Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM)
O "Gabinete de Atendimento ao Munícipe" (GAM), foi criado com o objectivo de melhorar continuamente o atendimento municipal, evoluíndo no sentido de atingir indicadores de qualidade.
Iniciativa: Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM)
Entidade: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Destinatários/Beneficiários: Munícipes
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluído
Site: www.cm-gaia.pt
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia desenvolveu um projecto de criação de um "Gabinete de Atendimento ao Munícipe" (GAM), concentrando, no mesmo local, um alargado conjunto de serviços, com o objectivo de fornecer ao munícipe toda a informação que este necessite.
Com o GAM, a autarquia pretende:
- Diminuir os tempos médios de espera;
- Aumentar os níveis de satisfação dos munícipes;
- Reduzir o número de reclamações;
- Reduzir o prazo de resposta aos pedidos dos munícipes, de forma a cumprir os prazos legais (indicadores de qualidade).
O gabinete foi dotado de um sistema electrónico de gestão de atendimento e filas de espera, de forma a disciplinar, ordenar e tornar mais célere o atendimento dos munícipes. Tendo sido definidos todos os procedimentos e normalizados os documentos de suporte e os requerimentos.
Anexos
Serviços disponíveis no GAM - Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, 26 de Novembro 2007 (pdf, 112 KB)
Arquivo de relatórios do GAM disponível no site da autarquia de Vila Nova de Gaia (html)
Resultados
- Diminuição dos tempos de espera no atendimento;
- Digitalização das licenças de habitabilidade, podendo disponibilizar alguns serviços no momento em que são solicitados;
- Aumento da percentagem dos pedidos satisfeitos dentro do prazo legal;
- Criação do serviço de SMS, permitindo comunicar com os munícipes quando o processo se encontra concluído;
- Aumento da satisfação dos munícipes, o qual é medido através de inquéritos de satisfação;
- Certificação do Sistema de Gestão para a Qualidade, válido até 15 de Junho de 2007;
- Desde a implementação do Gabinete, não foram apresentadas reclamações relativas ao seu funcionamento ou aos serviços associados.
Ponto de Contacto
Carlos Sousa Pinto
José Melo
CM Vila Nova de Gaia
Fonte:
DGAL - Direcção Geral das Autarquias Locais