Mapa Interactivo do Porto (MIPWEB)
A reformulação do Mapa Interactivo do Porto (MIPWEB), constante do site institucional, visou fundamentalmente a melhoria de serviços prestados ao cidadão em matéria de consulta externa de informação geográfica.
Iniciativa: Mapa Interactivo do Porto (MIPWEB)
Entidade: Câmara Municipal do Porto
Destinatários/Beneficiários potenciais: Munícipes do Porto, Cidadãos em Geral e Visitantes da Cidade.
Categoria: Serviço ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído
Site: http://sigweb.cm-porto.pt/mipwebportal
A reestruturação da base dados geográfica central, e as melhorias verificadas na arquitectura do sistema, tornaram possível a disponibilização de mais níveis de informação temática/sectorial, de modo mais facilitado e com maior garantia de actualização.
Este projecto ainda permitiu o fornecimento de peças instrutórias de determinados processos da administração pública, através de espaço próprio no site institucional, e via plataforma de formulários on-line, que constitui uma alternativa ao canal presencial. Nestas peças estão incluídas, por exemplo, as Plantas de localização, as Plantas Topográficas e os extractos dos Planos Municipais de Ordenamento do Território, necessárias para a instrução de processos de licenciamento das operações urbanísticas.
Este projecto pode também ser entendido/resumido como uma “extensão” e “externalização” natural da actual plataforma SIG intranet, que a CMP possui, designada por GeoPorto.
Funcionalidades e Tecnologia
O Portal MipWeb assenta na plataforma de tecnologia SIG da ESRI “MunisigWeb” e visa fundamentalmente disponibilizar informação com os seguintes aspectos:
Informação útil para um conhecimento geral da cidade na óptica do munícipe e do visitante turista.
- Informação constantemente actualizada;
- Publicitação dos PMOT’s (cumprimento ao definido na Lei 56/2007 de 31 de Agosto);
- Simples representação gráfica e informação alfanumérica básica de referência, que permita ao utilizador:
- A rápida identificação do elemento;
- Conhecer a sua designação;
- Conhecer a sua localização exacta,
- Obter dados para contactos,
- Conhecer eventuais classificações,
- Conhecer outros dados relevantes.
- Existência de links de interesse para outros elementos tais como Textos, Fotos, Imagens, Plantas, etc, que permitam um conhecimento mais aprofundado da entidade geográfica.
- Facilidade de “navegação” por parte do munícipe.
- Informação não “redundante” com a que já é disponibilizada em sites mais específicos, da responsabilidade da CMP ou de outras entidades públicas ou privadas.
- Disponibilização da informação em termos de total segurança para o Município.
- Informação em base de dados central com mecanismo de actualização automática periódica.
- Disponibilização da cartografia base do município (planimetria simplificada), para consulta livre com possibilidade de simples impressão gratuita.
- Tradutor de moradas em todos os sites com base em topónimo e número de polícia.
No que concerne à disponibilização on-line das Plantas de Localização e Topográficas visam-se as seguintes funcionalidades:
- Efectivação dos pedidos via web, através dos “formulários online” (plataforma já existente):
- Pedido de planta topográfica - PPT(emissão deferida via GeoPorto);
- Pedido de planta de localização- PPL (emissão directa via Formulários On-Line).
- Desenho dos limites aproximados da pretensão na plataforma aquando do pedido;
- Cálculo das taxas devidas em função do layout escolhido (A4, ou A3);
- Visualização do pdf criado pelo munícipe, tendo este a possibilidade de criar outro, com base em nova geometria e/ou layout, validando o finalmente pretendido;
- Pagamento da taxa fixada via multibanco;
- Validação da pretensão (com base no pdf gerado pelo munícipe) por parte do atendedor especializado GM – Gabinete do Munícipe.
No caso de PT’s com validação, é efectuado automaticamente o registo interno da pretensão na plataforma de gestão documental (DocInPorto), com anexação do pdf ao pedido gerado. Posterior edição rigorosa da geometria ou associação a uma já existente, via GeoPorto, seguida de emissão/geração da PT.
No caso de PL’s com validação, são gerados automaticamente do pdf do pedido (PPL), com o desenho da pretensão, e o pdf a fornecer e a certificar (PL).
Colocação em repositório para descarga por parte do munícipe, dos ficheiros correspondentes às plantas geradas, no formato pdf/a e já certificados pelo serviço (assinatura digital).
Ainda no âmbito destas medidas foi também disponibilizada a ilustração directa em planta, por parte do Munícipe, de uma qualquer pretensão genérica a solicitar via formulário online. O desenho directo na plataforma, aquando do pedido, é associado à pretensão e anexado ao registo interno da mesma na gestão documental (DocInPorto) da CMP.
No conjunto, trata-se pois de um investimento no sentido de alcançar a melhoria da eficiência do relacionamento entre os Cidadãos e o Município, conseguindo-se também uma centralização e uniformização de um conjunto muito vasto de informação partilhada quer internamente quer externamente.
Este foi um passo importante no fomento da qualidade e da eficiência na interacção com o público, sendo que estão lançados os alicerces para novos desenvolvimentos futuros.
Próximas Acções
Uma das funcionalidades que se pretende no futuro é que os ficheiros gerados e a disponibilizar ao Munícipe, sejam geo-referenciados, isto é, possuam em si coordenadas geográficas de forma a poderem ser facilmente visualizados no local exacto, em qualquer ferramenta SIG ou CAD, servindo de base ou de referencia geo-referenciada ao posterior trabalho dos técnicos. Esta funcionalidade depende da evolução já prevista neste sentido da plataforma MunisigWeb utilizada.
Resultados
- Visitas ao MIPWEB em Agosto de 2010 – 2458;
- Requerimentos Online entre 30 de Julho de 2009 e 31 de Agosto de 2010:
- Plantas de Localização – 87 pedidos;
- Plantas Topográficas – 21 pedidos (que corresponde a 1,45% do total solicitado).
Ponto de Contacto
Agostinho Cardoso
agostinhocardoso@cm-porto.pt
Adília Almeida
adiliaalmeida@cm-porto.pt
Isabel Santos
isabelsantos@cm-porto.pt
Última actualização: terça-feira, 7 de Setembro de 2010