Mobilidade.amp
O Mobilidade.AMP é uma componente WEB que permite a disponibilização em dispositivos móveis da informação multimodal sobre a rede de transportes coletivos da Área Metropolitana do Porto. Para além de permitir a consulta das próximas passagens nas paragens identificadas da rede, permite o cálculo de rotas multimodais entre dois ou mais pontos da área geográfica coberta. A plataforma utiliza informação obtida em tempo real com base na localização das viaturas sempre que o operador envolvido a disponibilize.

Título
Mobilidade.amp

Entidade
Área Metropolitana do Porto

Entidades parceiras

  • OPT – Optimização e Planeamento de Transportes S.A., (responsável pela implementação e desenvolvimento da tecnologia)
  • S.T.C.P. S.A. – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, METRO DO PORTO S.A.; CP Urbanos Porto (Empresas que disponibilizaram os dados sobre a sua oferta em tempo real ou em tempo planeado);
  • ANTROP – Associação Nacional dos transportadores rodoviários de pesados de passageiros
  • (Instituição que sensibilizou os operadores privados de transportes rodoviários coletivos que operam num dos 17 Concelhos da AMP para disponibilizarem os dados sobre a sua oferta em tempo planeado no sistema).

Destinatários/Beneficiários potenciais
Utilizadores de Transporte Coletivo da Área Metropolitana do Porto.
Pessoas que pretendam aceder aos pontos de interesse dos diversos roteiros disponibilizados pela AMP no seu site. Todos os habitantes e visitantes da AMP

Ponto de Situação
Em produção - Solução está disponível para utilização gratuita por parte dos utilizadores de Transporte Coletivo desde o dia 27 de outubro de 2014.

Custos envolvidos
Aproximadamente 7.500€, divididos entre o desenvolvimento de componentes específicos de programação e custos de inicitivas de divulgação pública
 
Taxionomia
Transporte Coletivo de Passageiros – Informação ao público

Descrição breve
O Mobilidade.AMP é uma componente WEB que permite a disponibilização em dispositivos móveis da informação multimodal sobre a rede de transportes coletivos da Área Metropolitana do Porto. Para além de permitir a consulta das próximas passagens nas paragens identificadas da rede, permite o cálculo de rotas multimodais entre dois ou mais pontos da área geográfica coberta. A plataforma utiliza informação obtida em tempo real com base na localização das viaturas sempre que o operador envolvido a disponibilize.

 

Descrição pormenorizada
O Mobilidade.AMP é uma componente WEB desenvolvida pela OPT. Esta componente está assente numa plataforma tecnológica que mereceu a atribuição em setembro de 2012, do prémio Inovation Award 2012 distinguindo os seus promotores dentro do universo das várias soluções implementadas no contexto Europeu.

Constituída por várias componentes independentes permite a cada operador proceder à atualização da informação sobre a sua oferta de transportes, utilizando posteriormente, de forma integrada, esta informação para responder aos pedidos dos utilizadores. Inclui a possibilidade de ligação aos sistemas de localização de viaturas para melhorar a qualidade da informação que é disponibilizada ao público.

É precisamente a possibilidade de ligação aos sistemas de localização e, em particular, de modo independente e autónomo, que distingue esta plataforma de outras similares. A possibilidade de utilização de informação constantemente atualizada pelos algoritmos multimodais de cálculo de rotas confere aos resultados transmitidos maior fiabilidade permitindo que este seja uma verdadeira ferramenta de mobilidade sustentável para o cidadão entre os 17 Concelhos da AMP.

As principais dificuldades associadas à implementação deste tipo de soluções prendem-se com a disponibilização da informação sobre a oferta, com o comprometimento dos operadores na sua atualização, e com a capacidade de integração das diversas fontes de informação. Uma vez que a implementação do projeto contou com a sensibilização do promotor da iniciativa - A Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto, assim como da ANTROP, junto dos operadores privados e face à experiência comprovada da OPT no sector dos transportes, e ao historial de colaboração com a STCP, METRO DO PORTO, CP URBANOS PORTO, todos estes fatores permitiram mitigar as dificuldades referidas.
 
Tecnologia
A plataforma tecnológica que suporta a componente Mobilidade.AMP encontra-se alojada num servidor disponibilizado pela OPT que centraliza a informação existente sobre a oferta de transportes dos operadores aderentes.

Recomendações
A fiabilidade e a estabilidade da solução são fatores críticos para o sucesso deste tipo de iniciativas devendo simultaneamente ser acautelada a sua existência continuada ao longo do tempo. Do ponto de vista operacional é importante garantir que a solução implementada não coloca em risco a performance dos sistemas que fornecem informação à plataforma com especial relevo para os sistemas de informação em tempo real. O sucesso deste projeto está fortemente dependente da atualização atempada de dados sobre a oferta de cada operador. Esta tarefa é da responsabilidade de cada um dos operadores que aderiu voluntariamente e gratuitamente aos sistema.

Próximas Acções
Este é um sistema dinâmico em evolução constante, pelo que no que diz respeito à disponibilização da oferta sobre informação ao público de transportes elencam-se de seguida algumas das ações previstas a curto prazo:
• Alargamento da adesão ao projeto a todos os operadores de transporte coletivo que atuam no Território da  AMP, com o objetivo de numa primeira fase se conseguir disponibilizar toda a informação com base na oferta planeada;
• Evoluir para a inclusão do acesso  à informação obtida em tempo real com base na localização geográfica das diversas viaturas (atualmente apenas é utilizada informação obtida em tempo real no caso da rede operada pela STCP e Metro do Porto);
• inclusão de informação sobre o sistema tarifário;

Ponto de Contacto
Arquiteto Avelino Oliveira; aoliveira@amp.pt

Anexos
http://www.porto24.pt/cidade/portal-ajuda-a-usar-transportes-nos-17-municipios-da-area-metropolitana/

http://www.adeporto.eu/noticia_detalhe.php?id_noticia=307

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/area-metropolitana-do-porto-desenvolveu-a-mais-completa-app-de-mobilidade-na-regiao-1674322


http://opt.pt/noticias.asp


http://www.cm-maia.pt/index.php/noticias/261-plataforma-mobilidade-amp


Site

www.amp.pt

Última atualização: 06-05-2015