refinar” a lista de atividades / iniciativas através de um conjunto de campos de filtros (simples e avançados), como por exemplo: nº de Identificação Único da Entidade; nº de Identificação Único da Atividade; título da atividade; tipo de atividade; área artístico-cultural abrangida; descrição da atividade; duração (nº de horas);data de início e de fim; público-alvo e nível de ensino.
Os docentes terão a possibilidade de criar projetos culturais. Os projetos culturais funcionam como agregadores de atividades / iniciativas. O registo será efetuado através do preenchimento de um formulário com um conjunto de informação (e.g. título; ano Letivo; escola; identificação das atividades / iniciativas).
Emissão da “Biografia Cultural”
Através da funcionalidade de emissão da “Biografia Cultural”, os docentes poderão escolher o aluno ou o conjunto de alunos (e.g. uma turma completa) para os quais pretendem emitir a “biografia cultural”. A biografia cultural irá conter todas as atividades / iniciativas em que o aluno participou durante o ano letivo (e.g. titulo, data de realização…)
Próximas Ações
As próximas ações serão sessões de apresentação por região às instituições culturais e educativas. Também estão previstas ações de sensibilização de docentes para a criação dos projetos culturais.
Ponto de Contacto
Coordenação da iniciativa: Elisa Marques responsável da Equipa de Educação Artística da Direção- Geral da Educação, Ministério da Educação e Ciência.
Contactos: elisa.marques@dge.mec.pt
Telefone:213936861
Anexos
http://videos.sapo.pt/rnzJUsvK3zzGHtaBT472
http://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-artistica/portal-das-experiencias-culturais-itinerarios-para-uma-biografia
http://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-artistica/portal-das-experiencias-culturais
http://www.gepac.gov.pt/portal-das-experiencias-culturais.aspx
http://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/not%C3%ADcias/241/Ver%20Not%C3%ADcia?dDocName=022011626&dID=36782
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=779301
Site
www.educacaocultura.gov.pt
Resultados
A primeira fase da iniciativa - Construção do Portal das Experiencias Culturais- está concluída, na qual estão inscritas todos os agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas. As instituições culturais estão a fazer o seu processo de registo e a inscrição das suas iniciativas culturais para o público escolar de todos os níveis de ensino (4-18 anos).
Última atualização: 30-11-2015