Lisbon Shopping Destination
Título
Lisbon Shopping Destination
Entidade
Câmara Municipal de Lisboa
Entidades parceiras
Café Pessoa, Bliss Applications (desenvolvimento do site)
Destinatários/Beneficiários potenciais
Publico alvo turistas em lazer ou negócios, estrangeiros e nacionais.
Beneficiários comerciantes e empresários que detenham negócios na área do retalho, restauração, serviços, hotelaria.
Ponto de Situação
O projecto arranca em 2013 com 8 bairros com caracteristicas comerciais consolidadas sendo posteriormente alargado a mais dois.
Em 2015 em parceria com a produtora Café Pessoa foi renovado e passou a integrar oferta comercial em 17 bairros da cidade, disponibilizando cerca de 1000 referências com texto, fotografia e video, das principais lojas e marcas nacionais e internacionais, assim como a melhor oferta na área da restauração, cultura e hotelaria em Lisboa e arredores.
Taxionomia
Partilha de conhecimento/informação (comércio existente na cidade), implementação de estratégia comum de divulgação.
Descrição breve
O projecto visa fundamentalmente fazer a ponte entre o comércio e o turismo. Através da promoção de Lisboa como destino de compras tirando partido do elevado potencial turistico da cidade.
Dar a conhecer o que de melhor e mais caracteristico se pode comprar em Lisboa promovendo a cidade internacional e nacionalmente. Atraindo turistas através do que Lisboa mantém de único ao nível do comércio de rua, mostrando também toda a outra restante oferta da cidade.
Descrição pormenorizada
Lisbon Shopping Destination é um projeto da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Café Pessoa que tem como objetivo promover a cidade enquanto destino de compras e também mostrar o melhor que temos para oferecer nas mais diversas áreas. Conta na sua plataforma digital com perto de mil referências (entre lojas, restaurantes, bares, hotéis, monumentos, museus e galerias), em português para o mercado interno, com tradução e adaptação editorial para português do Brasil, mandarim e inglês. “See, Shop, Enjoy” é o nosso mote.
O Lisbon Shopping Destination insere-se na estratégia de promoção, revitalização e dinamização do comércio da cidade de lisboa e pretende fazer a ponte entre o turismo (em franca ascensão) e o comércio e consumo, aproveitando assim a procura internacional quando o mercado interno enfrenta restrições ao nível do consumo.
A criação de uma Brand forte para o projecto foi essencial para permitir uma elevada notoriedade e visibilidade a Lisboa como “shopping destination city” (não apenas nacional mas principalmente internacional).
Foi criada uma derivação da marca distintiva de cada zona/bairro comercial baseada nas suas características por forma a atrair mais clientes internacionais. Aproveitando as zonas de comércio já consolidadas, algumas com notoriedade internacional, reconhecidas pelos turistas como destino de compras.
O Objectivo da marca é: Promover Lisboa como um destino de compras.
Tecnologia
Para o desenvolvimento do site e aplicações Lisbon Shopping Destination foram utilizados vários softwares consoante a plataforma a que se destinam.
O site, desenvolveu-se em Visual Studio utilizando para as bases de dados SQL Server e SQL Management Studio.
O Back Office que suporta o site e aplicações foi montado sobre o CMS Open Source
Umbraco.
Do lado das aplicações, em iOS foi usado XCode e Reveal, e do lado de Android, Android Studio e Genymotion para efectuar a bateria de testes.
Todas estas plataformas foram desenvolvidas por uma entidade externa
Recomendações
Envolvimento dos actores locais nomeadamente das associações de comerciantes. Aposta numa marca forte que permita associar o projecto aos objectivos pretendidos.
Descrição de algumas recomendações e orientações que se podem dar às entidades que queiram implementar esta Iniciativa (com destaque dos pontos fortes e indicação dos critérios mais pertinentes para a obtenção do sucesso)
Próximas Acções
Lançamento de uma APP,
Tradução do site para francês,
Lançamento de um anuário de compras impresso, gratuito. (bilingue português/inglês)
Eventos temáticos de apoio ao comércio
Outras informações complementares que indiquem quais as próximas acções de desenvolvimento e/ou disseminação da Iniciativa.
Ponto de Contacto
Gestor de projecto CML Sofia Pereira ana.sofia.pereira@cm-lisboa.pt 217988817
Directora de Departamento CML/DMEI/DEEE Margarida Figueiredo margarida.figueiredo@cm-lisboa.pt 218170164
Director Municipal CML/DMEI Paulo Carvalho paulo.carvalho@cm-lisboa.pt 217989589
Identificação dos dados do interlocutor directo, ou de outros responsáveis pela Iniciativa, como por exemplo nome, função que desempenha na respectiva entidade, telefone e e-mail, com vista a facilitar o contacto directo dos potenciais interessados com os mesmos.
Anexos
- Publicação de guia de compras impresso destinados a turistas brasileiros (distribuido principalmente no Brasil)
- Publicação de guia de compras impresso destinado ao publico em geral, distribuido em diversos postos da cidade de Lisboa
- Video "lost in translation" de promoção do projecto divulgado ampalmente na internet
- Várias peças jornnalisticas acerca do projecto
Site
www.lisbonshopping.pt
https://www.facebook.com/LisbonShoppingDestination/?fref=ts
instagram.com/lisbonshoppingdestination
Resultados
Mais de 15 eventos apoiados pelo projecto sempre com taxas de ocupação muito elevadas, estabelecimentos com horários mais alargardos vindo ao encontro do número crescente de visitantes.
A empresa Global Blue, líder no mercado português no reembolso do IVA aos turistas extra comunitários, registou um aumento do consumo por parte do turismo chinês em Lisboa na ordem dos 70% nos últimos doze meses.
Os dados mais recentes do observatório do Turismo de Lisboa, revelam que em 2014 houve um aumento significativo dos turistas chineses, num total de 58 528 visitantes, já no ano de 2015, até Junho a mesma fonte regista um aumento de 30% destes visitantes face ao período homologo de 2014.
A nivel de organização do sector maior participação dos actores locais na promoção das suas zonas de comércio.
Última atualização: 14-07-2016