JIL – Jogos Interativos de Leitura
Promover a motivação e as competências no âmbito da leitura e da escrita é o objetivo da plataforma online JIL, disponibilizada gratuitamente pelo Município de Matosinhos. Com oito histórias em formato áudio e um conjunto de jogos digitais, funciona como um recurso para os pais e um guia para a leitura de outros livros.

Título
JIL – Jogos Interativos de Leitura

Entidade
Câmara Municipal de Matosinhos

Entidades parceiras

  • Rede de Bibliotecas Escolares
  • Universidade do Minho – Escola de Psicologia e Instituto de Educação
  • Miew – Creative Agency

 

Destinatários/Beneficiários potenciais
Pais e crianças em idade pré-escolar e início da escolaridade formal, dos 4 aos 8.
 

Ponto de Situação
Concluído

Custos envolvidos
25000 euros

Taxionomia
Promoção do sucesso escolar através da criação de hábitos e práticas de literacia familiar que, por sua vez, promovam a literacia emergente e a linguagem oral, consideradas preditoras de sucesso na aprendizagem formal da leitura e da escrita.

Descrição breve
A plataforma JIL tem como objetivos:

  • Promover a motivação para a leitura e para a escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver competências, atitudes e conhecimentos face à linguagem escrita;
  • Perceber para que serve ler e escrever.

É uma plataforma online, acessível e gratuita e inclui oito histórias, da autoria de Luísa Ducla Soares, apresentadas em formato áudio, e um conjunto de jogos digitais. O JIL é um recurso para os pais e um guia para a leitura de outros livros. Os diferentes jogos propostos podem ser adaptados a outros contos.

Descrição pormenorizada
Nas últimas décadas assistiu-se ao desenvolvimento de vários programas de literacia familiar. Estes programas têm sido criados de modo a dotar as crianças de competências que facilitem a aprendizagem da leitura e da escrita com sucesso e dotar os país de um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos filhos.

O JIL cumpre este duplo objetivo, valorizando o papel dos pais enquanto utilizadores informados, capazes de identificar e de reconhecer as potencialidades educativas dos livros. Ler PARA e COM os filhos, associando a leitura a “tempo de mimo” é a melhor forma de motivar para a leitura, fazendo nascer o desejo de ler de forma autónoma, promovendo, deste modo, o enraizamento de hábitos de leitura ao longo da vida. Os Jogos Interativos de Leitura não pretendem ensinar a ler e a escrever, mas preparar o caminho para a aprendizagem da leitura e da escrita.

O primeiro passo é sempre a audição da história a que se segue um conjunto de jogos digitais. As instruções são dadas por uma personagem – a Dina – que também incentiva as crianças a pensar, a ouvir de novo, a não se precipitarem, modelando atitudes de controlo da impulsividade. As instruções de cada jogo foram pensadas de forma a promover interações positivas entre pais e filhos em torno da leitura. Os jogos propostos são um desafio para o desenvolvimento e não implicam qualquer sistema de avaliação. Sempre que a criança erra é-lhe dada uma informação, através de um sinal acústico, e uma instrução de incentivo à repetição. Tão importante como o resultado – certo ou errado – é o envolvimento nas atividades e o gosto por jogar cada um dos jogos.

Tecnologia
A plataforma foi desenvolvida pela Miew – Creative Agency. O conteúdo dos jogos foi elaborado pelas autoras do JIL e o desenvolvimento da animação, quer das histórias, quer dos jogos foi da responsabilidade externa da Miew. Os jogos requerem uma participação ativa das crianças. Ao longo dos jogos, as crianças são solicitadas a clicar num determinado ícone ou imagem, a arrastar e/ou a ligar diferentes imagens. Após cada tarefa dos jogos é fornecido feedback imediato, de modo a promover o envolvimento das crianças. Quando terminam os jogos relativos a uma das histórias, há a hipótese de partilhar no Facebook uma opinião, quer sobre a história ouvida, quer sobre os jogos efetuados. É necessário usar um computador com ligação à internet para aceder à plataforma.
 
Recomendações
As crianças não se desenvolvem nem aprendem de modo isolado. Os pais são os principais responsáveis pela educação e pelas aprendizagens dos seus filhos. Os resultados da investigação mostram que o gosto pela leitura é positivamente influenciado pelas histórias que as crianças ouvem os pais ler e pelas atividades/brincadeiras feitas a partir dessa leitura. A audição das histórias e os jogos criam oportunidades de interação entre pais e filhos em torno da leitura. Os momentos de prazer vivenciados por pais e filhos podem constituir o ponto de partida para novas leituras, promovendo-se, deste modo, junto das crianças, o gosto pela leitura e o desejo de aprender a ler. Gostar de ouvir ler e querer aprender a ler são condições que facilitam a aprendizagem da leitura.

Cada um dos jogos contribui para o desenvolvimento de diferentes competências. Alguns podem ser, para as crianças, mais divertidos e interessantes do que outros, mas todos contribuem para o desenvolvimento de competências importantes e preditoras de sucesso da aprendizagem formal da leitura e da escrita.
 
Próximas Acções
Esta ação está integrada no projeto “A Ler Vamos...” que se destina à intervenção direta com crianças em idade pré-escolar no concelho de Matosinhos, bem como ao trabalho articulado com educadores de infância, professores titulares de turma e encarregados de educação. O Jil é um complemento do projeto “A Ler Vamos...” direcionado para a promoção da literacia familiar. Neste sentido, em todos os anos letivos o Jil é apresentado aos docentes e encarregados de educação, como sugestão de utilização no ambiente familiar, de como a complementar as estratégias desenvolvidos no contexto escolar.

Paralelamente pretende-se investir na divulgação científica do JIL, através da publicação de artigos científicos e apresentação de comunicações em congressos científicos nacionais e internacionais.

Finalmente, considera-se primordial a partilha desta prática em diferentes concelhos do país, de modo a generalizar e valorizar a promoção da literacia emergente e da linguagem oral, enquanto preditores de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita.

Ponto de Contacto
Joana Cruz
Técnica Superior de Psicologia
966483061
joana.cruz@cm-matosinhos.pt
 
Anexos
O Jil surgiu de uma tese de doutoramento, tem sido utilizado como ferramenta complementar à intervenção com pais de crianças em idade pré-escolar.

Tese de doutoramento: Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças

Site
http://www.cm-matosinhos.pt/pages/1266
http://jil.miew.com.pt/

Resultados
Com o Jil pretende-se promover a acessibilidade a obras infanto-juvenis, bem como a possíveis formas de exploração dessas histórias. Pretende-se que o Jil posso constituir um guia de boas práticas para promover o gosto pela leitura, bem como competências de linguagem oral e de linguagem escrita. Deste modo, a plataforma deve funcionar como um complemento de projetos de promoção da leitura na educação pré-escolar e nas bibliotecas públicas e do trabalho desenvolvido pelos educadores de infância, alertando para a relevância da articulação com os pais e com os contextos em que as crianças se inserem.

Última atualização: 20-03-2015