Em Casa Com Segurança
O projecto "Em Casa Com Segurança", desenvolvido pela Divisão de Saúde e Acção Social da Câmara Municipal de Sintra, visa intervir na melhoria das condições de segurança dos cidadãos idosos ou dependentes isolados, nacionais e estrangeiros residentes no Município. Decorre desde 2005 abrangendo até 100 beneficiários.

Iniciativa: Em Casa Com Segurança
Entidade: Câmara Municipal de Sintra
Destinatários/Beneficiários potenciais: Cidadãos idosos e pessoas com dependência residentes, em situação de isolamento no Concelho.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Em curso 
Custos envolvidos: O Município assegura todos os encargos financeiros.
Site: www.cm-sintra.pt


O objectivo deste projecto é a prestação de ajuda imediata, no domicílio, através de um sistema inovador de telecomunicações que é constituído por uma central de assistência, um intercomunicador ligado ao telefone e um botão de controlo remoto colocado numa bracelete ou colar.

Funciona através de uma Central de Assistência permanente, instalada em empresa com a qual a Autarquia tem contrato, que permite, uma comunicação 24 horas por dia sem necessidade de um telefone ao alcance da mão.

Podem candidatar-se munícipes que reunam as seguintes condições: precisem de apoio imediato no seu domicílio, tenham telefone fixo, residam ou permaneçam longos períodos sós e cujo rendimento per capita seja igual ou inferior ao valor do salário mínimo nacional.

Para o efeito os interessados podem solicitar a ficha de candidatura na Junta de Freguesia de residência, no Gabinete de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos e suas delegações e ainda efectuar a sua obtenção através de download no site da Câmara.

Após a análise da candidatura por parte da Divisão de Saúde e Acção Social, o sistema é instalado na casa do candidato.

O funcionamento do dispositivo não é complexo. Com um simples apertar de um botão de controlo remoto situado numa bracelete (tipo relógio de pulso) ou colar, é estabelecido um contacto imediato através de um intercomunicador ligado ao telefone (linha azul), o qual é reconhecido pela Central de Assistência, aparecendo no monitor do computador da Central de Assistência todos os dados relativos à pessoa que originou a ligação (até 150 dados).

Na Central de Assistência, operadores com formação adequada, asseguram os contactos 24 horas por dia e 365 dias por ano.

Desde o momento em que o utente aperta o botão de controlo remoto até que ouça a voz da operadora da Central recorrem escassos 20 segundos.

A conversa através do intercomunicador, perfeitamente audível, realiza-se de forma automática sem a necessidade de recorrer ao telefone.

O Intercomunicador é suficientemente sensível para captar com excelente nitidez o mais pequeno ruído em qualquer parte da casa, e para estabelecer de uma forma clara a conversação entre o utente e a operadora, numa área de 200 m2, independentemente da existência de paredes, portas ou colunas. 
 
Dispositivos do serviço
Bracelete (1)
Intercomunicador (2)

Na sequência do que precede, a Central alerta, sempre que necessário, o socorro ao idoso ou dependente.

Recomendações

Como ponto forte destacamos o interesse demonstrado pelos mais idosos na iniciativa, a qual atinge uma taxa de adesão média de 85%. Recomenda-se o incrementar da divulgação junto das entidades associativas de idosos.

Próximas Acções

Aumento da publicitação junto das instituições de apoio à população idoso e com deficiência, Delegação do Centro Regional de Segurança Social e Comissões Sociais de Freguesia;

Anexos

Como aderir ao serviço pelo site do Município (pdf,228 KB)

Resultados

A instalação de aparelhos supera, em muito, os 100 utentes previstos. Dado as circunstâncias objectivas serem variáveis (por via de internamento em lar, mudança para casa de familiares, falecimento ou por outros motivos) o número de utentes activos oscila. Por exemplo, em Julho de 2008 era de 95, sendo de momento de 92.

Ponto de Contacto

Ana Gabriela Robalo
DMAD
Tel: (+351) 219 238 759
Fax: (+351) 219 238 663 
dmad@cm-sintra.pt 

Anabela Paraíso
DSAS
Tel: (+351) 219 236 007
Fax: (+351) 219 236 038 
dsas@cm-sintra.pt

 Última Actualização: quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009