Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação (BAME)
A percepção da importância da gestão do património da Educação existente nas escolas, aliada à necessidade de gerir e planear a sua utilização futura tornou prioritário o desenvolvimento e implementação de um Projecto que contribuísse para a sua divulgação ao cidadão. O principal pilar metodológico do BAME reside na concepção e implementação de um Modelo Integrado de Inventariação e tratamento da informação bibliográfica, arquivística e museológica, bem como a necessária avaliação dos resultados decorrentes da sua aplicação e a sua divulgação aos vários públicos interessados.

Iniciativa: Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação (BAME)
Entidade: Secretaria-Geral do Ministério da Educação
Entidades parceiras: Parque Escolar, EPE
Destinatários/Beneficiários potenciais: Cidadãos, escolas, investigadores
Categoria: Serviços ao cidadão
Ponto de Situação: Projecto em curso, tendo sido realizado o inventário em 114 escolas, num universo de 314 escolas básicas e secundárias.
Site: www.sg.min-edu.pt e http://projectobame.blogspot.com  

Dada a dispersão, o número elevado de escolas a intervir no território continental e a ausência de diagnósticos sectoriais para as três tipologias de património cultural da educação, foi criada uma equipa de inventário, implementando uma metodologia de trabalho em três fases:
  • Diagnóstico;
  • Intervenção no terreno com operacionalização dos critérios de inventário arquivístico, bibliográfico e museológico;
  • Organização da informação em sistemas de informação especializados, disponibilizando os inventários ao público.
Foram definidos indicadores de desempenho específicos.

Tecnologia

Projecto sustentado por diferentes meios tecnológicos na recolha de informação, câmaras fotográficas digitais e computadores pessoais portáteis, com sistema de banda larga instalada.

Na descrição, disponibilização e recuperação na Internet da informação arquivística, bibliográfica e museológica são utilizadas as aplicações informáticas Arqhist, Horizon e Inarte Premium, com múltiplos pontos de pesquisa aos vários tipos de acervos.

Recomendações
  • Celebração de parceria com outras entidades;
  • Definição de prioridades e prazos máximos de realização de cada processo operacional:
  • Elaboração de cronogramas e apresentação de relatórios de gestão;
  • Para uma melhor operacionalização e garantia de resultados, estabelecer colaboração estreita entre o plano estratégico e o plano operacional da gestão e definir critérios de avaliação;
  • Avaliação: medir o impacto ou efeito que os resultados da intervenção têm no desenvolvimento de competências e serviços de gestão da informação nas escolas, bem como a sua relevância para a futura gestão patrimonial da educação.
Próximas Acções

Prevê-se o alargamento das fases de intervenção a uma nova modalidade de suporte técnico adaptado às necessidades de cada escola, aquando da inauguração das instalações.

Organização de um roteiro das fontes de informação históricas da Educação online, susceptível de ser alargada a colaboração a outras entidades detentoras de património.

Anexos

Resultados

  • Inventário das séries documentais, livros e objectos museológicos com valor patrimonial até agora ignorado;

  • Alargamento do âmbito da informação arquivística ao cidadão com a disponibilização de 4742 registos em linha;

  • Aumento da informação museológica através da divulgação de 25 866 objectos de 25 colecções;

  • Recolha de informação bibliográfica na área do livro antigo e manuais escolares, num total de 5736 obras, essenciais para um aprofundamento do conhecimento necessário para o estudo da história da Educação;

  • Normalização e sistematização dos procedimentos da eliminação de documentos sem valor arquivístico, permitindo que a informação do sector da Educação seja atempadamente salvaguardada.   

Ponto de Contacto

Paula Telo
Directora de Serviços de Informação e Documentação
Secretaria-Geral do Ministério da Educação
Tel.: (+351) 217 811 873
Fax: (+351) 217 878 020
paula.telo@sg.min-edu.pt 

 Última Actualização: sexta-feira, 23 de Julho de 2010