Implementação e Dinamização de Núcleos de Voluntariado de Proximidade
A "Implementação e Dinamização de Núcleos de Voluntariado de Proximidade" surge a partir da identificação de um problema que, em muitos casos, tem como resultado inevitável, a dificuldade das famílias em prestarem um apoio de qualidade aos seus membros mais dependentes, nomeadamente, crianças e idosos. Este projecto promove uma cultura de solidariedade e cidadania activa e envolve a comunidade na procura de soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida familiar e individual, particularmente, através do recurso ao voluntariado social.
Iniciativa: Implementação e Dinamização de Núcleos de Voluntariado de Proximidade
Entidade: Fundação Eugénio de Almeida
Entidades parceiras: Caritas Arquidiocesana de Évora; Obra de São José Operário; NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora – Associação Empresarial; BEIRA SERRA - Associação Promotora do Desenvolvimento Rural Integrado; Câmara Municipal de Tavira; e MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central - A.C.E..
Destinatários/Beneficiários potenciais*
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Em curso. O projecto inicialmente financiado pela IC EQUAL com o título Orientar, Servir a Apoiar: promover a conciliação da vida familiar/profissional durou entre o dia 1 de Janeiro de 2005 e o dia 30 de Junho de 2009. Após esta data o projecto mantém-se activo na sua componente central, a Implementação e Dinamização de Núcleos de Voluntariado de Proximidade.
Custos envolvidos*
Site: www.fundacaoeugeniodealmeida.pt
Conciliar as responsabilidades familiares e profissionais é um desafio que faz parte do quotidiano das famílias, na nossa comunidade. Trabalhar em parceria, criar sinergias, promover a igualdade de oportunidades e as potencialidades do voluntariado no apoio à família, bem como às pessoas em situação de isolamento social são os princípios subjacentes a este projecto.
O Voluntariado é uma prática que pode assumir diversas formas e servir fins sociais, culturais, educativos, ambientais, entre muito outros. Concretizá-la com base nas relações de proximidade é, sobretudo, um desafio e uma proposta inovadora porque procura resgatar os laços de solidariedade existentes numa comunidade e promover um conjunto de respostas pessoais e sociais complementares aos serviços técnicos e profissionais prestados no âmbito de uma comunidade pelas entidades públicas e privadas que aí intervêm.
Criar um Núcleo de Voluntariado de Proximidade significa um investimento na convergência de interesses, princípios e recursos das entidades e das pessoas que, tendo em comum a proximidade geográfica, se comprometem a:
- Detectar necessidades locais que, sendo fruto das circunstâncias concretas daquele âmbito territorial, sejam passíveis de obter resposta através do voluntariado de proximidade, na medida em que a sua solução radica nos princípios da solidariedade, confiança, entreajuda e gratuitidade;
- Promover actividades de apoio pessoal e institucional, em regime de voluntariado, complementares ao apoio técnico e profissional desenvolvido pelas instituições, garantindo a adequação das mesmas em função das necessidades identificadas;
- Promover as relações de proximidade, confiança e inter-conhecimento entre as pessoas e instituições de uma localidade, reforçando os laços de solidariedade aí existentes.
A experiência levada a cabo durante o processo de implementação desta prática, suscitou alguns momentos de reflexão na parceria sobre como outras entidades poderiam vir a encarar a implementação de um Núcleo de Voluntariado de Proximidade.
Dos recursos necessários, bem como as principais dificuldades encontradas e a sua forma de superação, afiguraram-se as questões que, logo à partida deveriam ser esclarecidas, com base na experiência realizada.
A implementação deste modelo não implica encargos significativos. Todas as opções metodológicas e instrumentais que o compõem, podem e devem ser adaptadas às circunstâncias específicas da realidade em que se pretende implementar o NVP, à dimensão que se lhe pretende atribuir e, em última instância, aos recursos que as entidades membro estiverem dispostas a investir na sua dinamização.
Sublinhe-se que, a criação de um NVP, dependerá bastante da partilha dos recursos das diferentes entidades membro, tendo em vista a sua rentabilização e a criação de sinergias também com outras entidades externas ao NVP que garantam a sua eficácia e eficiência.
