Oficina do Idoso
O projecto "Oficina do Idoso" visa intervir na melhoria das condições de habitabilidade dos cidadãos idosos residentes no Município através da prestação de apoio domiciliário gratuito na área das pequenas reparações. Foi pioneiro na prestação desta tipologia de serviços ao nível nacional e decorre ininterruptamente desde 2001. Em 23 de Abril de 2009 a componente normativa do projecto foi densificada através de Regulamento Municipal, aprovado, nos termos legais, pela Assembleia Municipal de Sintra. É desenvolvido pela Divisão de Saúde e Acção Social.
 
Iniciativa:
Oficina do Idoso
Entidade: Câmara Municipal de Sintra
Destinatários/Beneficiários potenciais: Cidadão s idosos com 65 ou mais anos residentes no Concelho
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Em curso
Custos envolvidos: O Município assegura todos os encargos financeiros
Site: www.cm-sintra.pt  


As pessoas idosas constituem uma parte significativa da população. Cerca de 15% da população portuguesa tem mais de 65 anos.

As capacidades de adaptação do indivíduo vão diminuindo ao longo do processo de envelhecimento, as mudanças, a satisfação de pequenas necessidades podem tornar-se obstáculos.

Por tal o sentimento de apego à casa, às recordações, o manter o seu espaço/ambiente é uma demonstração da sua autonomia da sua independência.

Cabe às autarquias no âmbito das atribuições que lhe são cometidas no domínio da acção social contribuir para que o indivíduo possa envelhecer em segurança e com dignidade. Promover medidas que visem ou viabilizem melhorar a habitação e as condições em que vivem as pessoas idosas, é um contributo para a promoção de uma visão positiva do envelhecimento. A disponibilização de meios para minorar a degradação da qualidade de vida desta camada etária é uma atenção deste município para colmatar um dos muitos problemas sociais específicos que surgem nesta etapa da vida de cada um. Daí o surgimento do projecto.

Em termos operativos o contacto dos interessados efectiva-se através de uma linha gratuita ( 800 204 952 ) disponível 24 horas por dia. Fora das horas de expediente municipal a recepção efectiva-se através do “voice-mail”, sendo estabelecido contacto com o idoso no dia útil subsequente.
Existem duas equipas oficinas com formação adequada dotadas de viatura devidamente identificada e de comunicação permanente, através de telemóvel do projecto.

Os pedidos são recolhidos diariamente na Divisão de Saúde e Acção Social no início do dia, de acordo com a respectiva ordem de entrada, sendo que os pedidos urgentes, que não estejam abrangidos no plano diário são transmitidos pelos serviços à equipa oficinal através de telemóvel.
 
As valências de intervenção, regulamentarmente previstas, são as seguintes:
  • Electricidade – substituição de lâmpadas e interruptores, reparações de pequena instalação eléctrica, “puxada” de electricidade para uma divisão;
  • Canalização – substituição ou reparação de torneiras, canos e afins, substituição de equipamento sanitário, chuveiro, sanitas, lavatório, suportes desde que não impliquem obras de construção civil; 
  • Serralharia - pequenos trabalhos de reduzida complexidade técnica;
  • Intervenções diversas de pequena bricolage, designadamente, colocação de silicone em louças de sanitários, substituição e colocação de puxadores, reparação de persianas, pequenas mudanças de mobiliário desde que dentro do fogo.
Cada idoso pode solicitar em cada ano civil seis reparações, não podendo ser excedido, em cada ano civil um montante determinado, o qual, em 2009, era de 110 € em materiais utilizados. O valor é actualizado anualmente de acordo com a taxa de inflação.

Recomendações

Como ponto forte destacamos o interesse demonstrado pelos mais idosos na iniciativa, a qual atinge uma elevada taxa de adesão. Recomenda-se o manter e incrementar da divulgação da iniciativa junto das Juntas de Freguesia e entidades associativas de idosos.

Próximas Acções

Aumento da publicitação, com novos folhetos, junto das instituições abrangidas, proposição do reforço de meios materiais e humanos adstritos ao projecto, criação, para além do número de telefone gratuito, de um e-mail específico para contacto.

Anexos

Regulamento Municipal da Oficina do Idoso - aprovado pela Assembleia Municipal de Sintra em 23 de Abril de 2009 (pdf, 72 KB)

Folheto de divulgação da iniciativa - O projecto tem sido divulgado pelas Juntas de Freguesia e pelas Associações de Idosos do Município mediante este folheto (jpg, 168 KB)

Resultados

Existem resultados globais registados desde 2001:

Gráfico do Número de Utentes







 

 

Gráfico do Número de Intervenções







 Gráfico do Número de Intervenções por Especialidade

Gráfico da Verba gasta em Aquisições de Materiais

Clique nas imagens para as aumentar.


Ponto de Contacto

Ana Gabriela Robalo
DMAD
Tel.: (+351) 219 238 759
Fax: (+351) 219 238 663
dmad@cm-sintra.pt

Anabela Paraíso
DSAS
Tel.: (+351) 219 236 007
Fax: (+351) 219 236 038 
dsas@cm-sintra.pt

 Última Actualização: quinta-feira, 29 de Outubro de 2009