CID@ta: informação para todos
Com esta iniciativa pretendeu-se criar mecanismos de partilha de documentos e interoperabilidade, no sentido de fomentar o acesso à informação em formato digital, e fomentar de forma integrada e colaborativa, a competitividade e o desenvolvimento.
Título
CID@ta: informação para todos
Entidade
Município do Porto
Entidades parceiras
- Área Metropolitana do Porto
- Câmara Municipal de Penafiel
- Câmara Municipal de Barcelos
- Câmara Municipal de Vila Verde
- Câmara Municipal de Pombal
- INESC – Porto
Destinatários/Beneficiários potenciais
As expectativas e exigências crescentes dos cidadãos face aos serviços públicos, aliadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação, desafiam a administração pública a reorientar a oferta ao cidadão/empresa para a inovação dos serviços prestados, atendendo à sua eficiência e qualidade, assegurando a organização e a disponibilização de informação inteligente. Neste contexto, importa incrementar a capacidade de resposta da administração para potenciar o exercício pleno da cidadania e estimular a competitividade da economia. Essencialmente, o público – alvo da presente iniciativa foi o cidadão em comunhão com o utilizador interno dos serviços públicos.
Ponto de Situação
Concluída
Custos envolvidos
n/a
Taxionomia
- Tecnologias da informação e comunicação
- Engenharia de requisitos
- Ciência da Informação
- Classificação de informação
Descrição breve
A iniciativa CID@ta teve como objetivo:
- Capacitar os cidadãos, a administração pública e demais agentes para que, com a sua atuação, que se pretende cada vez mais integrada e colaborativa, fomentem a competitividade e o desenvolvimento;
- Disponibilizar serviços ao cidadão/empresa assentes no conceito de administração aberta;
- Disponibilizar uma ferramenta parametrizável, modular e gratuita, que se adeque às diferentes necessidades das entidades que utilizem a plataforma;
- Racionalizar os recursos e diminuir os custos públicos de contexto;
- Criar um contexto favorável à dinamização económica.
Descrição pormenorizada
Com esta iniciativa pretendeu-se criar mecanismos de partilha de documentos e interoperabilidade, no sentido de fomentar o acesso à informação em formato digital, e fomentar de forma integrada e colaborativa, a competitividade e o desenvolvimento.
As atividades previstas foram a definição e criação duma plataforma de dados abertos, alinhada com os novos paradigmas nesta área e baseada estratégia de dados abertos do Município do Porto, e também a criação dum ambiente de partilha de documentos (repositório em “cloud”) que garantisse um conjunto de funcionalidades pretendidas pelo Município do Porto e cumprisse os níveis de segurança pretendidos.
O objetivo foi conceber e implementar os conceitos definidos recorrendo a plataformas “Open Source” e baseando-se em regras normalizadas, sejam standards ISO ou standards de mercado.
Tecnologia
- Plataforma CKAN.
- Plataforma OneCloud
- Rabbit MQ
Recomendações
A principal recomendação a fazer é relativa à necessidade de definir a estratégia de partilha e disponibilização de informação, clarificando princípios e definindo regras que permitam a manutenção e consolidação das fontes de informação.
Próximas Acções
As próximas ações de desenvolvimento prendem-se com o alargamento das fontes de dados e criação de mais automatismos de recolha, processamento e disponibilização da informação.
Ponto de Contacto
Sandra Barbosa – Coordenadora Operacional do Projeto
sandrabarbosa@cm-porto.pt
Anexos
NA
Site
http://dadosabertos.cm-porto.pt
https://nuvem.cm-porto.pt
Resultados
Os resultados esperados são os da crescente utilização de informação em formato digital, quer na perspetiva documental no relacionamento com a administração pública, quer no fomento de ferramentas sociais de análise de informação. Ou seja, permitir que a administração tenha mecanismos de interação digital com o cidadão quer nas áreas tradicionais quer em áreas inovadoras.
Última atualização: 06-04-2016