As dificuldades encontradas ao longo do processo foram a consequência natural de uma experimentação inovadora, quer em termos metodológicos e conceptuais, quer para a zona de intervenção em questão. No entanto, de forma empenhada e consciente, foram sendo encontradas aquelas que pareciam as melhores formas de superação, das quais se destaca:
Dificuldades/Obstáculos
|
Formas de superação
|
1. Mobilização das diferentes instituições que compõem os diferentes NVP para a criação de uma nova estrutura colaborativa de apoio à comunidade, com recurso ao voluntariado; |
1.1 Acesso às instituições através de uma parceria com credibilidade e experiência de intervenção na zona do NVP; Recurso a uma forma de organização colaborativa pré-existente (Comissões Sociais de Freguesia); Exercícios de demonstração das potencialidades do voluntariado (sessões de esclarecimento/ workshops/ acções de formação/ exemplos práticos e testemunhos); |
2. Dar visibilidade à prática, de forma credível e atractiva, junto dos potenciais beneficiários e voluntários, de forma a garantir o registo de novos pedidos de apoio e a inscrição de novos voluntários; |
2.1 Elaboração de um plano de comunicação, visando a criação de uma identidade e de um conjunto de suportes comunicacionais acessíveis que facilitassem a divulgação e o envolvimento dos seus destinatários na prática; Elaboração de um plano de animação que torne possível o reforço da proximidade, da coesão social, o resgate dos laços de solidariedade na zona de intervenção do NVP e um trabalho de equipa progressivamente eficaz, garante da adequação das respostas aos problemas de pessoas, famílias ou instituições; Desenvolvimento de actividades que implicam a participação pró activa e efectiva de todos os intervenientes; |
3. Motivar e implicar os voluntários de forma verdadeiramente responsável com as suas actividades.
|
3.1 Desenvolvimento de workshops e acções de formação que capacitem os voluntários para um exercício livre, consciente e responsável da sua actividade; reuniões gerais de voluntários que permitam fomentar o espírito de equipa; reuniões e contactos personalizados de acompanhamento e monitorização da actividade dos voluntários. |
Destinatários/Beneficiários potenciais*
A prática de criação e dinamização de Núcleos de Voluntariado de Proximidade traz valor acrescentado aos seus beneficiários (famílias, crianças, idosos, instituições), na medida em que lhe proporciona respostas inovadoras e complementares de apoio social.
Inicialmente vocacionada para o apoio à família esta prática veio a revelar ao longo da sua experimentação uma mais-valia bastante mais abrangente do que a inicialmente prevista. A criação de Núcleos de Voluntariado de Proximidade é um valor acrescentado para as famílias que passam a dispor, para além do apoio prestado pelos diferentes serviços públicos e privados na área da família e da proximidade, do apoio dos voluntários numa óptica de complementaridade aos mesmos, contribuindo para o aumento da qualidade de vida familiar e, em particular, dos dependentes (crianças, idosos e outros).
Revela também um valor acrescentado para as pessoas isoladas, sem familiares ou com familiares distantes, na medida em que os apoios de voluntariado de proximidade, sem substituir as famílias, acabam por atenuar a sua ausência, contribuindo para a inclusão social das pessoas em situação de isolamento.
As instituições beneficiárias do apoio voluntário recebem valor acrescentado desta prática na medida em que se torna possível alagar e reforçar o seu leque de respostas, com recurso ao voluntariado, numa perspectiva de complementaridade dos serviços prestados.
Por outro lado, a promoção da cidadania activa, o incentivo constante à participação da sociedade civil na resolução de problemas colectivos e à acção concertada entre os diferentes actores locais revela mais-valias que revertem, não só em favor da comunidade local, mas para o próprio reforço de competências relacionais de todos os envolvidos.
Custos envolvidos*
Independentemente da dimensão que se pretenda vir a atribuir ao NVP é fundamental identificar, com clareza, os recursos mínimos necessários para que o seu desenvolvimento possa ocorrer de forma eficaz, onde se devem incluir:
- Acompanhamento técnico;
- Logística e comunicações;
- Seguro para voluntários.
Em função do investimento que as entidades membros do Núcleo considerarem fundamentais para o seu desenvolvimento, deverão ainda ser considerados encargos ao nível da comunicação, da animação e da formação.
Sublinhe-se que, a criação de um NVP, dependerá bastante da partilha dos recursos das diferentes entidades membro, tendo em vista a sua rentabilização e a criação de sinergias também com outras entidades externas ao NVP que garantam a sua eficácia e eficiência (Ver mais informação na
Officebox do Voluntariado – Gestão e Animação de Voluntariado de Proximidade)
Recomendações
Actualmente as entidades que queiram implementar uma iniciativa da mesma natureza podem aceder ao produto que resultou da compilação das matérias mais relevantes e críticas desta experiência surgida em Évora, a
Officebox do Voluntariado – Gestão e animação de voluntariado de proximidade que é disponibilizada gratuitamente, sob pedido, pela Fundação Eugénio de Almeida.
A
Officebox do Voluntariado é uma ferramenta inovadora, útil e eficaz para a capacitação das organizações, públicas e privadas sem fins lucrativos, em gestão e animação de voluntariado, no contexto da criação de Núcleos de Voluntariado de Proximidade (NVP).
O NVP é uma estrutura de entreajuda vicinal, que resulta da colaboração de um conjunto de entidades membros que, partilhando a mesma zona de intervenção, se dispõem trabalhar em parceria no sentido de encontrar respostas, para problemas pessoais, familiares e institucionais que não careçam de uma intervenção profissional e que serão desenvolvidas por voluntários.
