Plataforma Trofa GoBusiness
A plataforma Trofa GoBusiness efetua a georreferenciação dos negócios locais do Concelho e tem como base a promoção de um contexto municipal facilitador da iniciativa empresarial, que valoriza e promove a genética empreendedora local, para captar novos investimentos e auxiliar os empresários já estabelecidos, bem como novos investidores internos e externos a promoverem e desenvolverem os seus projetos empresariais.

Título
Plataforma Trofa GoBusiness
 
Entidade
Câmara Municipal da Trofa

Entidades parceiras
Associação Empresarial do Baixo Ave

Destinatários/Beneficiários potenciais
Municípes do Concelho da Trofa, visitantes interessados em visitar e conhecer o Concelho, potenciais investidores internos e externos, agentes imobiliários e todos os agentes económicos a operar no território municipal.

Ponto de Situação
Em pleno funcionamento, tendo sido oficialmente lançada a 6 de novembro de 2015.

Custos envolvidos
A plataforma GoBusiness apresentou um custo elegível de 55.350,00€ (financiamento a 85%, custo para o Município de 8.302,50€), no âmbito da Candidatura SAMA - Sistema de Apoio à Modernização Administrativa - AAC 01-SAMA/2012 projeto 37217 (E-TROFA XXI).

Taxionomia
Território do Concelho da Trofa
 
Descrição breve
A plataforma Trofa GoBusiness efetua a georreferenciação dos negócios locais do Concelho e tem como base a promoção de um contexto municipal facilitador da iniciativa empresarial, que valoriza e promove a genética empreendedora local, para captar novos investimentos e auxiliar os empresários já estabelecidos, bem como novos investidores internos e externos a promoverem e desenvolverem os seus projetos empresariais.

Descrição pormenorizada
A plataforma Trofa GoBusiness tem como principal objetivo a publicação e a partilha de dados recolhidos sobre a atividade económica e imobiliária do Concelho da Trofa, assumindo-se como um interface entre empresários e agentes locais e regionais com influência na atividade económica, criando condições para um ambiente de negócios competitivo e fomentando o crescimento sustentado. Esta plataforma permite assim, a partilha de dados com potenciais investidores/empreendedores e gestores públicos com recurso às novas tecnologias de informação geográfica, possibilitando o aumento do nível de conhecimento do território, nomeadamente dos espaços dedicados à atividade económica/industrial e imobiliária, favorecendo a sua capacidade de inovação e promoção. A utilização desta plataforma é gratuita, e o carregamento dos dados referentes a cada empresa ou estabelecimento comercial, deve ser efetuado diretamente pelos proprietários ou seus representantes, mediante o registo no Site http://gobusiness.mun-trofa.pt/.

Tecnologia
A Plataforma Colaborativa Trofa GoBusiness é composta por uma arquitectura multicamada cliente-servidor. Do ponto de vista das tecnologias, o desenvolvimento da aplicação e sistema WEBSIG assentou na utilização e integração de software aberto disponível no mercado, tais como, linguagens de programação Java, Javascript, GWT e OpenLayers. Ao nível dos dados, foram utilizadas bases de dados em PostgreSQL juntamente com PostGIS e ainda, utilizado MapServer como servidor de mapas.

Recomendações
Esta plataforma  corporiza uma visão estratégica para a promoção da competitividade do Concelho da Trofa, no sentido de melhorar a sua atratividade para a iniciativa empresarial e a criação de riqueza, numa lógica de reforço da valorização das funções que desempenha na região e no país, nomeadamente em áreas como a economia, a criação de emprego, o reforço do turismo e a qualificação do comércio.

Foi efetuada uma sessão pública de lançamento e apresentação da Plataforma, junto dos empresários locais, durante um pequeno almoço empreendedor que resultou numa atividade mobilizadora do tecido economico local, tal como se pretendia.

Foi enviada uma Carta de Apresentação da Trofa GoBusiness a todos os empresários do Concelho da Trofa.

Foi realizada uma sessão de apresentação da Plataforma especialmente vocacionada para os agentes imobiliários do Concelho, destinatários ativos e preferenciais da Trofa GoBusiness. 
A Plataforma Trofa GoBusiness foi lançada tendo já um conjunto de informação de contexto carregada, designadamente escolas, autarquias locais, hospital, centros de saúde, bem como dados referentes à restauração e à hotelaria local, a fim de promover a vertente turistica da Plataforma.

Em simultanêo, a   Plataforma Trofa GoBusiness arrancou com um conjunto de grandes empresas de projeção nacional e internacional, já georreferenciadas a fim de se perceber as potencialidades deste instrumento, associando assim como utilizadores/fundadores empresas como a BIAL, a Frezite, a OFA, a Cerealis, a Saner, a Altronix, a Seguramos, entre outras.

Próximas Acções
Ações de Formação in loco nas imobiliárias do Concelho, a decorrer em janeiro de 2016.
Campanha de Comunicação Integrada de reforço da divulgação da Plataforma Trofa GoBusiness, a decorrer de janeiro a março de 2016.

Ponto de Contacto
Paula Oliveira (paulac.oliveira@mun-trofa) – Comunicação
Alice Santos (alicem.santos@mun-trofa.pt) – Urbanismo e Planeamento
Henrique Moura (henrique.moura@mun-trofa.pt) - Informática
Tel. 252409290 /968815125 (Paula Oliveira)

Anexos

Site
http://gobusiness.mun-trofa.pt/
 
Resultados
A Plataforma está em funcionamento pleno e em crescimento, disponibilizando informação sobre o tecido económico do Concelho, tal como identificação, caracterização e georreferenciação das empresas existentes e dos espaços destinados a alojar empresas e permite ainda a monitorização e análise da atividade económica, a disponibilização de serviços personalizados, o geomarketing e o geobusiness, em suma o apoio ao empreendedorismo, num ambiente digital acessível em qualquer local, a qualquer hora e com qualquer terminal.

 A Plataforma está em funcionamento pleno e em crescimento, disponibilizando informação sobre o tecido económico do Concelho, tal como identificação, caracterização e georreferenciação das empresas existentes e dos espaços destinados a alojar empresas e permite ainda a monitorização e análise da atividade económica, a disponibilização de serviços personalizados, o geomarketing e o geobusiness, em suma o apoio ao empreendedorismo, num ambiente digital acessível em qualquer local, a qualquer hora e com qualquer terminal.

Última atualização: 01-02-2016