ConstânciaEDUCA
A autarquia de Constância identificou princípios e linhas orientadoras com base nas características da comunidade educativa, estabelecendo objectivos e promovendo parcerias. Os objectivos passam por investir na formação geral para todos os intervenientes da comunidade; pela promoção da participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica; pela descentralização, diversificação e desconcentração das actividades educativas e culturais e estabelecendo uma rede de comunicação eficaz entre os parceiros da comunidade educativa; pela promoção de estilos de vida saudáveis, entre outros.

Iniciativa: ConstânciaEDUCA
Entidade: Câmara Municipal de Constância
Destinatários/Beneficiários potenciais:  O Município de Constância pretende afirmar-se como uma entidade que pretende contribuir para a formação integral dos alunos do concelho. Destaque-se, a intencionalidade educativa de impregnar coerentemente as práticas organizacionais e relacionais da escola e Autarquia, que reflectirão também os valores que inspiram e orientam os projectos, a saber, os valores de autonomia, solidariedade, responsabilidade e democraticidade. De qualquer modo, este projecto é de tal forma abrangente que poderá ser aplicado à comunidade em geral, tendo em conta a rentabilização dos equipamentos existentes.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Em curso.


O Município de Constância aposta na concretização de um projecto educativo concelhio, tendo como base essencial – as parcerias, que promova a educação para o exercício de uma cidadania participada e responsável, é a forma mais eficaz e económica de assegurar uma sociedade mais humanizada, mais solidária, mais segura e mais democrática.

O diálogo, as parcerias e os contactos personalizados entre o Agrupamento de Escolas, as Associações e a Autarquia agilizam e humanizam a resposta, assumindo, por isso, extrema importância a nível local.

Assim, a Educação em Constância é entendida como um processo global, onde subjaz a intencionalidade de relacionar e interligar, o informal e o não formal, numa tentativa de transversalidade e de complementaridade cujas características e identidades locais assumem uma importância decisiva. A comunidade assume, claramente, um lugar de destaque no processo educativo/formativo dos cidadãos em geral.

O Município tem como missão proporcionar a todos os alunos que frequentam os seus estabelecimentos de ensino um percurso educativo de sucesso que possibilite o desenvolvimento pleno das suas capacidades e aptidões, complementando uma forte componente cultural, científica e ambiental, facultando dinâmicas propiciadoras de aprendizagens significativas, que resultam de um conjunto de decisões articuladas e partilhadas. Estrutura-se a acção educativa para o desenvolvimento e consolidação de competências, saberes e desempenhos, promovendo a educação para a saúde, para a ciência, para o ambiente, para a cultura dotando os alunos e a comunidade em geral de uma bagagem cultural, essencial para se integrarem na nossa sociedade actual.

Uma vez que a Educação é uma prioridade assumida pela Autarquia, são desenvolvidas actividades de âmbito ambiental, científico, desportivo, pedagógico e cultural, tendo sempre como base as parcerias efectuadas, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas de Constância.

No âmbito da educação ambiental, o município detém um equipamento denominado Parque Ambiental de Santa Margarida da Coutada, promovendo actividades diversas para as escolas, sendo um importante contributo cultural e pedagógico, concelhio e nacional, associado a uma componente lúdica muito forte inserido numa perspectiva de Cultura Viva.

Também a educação científica, é fomentada através do Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia, proporcionando uma aprendizagem baseada na experimentação em diversas actividades de âmbito científico-pedagógico. A inovação tecnológica também é um investimento desta Autarquia nas escolas, com o apetrechamento de computadores com Internet e quadros interactivos.

Relativamente à cultura, a Autarquia proporciona actividades culturais, incluindo a promoção e sensibilização para a leitura, através de iniciativas como "A Biblioteca vai à Escola", "Passaporte de leitura", "Feira do Livro", o "Dia Mundial do Livro", o "Dia do autor português" e a "Escola vai ao cinema", entre muitas outras.

Ao nível desportivo, o município tenta criar maiores e mais fáceis condições de acesso às actividades físico-desportivas fomentando e potenciando os espaços naturais e artificiais do concelho – pavilhões, ginásios e piscina.

Para além dos âmbitos de intervenção supra identificados, a Autarquia possui grande abertura para aderir a processos de inovação como acontece com a parceria estabelecida com o Centro Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA), que interpreta as tendências e os grandes desafios que se colocam à Educação e ao sistema de ensino em Portugal. Assim, a Autarquia é parceira neste Projecto Inovador (Projecto RSCXEL – Rede de Escolas de Excelência) tutelado pela Universidade Nova de Lisboa, que visa criar escolas piloto de excelência no combater ao insucesso escolar.

Recomendações

O aspecto primordial para o sucesso de um projecto deste nível é a existência de parcerias com vários agentes envolventes, existindo sempre uma articulação eficiente e eficaz em prol de uma educação de excelência para todos.

Próximas Acções

Este projecto tem sempre uma continuidade tendo em conta alguns equipamentos existentes no concelho, tais como: O Parque Ambiental de Santa Margarida, o Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia, a Biblioteca Alexandre O’Neill, o Museu dos Rios e Artes Marítimas, o Pavilhão Desportivo e a Piscina Municipal, proporcionando o desenvolvimento de actividades nas várias áreas.

Resultados

Este projecto venceu o Prémio de Reconhecimento à Educação 2009, promovido pela SINASE/Groupvision, na categoria “O Melhor Município para Estudar”.

Ponto de Contacto

Maria João Ferreira
Câmara Municipal de Constância
Tel.: (+351) 249 730 050
maria.joao@cm-constancia.pt

 Última Actualização: quinta-feira, 15 de Outubro de 2009