Curso on-line sobre Turismo Ornitológico
O curso on-line de turismo ornitológico desenvolve-se no âmbito do projecto MACAROAVES, mais especificamente no âmbito do Objectivo específico 4 - Formação de guias locais que promovam e apoiem a criação de empresas de turismo ornitológico, e formação ambiental de sectores implicados no mesmo, como indústria hoteleira, guias da natureza, gestores ambientais, etc.
Título
Curso on-line sobre Turismo Ornitológico, nos Açores.
Entidade
A Associação Regional de Turismo (ART) – Turismo dos Açores promove nos Açores o curso on-line sobre Turismo ornitológico, no âmbito do projecto MACAROAVES em parceria com a SPEA.
Entidades parceiras
A iniciativa da realização do Curso on-line de Turismo Ornitológico nos Açores, surge no âmbito do projecto MACAROAVES (http://macaroaves.blogspot.pt/p/portugus.html), um projecto que pretende compatibilizar o turismo com a conservação, em especial das suas aves, promovendo o desenvolvimento rural dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, usando como ferramentas a singularidade dos seus espaços naturais e da sua avifauna.
O projecto MACAROVES desenvolve-se no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional da Macaronésia (PCT-MAC) financiado pela União Europeia. A equipa de projecto é formada pela SEO/Birdlife como coordenador do projecto, junto com a Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves (SPEA), Associação Regional de Turismo (ART) – Turismo dos Açores e a Associação dedicada à Conservação da Natureza em Cabo Verde (Biosfera I).
Destinatários/Beneficiários potenciais
Os destinatários são empresas de turismo e guias, hotelaria, técnicos de informação turística, técnicos da administração essencialmente da área do turismo e ambiente, e de um modo geral, todos os interessados.
Ponto de Situação
Esta iniciativa na actual data está em curso e deverá terminar nos Açores a 30 de Dezembro de 2015.
Custos envolvidos
Para esta iniciativa não houve quaisquer custos envolvidos, uma vez que a divulgação foi feita via web e mailing-list, e a formação decorre numa plataforma on-line independente de tutores e sem custos associados.
Taxionomia
Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do FSE na área do turismo ornitológico.
Descrição breve
O curso on-line de turismo ornitológico desenvolve-se no âmbito do projecto MACAROAVES, mais especificamente no âmbito do Objectivo específico 4 - Formação de guias locais que promovam e apoiem a criação de empresas de turismo ornitológico, e formação ambiental de sectores implicados no mesmo, como indústria hoteleira, guias da natureza, gestores ambientais, etc.
Este curso on-line tem como objectivo melhorar o conhecimento e a formação de futuros profissionais sobre a actividade de turismo ornitológico e de natureza, bem como fornecer conhecimentos básicos sobre esta actividade em expansão a toda a população em geral.
Descrição pormenorizada
O curso on-line de turismo ornitológico desenvolve-se no âmbito do projecto MACAROAVES – Turismo Ornitológico e Desenvolvimento Rural na Macaronésia , que pretende compatibilizar o turismo com a conservação da natureza nos arquipélagos da Macaronésia. Nos Açores o projecto é desenvolvido pela Associação Regional de Turismo (ART) – Turismo dos Açores em parceria com a SPEA. Esta acção foi apenas uma das que se desenvolveu no âmbito deste projecto. A par desta formação forma desenvolvidas formações presenciais em diferentes ilhas.
O curso on-line de turismo ornitológico foi desenvolvido com o objectivo de chegar ao maior número de pessoas do arquipélago dos Açores que se encontra disperso por nove ilhas atlânticas. Os custos associados a formações presenciais de longo curso, são demasiado elevados e difíceis de suportar.
Dado que muitos dos conteúdos são teóricos, a formação on-line torna-se uma ferramenta extremamente importante, na medida que os formandos podem aceder aos conteúdos formativos através de um computador com ligação à internet, de acordo com a sua disponibilidade de horário e ritmo de estudo.
Surgiram algumas dificuldades ao nível do servidor da plataforma que gerou alguns conflitos no acesso aos conteúdos formativos, no entanto foi prestada assistência pelo administrador da plataforma de modo a conseguir dar resposta a todos os problemas relatados.
As competências necessárias para a construção desta iniciativa de um modo geral, torna-se imprescindível uma elevada capacidade de organização, um bom conhecimento sobre a actividade do turismo ornitológico, das especificidades e potencialidades das várias ilhas para o desenvolvimento desta actividade, um bom conhecimento sobre a organização da administração local, e ainda uma boa rede de contactos para divulgação desta iniciativa.
Tecnologia
A tecnologia utilizada para realização do curso on-line sobre turismo ornitológico foi a plataforma de formação on-line desenvolvida no âmbito do projecto IPOT-Mediteraves coordenado pela SEO/BirdLife.
Recomendações
A formação on-line é de facto uma ferramenta poderosa que pode chegar a qualquer pessoa que tenha acesso a um computador com ligação a internet e com a vantagem de não ter custos associados significativos. Esta ferramenta pode ser complementada com formações presenciais, permitindo aprofundar, consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos.
Só através desta ferramenta foi possível chegar a tantas pessoas num território tão disperso como as ilhas dos Açores, diminuindo assim os custos associados a deslocações e remunerações de formadores.
O sucesso desta iniciativa deveu-se também à ampla divulgação que foi feita via web e mailing list direccionada para o público-alvo. A colaboração da administração na sua divulgação foi outro ponto positivo nesta acção.
Próximas Acções
Como acções complementares a esta iniciativa desenvolveu-se formações presencias para iniciação de observação de aves em algumas ilhas; desenvolveu-se material de informação e divulgação sobre a avifauna dos Açores e Macaronésia.
Como próxima acção a desenvolver e que julgamos vir a ter um forte impacto ao nível da interpretação da avifauna nos Açores, são os painéis interpretativos de turismo ornitológico, que serão implementados em todas as nove ilhas dos Açores, nos locais mais significativos e emblemáticos para o desenvolvimento desta actividade.
Pontos de Contacto
Nome: José Toste
Cargo: Director Executivo da ART
E-mail: Jose.toste@artazores.com
Telefone: 295 216 480
Interlocutores do projecto:
Nome: Ana Carvalho
Cargo: Gestora de Produtos Turísticos
E-mail: ana.carvalho@artazores.com
Telefone: 295 216 480 | 910 021 584
Observações: Responsável pelo desenvolvimento e implementação do projecto MACAROAVES nos Açores.
Nome: Cristina González
Cargo: Delegada Territorial de Canarias | SEO/BirdLife
E-mail: canarias@seo.org
Telefone:
Observações: Coordenadora do projecto MACAROVES na Macaronésia
Anexos
Anexo 1 – E-mail de divulgação do curso on-line de turismo ornitológico
Anexo 2 – Divulgação do curso on-line de turismo ornitológico
Site
Foi publicada informação no facebook da ART em:
https://www.facebook.com/events/970367666342276/
http://macaroaves.blogspot.pt/2015/12/turismo-ornitologico-na-macaronesia.html
Resultados
Nos Açores, a ART recebeu mais de 170 pré-incrições para o curso de turismo ornitológico.
No final do curso, a 30 de Dezembro de 2015, saberemos quantas pessoas realmente terminaram o curso com sucesso.
O feed-back tem sido muito positivo, em relação aos conteúdos da formação e interesse nas temáticas.
Última atualização: 21-04-2016