Portal da Cultura
O Portal da Cultura constitui uma ferramenta há bastante tempo necessária para disponibilizar ao público, de uma forma integrada e on-line, os serviços culturais municipais do Porto e informação acerca desses serviços e equipamentos culturais da CMP.

Acessível através do Balcão de Atendimento Virtual, tem como objectivos a promoção e divulgação dos serviços culturais e das acções culturais do município; o potenciar o acesso on-line aos diferentes serviços disponibilizados; Facilitar o acesso à informação e combater a info-exclusão.

Iniciativa: Portal da Cultura
Entidade: Câmara Municipal do Porto
Destinatários/Beneficiários potenciais: Todas as pessoas interessadas em obter informações acerca dos serviços culturais da CMP
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído  

O Portal da Cultura disponibiliza a qualquer utilizador, via formulário on-line, os seguintes serviços:
  • Reprodução documental – este formulário substitui uma série de diferentes formulários, existentes anterioremente nos diferentes departamentos, para fins semelhantes. 
  • Ficha de Inscrição Leitor 
  • Ficha de marcação actividade/ visita - este formulário substitui uma série de diferentes formulários, existentes anteriormente nos diferentes departamentos, para fins semelhantes. 
  • Consulta presencial 
  • Submissão Projectos Sair da Gaveta
A par com a construção do Portal de Cultura, foram adquiridas aplicações web para as BD existentes, e foi instalado um sistema de bilhética. Além dos serviços acima elencados, passam a estar disponíveis, via Portal da cultura: 
  • Pesquisa documental a Bases de Dados, via interface web; 
  • Consulta de produtos à venda, via sistema de bilhética; 
  • Consulta sobre espaços municipais e sua utilização via sistema de bilhética; 
  • Requisição de espaços municipais, via sistema de bilhética; 
  • Venda Bilhetes on- line, via sistema de bilhética 
  • Informação on-line/ Serviço referencial virtual, interface webBD
Próximas acções

A médio prazo pretende-se aprofundar os conteúdos do Portal, dinamizar o Portal e divulgar junto dos utentes dos equipamentos culturais e utilizadores dos serviços culturais o recurso a este Portal e aos formulários para requisição de serviços.


Resultados

De final de Julho 2010 a meados de Dezembro 2010 o número de acessos ao Portal da Cultura foi de 3877 visitantes. Embora o Portal estivesse disponível via BAV desde Julho 2010, só em final de Novembro 2010 é que foi criado uma entrada directa da página principal do site institucional da CMP para o Portal da Cultura, pelo que até então o acesso acabava por ser feito somente por quem conhecia já o Portal e o testava.

A disponibilidade da Biblioteca Digital da BPMP online e o acesso web às colecções dos museus, arquivo e bibliotecas e património são ferramentas fundamentais para melhorar os acessos à investigação e conhecimento. Claramente esta disponibilização contribui para uma maior acessibilidade à cultura, nomeadamente em termos de investigação e produção de conhecimento.

Numa análise SWOT realizada no âmbito de um relatório do Projecto Cultura Organizacional de Cidadania e Orientação para o Cidadão foi referido, há uns anos, como ponto fraco, a falta de normas comuns:” não há uniformização de procedimentos.”

A criação do Portal da Cultura, dos formulários on-line e dos conteúdos para ambos claramente contribuíram para uma significativa melhoria em termos de uniformização de procedimentos na direcção municipal de cultura relativamente a: 
  • Formulários a usar 
  • Formas de pagamento; 
  • Locais e entrega de reproduções; 
  • Cobrança de portes de correio; 
  • Nomenclatura de actividades educativas; segmentação de públicos; tipologia de actividades e acções, etc 
  • Regras de reprodução
Além das melhorias significativas a nível de normalização e procedimentos, considera-se que, com vista a obtenção e monitorização de estatísticas, a implementação do Portal, dos formulários on-line e do sistema integrado de bilhética se constituem como ferramentas essenciais à modernização dos serviços.

Ponto de Contacto

Agostinho Cardoso
agostinhocardoso@cm-porto.pt
 
Adília Almeida
adiliaalmeida@cm-porto.pt

Isabel Santos
isabelsantos@cm-porto.pt
Última Actualização: terça-feira, 11 de Janeiro de 2011