MOBICONF – Sistema de Aviso e Confirmação de Marcações Via SMS
O Hospital Geral de Santo António (HGSA) implementou um sistema automático de envio de SMS, designado por "MOBICONF", com o objectivo de avisar e confirmar as marcações com uma antecedência de três dias e aproveitar esses dados para análise e gestão do processo ao nível administrativo.

Iniciativa: MOBICONF – Sistema de Aviso e Confirmação de Marcações Via SMS
Entidade: Hospital Geral de Santo António, EPE (HGSA)
Destinatários/Beneficiários potenciais: Utentes do HGSA
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído


Tradicionalmente, no HGSA, a confirmação das marcações era realizada através de chamadas efectuadas pelos administrativos dos serviços aos seus doentes, para o telefone fixo e, sempre que possível, para o telemóvel. Este processo acarretava algumas desvantagens, nomeadamente:
  • A repetição de chamadas por força das tentativas falhadas em encontrar as pessoas junto aos telefones de contacto;
  • O número elevado de pessoas com as quais não era possível confirmar a marcação;
  • O custo das chamadas;
  • O custo de recursos humanos do HGSA alocados a esta tarefa;
  • O número de faltas, ou porque os doentes se esqueciam ou porque não comunicavam a impossibilidade de presença.

Por forma a minorar estes aspectos negativos, foi implementado o sistema MOBICONF um sistema automático de envio de SMS com o objectivo de avisar e confirmar as marcações, com uma antecedência de três dias, relativamente a:

  • Consultas externas agendadas;
  • Colheitas de produtos para análise laboratorial agendadas.
Recomendações

O sucesso desta abordagem depende grandemente da informação sobre os números de contacto telefónico (neste caso do telemóvel ou telefone fixo com capacidade para SMS). Foi implementada uma política de aquisição, registo e validação por forma a assegurar a disponibilidade desta informação.

Próximas Acções

Os próximos passos incluem a disseminação do sistema para os hospitais e centros de saúde que integram o Centro Hospitalar do Porto, do qual o HGSA faz parte. Por outro lado o sistema irá contemplar o agendamento de Meios Complementares de Diagnóstico não abrangidos na primeira fase.

Resultados
  • Conveniência e comodidade;
  • Libertação de recursos humanos; 
  • Aumento da eficácia e eficiência do horário de atendimento; 
  • Redução dos custos em comunicações e recursos humanos;
  • Redução do número de faltas relativamente às consultas; 
  • Aumento do número de consultas efectivas por optimização das agendas.
Ponto de Contacto 

Maria Manuel Salazar,
Directora de Serviços de Sistemas de Informação do HGSA
msalazar@hgsa.min-saude.pt 

 Última Actualização: sexta-feira, 27 de Junho de 2008