Linha de Saúde Pública
O projecto "Linha de Saúde Pública" centra-se numa estratégia integrada de acessibilidade dos cidadãos aos profissionais de saúde numa óptica de aconselhamento e encaminhamento face a problemas de Saúde Pública, registados sazonalmente ou em outras situações críticas (re)emergentes.
 
Iniciativa:
Linha de Saúde Pública
Entidade: Direcção Geral da Saúde
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos
Categoria: Serviços ao Cidadão
Site: www.saude24.pt

A "Linha Saúde Pública" funciona 24 horas por dia através do serviço "Saúde 24", constituindo-se como forte rede de suporte na área da saúde, com a colaboração de peritos e profissionais de saúde, capaz de atuar, rapidamente, na resolução de problemas de saúde surgidos e/ou melhorando o estado de saúde de grupos e de comunidades.

A Linha tem uma colaboração privilegiada com as Autoridades de Saúde, enquanto interlocutores por excelência do report e front office de problemas de saúde detetados ao nível regional e local.

Os objetivos principais desta iniciativa são:

  • Maior disponibilização de informação validada aos cidadãos e aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde;
  • Aproximar e sensibilizar o cidadão paras as questões da prevenção e da promoção da saúde;
  • Potenciar a participação dos cidadãos e da sociedade civil no sistema de saúde;
  • Maior adequação dos cuidados de saúde para gerar mecanismos de comparação e emulação das melhores práticas.

Nesse sentido, a metodologia adotada de suporte à concretização do projeto teve como base as seguintes soluções:

  • Suporte tecnológico da central telefónica e telefones móveis, software e operacionalização do site da DGS para acesso à área reservada da Linha;
  • Recursos humanos, formação profissional e instrumentos de apoio à gestão, com 75 enfermeiros (quinze em cada ARS);
  • Utilização de entrevista telefónica padronizada, com protocolos de atuação e manuais de apoio técnico-normativos apoiando a tomada de decisão.

Resultados

  • Cerca de 500.000 chamadas atendidas desde o inicio de atividade (2002);
  • Personalização no atendimento do cidadão com informação e aconselhamento em questões de saúde, ajudando-o a tomar decisões mais adequadas;
  • Promoção da acessibilidade aos profissionais de saúde com redução do tempo de espera;
  • Operacionalização de diretivas da DGS com sistematização de procedimentos através de protocolos de atuação;
  • Constituição de uma rede pluridisciplinar e/ou inter-instituicional que estrutura as respostas aos problemas de saúde e assegura o suporte de boas práticas do atendimento dos agentes de linha;
  • Contribuição para o reforço na gestão da vigilância epidemiológica;

Ponto de Contacto
Sérgio Gomes
Coordenador da Linha Saúde 24
sergiogomes@dgs.pt

Fonte: portais da Direção-Geral de Saúde e do serviço Saúde 24

Última atualização a 25 de Junho de 2012