Netemprego
O Instituto do Emprego e Formação Profissional lançou o Portal Netemprego, especializado na oferta e procura de emprego, disponibilizando serviços dirigidos a candidatos a emprego e empregadores.

Iniciativa: Netemprego
Entidade: Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP)
Destinatários/Beneficiários: Candidatos a emprego e empregadores
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído
Custos envolvidos*
Site:
www.netemprego.gov.pt

Este serviço, criado no âmbito da medida Melhoria do Atendimento do Plano Tecnológico, visa:
  • Melhorar a qualidade do Serviço Público de Emprego;
  • Diversificar os canais de prestação de serviços aos utentes;
  • Promover a autonomia na procura e oferta de emprego;
  • Potenciar as possibilidades de obtenção de emprego;
  • Satisfazer as necessidades das entidades empregadoras para orientar o atendimento presencial para cidadãos com maiores défices de autonomia.
O Portal Netemprego, especializado na oferta e procura de emprego, disponibiliza um conjunto alargado de serviços dirigidos a candidatos a emprego e empregadores.

O Netemprego oferece aos candidatos serviços como o registo do Curriculum Vitae (CV) e/ou inscrição como candidato a emprego, a gestão do processo individual, a consulta e candidatura a ofertas de emprego, a comunicação de obtenção de emprego e o pedido de declarações.

Já aos empregadores, o portal permite a comunicação de ofertas de emprego, a consulta das ofertas comunicadas e o pedido de alteração ou correcção, a comunicação dos resultados referentes a candidatos encaminhados por parte dos Centros de Emprego, a consulta de currículos e disponibiliza um mecanismo de gestão automática de CV.

Estas funcionalidades disponibilizadas na Internet estão totalmente integradas com o sistema interno de informação.

Recomendações

O IEFP NETEmprego teve o mérito de ter contribuído para a modernização do IEFP enquanto Serviço Público de Emprego, e dos Centros de Emprego, em particular, tanto em termos dos serviços proporcionados aos seus utentes, como no respeitante à sua organização e gestão dos métodos de trabalho, recorrendo à utilização crescente das novas TIC.

Assim, as principais lições a reter deste projecto são:
  • Necessidade de uma equipa sólida para o tratamento dos processos de front-office e back-office em virtude do acréscimo do número de utilizadores do portal;
  • Necessidade de reorganização dos processos e suas vias de tratamento, com vista à externalização da informação e novas formas de tratamento da informação;
  • Necessidade de formação continuada dos técnicos envolvidos.
Próximas Acções

No âmbito da manutenção evolutiva do portal NETemprego, estão previstas diversas melhorias funcionais, assim como o desenvolvimento e integração de novas funcionalidades e serviços, através do reforço da interacção com outros sistemas já disponíveis (Quiosques Electrónicos, Sistema de Messaging, Centro de Contacto e Submissão electrónica de Candidaturas e Gestão de Medidas de Emprego) ou a implementar (Sistema de Matching), sendo, igualmente, de salientar, a este nível, a implementação da dispensa de apresentação de comprovativos da situação face ao emprego prevista no SIMPLEX 2009.

O incremento e adequação dos níveis de acessibilidade, segurança e compatibilidade tecnológica do portal NETemprego constitui-se, igualmente, como um objectivo prioritário.

Anexos

Netemprego - Apresentação do IEFP sobre o projecto (pdf, 464 KB)

Resultados
  • Serviço disponível 24 horas por dia;
  • Acessível em qualquer lugar;
  • Possibilidade de atingir um volume alargado de utilizadores em simultâneo;
  • Torna o mercado de emprego mais transparente.

Ponto de Contacto

Henrique Silva
Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
henrique.silva@iefp.pt 


Última Actualização a 5 de Dezembro de 2013