Conteúdos CD 1:
- O Sumário Executivo, facilitador da apreensão global do conteúdo da Officebox do Voluntariado e do seu manuseamento;
- O Referencial Metodológico, no qual constam orientações conceptuais e metodológicas sobre o voluntariado de proximidade, os intervenientes e as etapas para a implementação do NVP, bem como alguns modelos de instrumentos para a sua operacionalização;
- As Orientações de Comunicação, contêm a descrição com os procedimentos adoptados nesta matéria, visando a criação de uma identidade e de um Plano de Comunicação no âmbito dos NVP, contendo ainda os modelos dos suportes comunicacionais desenvolvidos para o efeito;
- As Orientações de Animação, no qual constam os procedimentos fundamentais para dinamizar um NVP, a partir da criação de um Plano de Animação que garanta o reforço da proximidade, da coesão e do resgate dos laços de solidariedade. Prevê estratégias facilitadoras de interacção e de participação efectiva e pró-activa, indicações conceptuais, metodológicas e instrumentos que visam a intervenção junto dos diferentes intervenientes do NVP: instituições, conselheiros, voluntários e beneficiários;
- As Orientações Formativas contêm as principais linhas de trabalho necessárias à sensibilização e à capacitação das instituições e voluntários, através de workshops e de acções de formação. Pretende-se assim promover e desenvolver, de forma qualificada, a prática e gestão do voluntariado e, em particular, no voluntariado de proximidade. Contém, claramente definidos, a identificação das etapas para implementação, o funcionamento das acções de formação e dos workshops, a estrutura curricular para diferentes acções (objectivos, módulos, carga horária, conteúdos programáticos, avaliação), modelos dos respectivos suportes e uma zona de contactos de referência na área da formação em voluntariado;
- As Leituras Recomendadas são a última secção do CD 1, onde consta uma listagem com legislação de referência na área do voluntariado, dos direitos fundamentais, da Conciliação da Vida Familiar e Profissional (CFP), referência bibliográfica sobre voluntariado, animação, gestão de equipas e outros documentos relevantes para a implementação do NVP.
O CD 2 é composto por um vídeo documental sobre as diferentes fases, intervenientes e conceitos do NVP, recorrendo à reportagem das actividades desenvolvidas no âmbito da Fase 2, concretizando com a qualidade do processo e das soluções preconizadas.
Mais-valias do produto:
- Contribuir para a resposta de problemas sociais no apoio à CFP, nomeadamente no reforço das redes locais de solidariedade e na promoção de relações inter-geracionais, cuja resolução não passa exclusivamente pelos serviços prestados por instituições sociais pública ou privadas;
- Disponibilizar um conjunto de instrumentos conceptuais e metodológicos que facilitam a implementação sustentável e coerente de NVP;
- Versatilidade na incorporação metodológica por diferentes instituições identificadas com o tema voluntariado, o que o torna passível de ser utilizado numa grande diversidade de contextos socioculturais;
- Promover o desenvolvimento, na área do voluntariado, de capacidades de gestão, de gestão de grupos e de indivíduos, facilitando o processo de auto-aprendizagem e de aprendizagem colaborativa;
- Apresentar um baixo custo de aplicação, admitindo-se que seja facilmente incorporado por uma grande diversidade de instituições.
As instituições interessadas podem aceder aos conteúdos da Officebox através dos CDs, disponibilizado pelos seus conceptores.
O Sumário Executivo funcionará como o guia do utilizador, uma vez que apresenta orientações para a utilização do produto. As competências mínimas para a sua utilização são ao nível da informática na óptica do utilizador. Por último a sua incorporação requer alguns conhecimentos básicos na área da prática e na gestão de voluntariado, disponibilizado na área das Leituras Recomendadas.
O projecto recebeu o Prémio Projectar Um Novo Futuro, atribuído pela EQUAL no Encontro Nacional e Internacional de Inovação Social, que decorreu entre os dias 10 e 12 de Dezembro 2008, na FIL, em Lisboa.
Próximas Acções
Até ao início de 2011 a
Officebox do Voluntariado deverá estar disponível na
Web, a partir do site do
Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida, onde constará uma página específica com toda a informação, actualizações, contributos, notícias e
feedback das Entidades Incorporadoras, numa óptica de construção de relato e narrativa.
Anexos
Officebox do Voluntariado - Gestão e Animação de Voluntariado de Proximidade - Ficha da PBS/RTP no Directório da EQUAL disponível na plataforma do SIFFSE (html)
Resultados
Desde o início da sua implementação em 2006, é já possível apresentar vários resultados, alguns dos quais extrapolam a realidade eborense, como os núcleos criados em Tavira e Arraiolos.
Relativamente aos NVP em funcionamento em Évora, entre Setembro de 2006 e Junho de 2010:
N.º de NVP criados |
4
|
N.º de organizações envolvidas |
37
|
N.º de voluntários mobilizados para o projecto |
197
|
N.º de famílias apoiadas |
60
|
N.º de apoios prestados |
4500
|
Ponto de Contacto
Tânia Semedo Silva
Banco de Voluntariado
Fundação Eugénio Almeida
Tel.: (+351) 266 748 300
bancodevoluntariado@fea.pt
Última Actualização: quinta-feira, 19 de Agosto de 2010