Espaço Segurança Social no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN)
Foram criados no Centro Materno Infantil do Norte, dois postos de atendimento especializado
(Prestações por Parentalidade e Prestações Familiares) da Segurança Social que oferecem um
atendimento especializado, tornando mais simples e rápida (8 em cada 10 são resolvidos na
hora) a resposta aos requerimentos de Parentalidade e Prestações Familiares.
Título
Espaço Segurança Social no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN)

Entidade
Instituto da Segurança Social, IP

Entidades parceiras
Centro Materno Infantil do Norte (CMIN)

Destinatários/Beneficiários potenciais
A iniciativa é dirigida aos utentes do CMIN, inscritos no Sistema de Segurança Social e aos
colaboradores do CMIN, inscritos no Sistema de Segurança Social.

Ponto de Situação
O serviço foi aberto, de forma experimental, em 27 de Julho de 2015. Encontra-se em funcionamento.

Custos envolvidos
Não são relevantes.

Taxionomia
Atendimento a Cidadãos e Empresas.

Descrição breve
Foram criados no Centro Materno Infantil do Norte, dois postos de atendimento especializado
(Prestações por Parentalidade e Prestações Familiares) da Segurança Social que oferecem um
atendimento especializado, tornando mais simples e rápida (8 em cada 10 são resolvidos na
hora) a resposta aos requerimentos de Parentalidade e Prestações Familiares.

O objetivo principal do projeto é servir melhor o cidadão, proporcionando uma redução
significativa no tempo de deferimento dos processos de Parentalidade e no pagamento indevido de prestações.

Descrição pormenorizada
Âmbito de intervenção
Prestações por Parentalidade.
As seguintes Prestações Familiares: Abono de Família Pré-Natal (a partir da 13.ª semana de
gravidez); Abono de Família para Crianças e Jovens; Bonificação por Deficiência; Subsídio
para Assistência de Terceira Pessoa.

Serviço prestado
Receção de requerimentos
Notificação das decisões de deferimento das prestações requeridas
Esclarecimento de dúvidas (individualmente ou em grupo).
Foram realizados em média 350 atendimentos por mês, nos primeiros 3 meses. Têm resolução
imediata 80% dos casos apresentados (Requerimentos de Abono de Família Pré-natal e Abono de Família para Crianças e Jovens) e a comunicação imediata do deferimento dos processos de Parentalidade.

O serviço é prestado pelos funcionários da equipa de backoffice que analisa e decide sobre
esses processos. Os colaboradores foram previamente formados na área de atendimento ao
cliente, tendo sido disponibilizados os sistemas aplicáveis da respetiva área.

O CMIN disponibilizou o espaço para a criação dos postos de atendimento. O mobiliário,
material informático e consumíveis são assegurados pelo ISS.

O ISS e o CMIN garantem em conjunto a disponibilização e utilização adequada da infra
estrutura informática.

Tecnologia
Não aplicável.

Recomendações
O projeto foi concretizado, em primeiro lugar, pela perceção das necessidades dos clientes,
depois pela capacidade de articulação entre as diferentes instituições envolvidas, no sentido de
conceber e disponibilizar um serviço que excedesse as suas necessidades.

Por outro lado, do ponto de vista interno do ISS, foram chamados a colaborar as áreas
relevantes para a concretização e disponibilização do serviço ao cliente. O envolvimento e
participação ativas dos dirigentes e colaboradores das diferentes áreas foi determinante para o
sucesso da iniciativa.

Recomenda-se que nos casos em que as necessidades dos cidadãos são satisfeitas pela
interação entre diversas instituições públicas, que as mesmas sejam capazes de identificar o
serviço e respetivo processo que melhor serve o cliente e que possam desenvolver esforços
conjuntos e disponibilizar os meios necessários para a sua materialização.

Ter o foco no cliente e definir processos simples são aspetos determinantes para a adequação
do serviço e satisfação dos clientes.

Garantir alinhamento organizacional para concretização de objetivos comuns e forte liderança
na gestão do projeto é essencial para o cumprimento desses mesmos objetivos.

Próximas Acções
Ajustes de pormenor ao nível do horário praticado, fazendo-o coincidir com outros serviços
dentro do Centro materno Infantil, aproveitando a sinergia de forma a abranger um maior
número de clientes.

Promover a comunicação do serviço no Centro Materno Infantil do Norte.

Deverá ser avaliada a aplicação a outros Distritos com Maternidades com volume de
nascimentos significativo.

Ponto de Contacto
José Eduardo Esteves, Dir. Unidade de Prestações, jose.e.esteves@seg-social.pt

Site
Não há.

Resultados
Resolução imediata 80% dos casos apresentados (Requerimentos de Abono de Família Prénatal e Abono de Família para Crianças e Jovens) e a comunicação imediata do deferimento dos processos de Parentalidade.

Última atualização: 13-05-2014