Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações
O Gabinete foi criado para desenvolver as acções necessárias à organização do processo de acesso, acompanhamento e creditação dos Maiores de 23 anos na Universidade de Lisboa e à organização do processo de creditação dos estudantes-trabalhadores, promovendo todo o apoio necessário, designadamente, através do sítio da Universidade de Lisboa na Internet, para além do apoio presencial e por telefone.

Iniciativa: Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações
Entidade: Universidade de Lisboa, Reitoria
Destinatários/Beneficiários potenciais: Os beneficiários do processo de acesso dos Maiores de 23 à Universidade de Lisboa e à creditação das qualificações não formais dos estudantes-trabalhadores matriculados na Universidade de Lisboa. A actividade do Gabinete insere-se na estratégia comunitária de Promoção da Inclusão Social e da Formação ao Longo da Vida
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Actividade permanente
Custos envolvidos: O orçamento do Gabinete é concebido de modo a equilibrar as despesas resultantes do pagamento da publicidade aos processos, dos formadores e dos júris de provas com as receitas resultantes dos processos de candidatura e das propinas de formação, de modo a que o processo seja custo-efectivo. Existe eficiência processual, inovação e replicação anual. O projecto demonstra o empenho na causa pública, nomeadamente no que concerne a transparência, a equidade e a formação ao longo da vida.
Site: www.ul.pt


O Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações foi criado em 2007, para desenvolver e ampliar as acções do Gabinete anterior, designado por "Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação das Qualificações dos Maiores de 23".

Paralelamente, providencia a formação dos júris de acesso e de creditação, bem como dos serviços da Reitoria e das Faculdades/Institutos relacionados com o processo. Monitoriza anualmente as suas actividades através da produção de estatísticas e relatórios, a fim de melhorar processos e resultados.

A sua criação visou:
  • Desenvolver as acções necessárias à organização do processo de acesso, acompanhamento e creditação dos maiores de 23 anos na Universidade de Lisboa, assegurar a publicitação do número de vagas, os prazos de candidatura ao processo de acesso e creditação e o calendário de realização das provas, designadamente através do sítio da Universidade de Lisboa na Internet, prestar o apoio necessário ao processo de acesso, acompanhamento e creditação;
  • Desenvolver as acções necessárias à criação de critérios comuns que traduzam uma mesma cultura institucional ao processo de acesso, acompanhamento e creditação maiores de 23 anos;
  • Monitorizar e avaliar o processo de acesso, acompanhamento e creditação, através da identificação da sua eficácia e custos anuais e propor receitas alternativas;
  • Prestar apoio técnico aos processos de integração curricular da Universidade de Lisboa.
O serviço prestado aos candidatos prima pela transparência de processos e pelo atendimento na hora. O processo de candidaturas online, a realizar no âmbito de uma política de simplificação dos procedimentos, pretende, não obstante, a modalidade presencial continue a vigorar: a diminuição do número de unidades de serviço envolvidas nestes processos; o descongestionamento dos serviços, sobretudo nos últimos dias; a possibilidade de criação de plataforma de informação que facilita a gestão dos dados e respectivo tratamento estatístico.

A monitorização anual do serviço prestado, através da aplicação de questionários aos candidatos ingressados por esta via, tem permitido melhorar o serviço desde o seu início, no ano de 2006.

Recomendações

Os quatro principais factores de qualidade da actividade do Gabinete poderão servir de recomendações para práticas similares:
  • A existência de uma Comissão Científica para o Acesso e Creditação de Qualificações, nomeada pelo Reitor e formada por representantes de todas as faculdades, que permite a aplicação de uma estratégia comum e cientificamente consistente de promoção da formação ao longo da vida na Universidade de Lisboa;
  • Um Gabinete de Apoio formado por colaboradores de elevado empenho e qualidade técnica;
  • O apoio do Instituto de Orientação Profissional, para efeitos de formação e avaliação vocacional;
  • A integração numa rede internacional de universidades para a formação ao longo da vida (EUCEN), que permite o contacto directo com as melhores práticas europeias.

Próximas Acções

As próximas acções do Gabinete serão:

  • A organização do processo de acesso Maiores 23 para o ano lectivo de 2011-12 (candidaturas, formação de júris e de serviços, organização de oficinas de formação para os potenciais candidatos, organização do processo de avaliação);
  • A promoção do processo de creditação de qualificações informais;
  • A organização de uma Conferência Internacional sobre a Creditação de Qualificações em Instituições de Ensino Superior.
Anexos

Para melhor compreensão do projecto, por favor ver os seguintes anexos: relativo ao Relatório de análise critica da actividade de apoio durante os três anos de vigência:

Ponto de Contacto

Ana Paula Curado
Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações
Reitoria da Universidade de Lisboa
Tel.: (+351) 210 170 117
acurado@reitoria.ul.pt
maiores23@reitoria.ul.pt

 Última Actualização: sexta-feira, 24 de Julho de 2009