Biblioteca Virtual (BV) do Governo do Estado de São Paulo
A BV é um serviço eletrônico gratuito de informação, que disponibiliza conteúdos sobre o Estado e o Governo de São Paulo, assim como uma grande variedade de temas, como cultura, turismo, emprego e renda, mapas e estatísticas, saúde e educação, entre outros. Além disso, disponibiliza também um canal de atendimento para responder às solicitações enviadas por vários formulários “Fale Conosco”.
Iniciativa: Biblioteca Virtual (BV) do Governo do Estado de São Paulo
Entidade: Secretaria Estadual de Comunicação de São Paulo, Brasil
Destinatários/Beneficiários potenciais: Qualquer pessoa pode utilizar a Biblioteca Virtual: o cidadão, qualquer lugar que resida, os funcionários das Secretarias, Autarquias e Órgãos Públicos do governo estadual, os servidores das prefeituras paulistas e qualquer outro interessado.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Em curso
Site: www.bv.sp.gov.br e
www.comunicacao.sp.gov.br
O objetivo da BV de São Paulo é auxiliar e orientar todo cidadão, que necessita obter informações para diversos fins, bem como funcionários das Secretarias e órgãos públicos vinculados ao Governo do Estado de São Paulo, fornecendo subsídios para tomadas de decisão e realização de suas atividades profissionais.
Em 1997 foi criado um setor responsável pelo suporte às necessidades de informação dos dirigentes e executivos da administração do Governo, que a partir de 1998 recebeu o nome de Biblioteca Virtual com a implementação de um aplicativo dentro da Intranet do Governo.
A partir de 2000, além das pesquisas, a BV passou a responsabilizar-se pelos e-mails encaminhados ao Governo do Estado. Também é desse ano a parceria inicial com o Programa Estadual de Inclusão Digital do Estado: Acessa SP. Ao mesmo tempo, foi disponibilizado acesso gradual ao público externo à administração pública paulista (os cidadãos em geral) que precisavam de algum tipo de informação e que procuravam os canais de contato do Governo.
A "Biblioteca Virtual" foi vinculada em 2003 ao Grupo de Relacionamento com os Cidadãos e Terceiro Setor (GRCTS), da Casa Civil e, para facilitar o acesso ao serviço de informação, em Dezembro de 2005, lançou-se o site da BV e, em Novembro de 2006 a Base de Dados de Programas e Projetos Sociais, que disponibiliza dados sobre todos os programas e projetos de cunho social mantidos pelas Secretarias e outros órgãos do Governo do Estado de São Paulo.
Nas páginas do site da BV, encontram-se diversas informações sobre os assuntos mais procurados e alguns arquivos para
download, com conteúdos mais aprofundados sobre um determinado assunto.
As informações do site estão divididas em seis categorias:
- Cidadania: traz informações serviços de interesse geral dos cidadãos paulistas como: Direitos do Consumidor, Documentos Pessoais, Educação, Emprego e Renda, Idosos, Inclusão Digital, Justiça e Segurança Pública e Portador de Deficiência;
- Legislação e Governo: disponíveis indicações de sites e bibliotecas digitais especializadas em legislação do Estado de São Paulo, dos municípios paulistas e do Governo Federal, com informações sobre ações do governo, contatos das Secretarias e páginas de interesse dos servidores públicos;
- São Paulo: conheça os símbolos oficiais, a cultura e o folclore, história e aspectos geográficos do Estado, governadores, mapas e estatísticas;
- Temas diversos: informações variadas sobre Bibliotecas e Acervos Digitais e Bibliotecas Públicas, Dicionários e Enciclopédias Digitais, Ecologia e Meio Ambiente, Empreendedorismo e Novos Negócios, Pesquisa Escolar e Transportes;
- Turismo: São Paulo tem diversos destinos turísticos que contemplam o interesse de diversos públicos, e podem desfrutar das praias maravilhosas no litoral; da hospitalidade das cidades do interior; da agitação cultural na capital paulista; e das atividades de ecoturismo nos parques estaduais e outros destinos ecológicos;
- Projetos e Programas Sociais: base de dados que permite a consulta dos mais de 300 projetos e programas sociais desenvolvidos pelas Secretarias do Governo do Estado de São Paulo.
A BV passou por uma total remodelação de ferramenta no primeiro semestre de 2009, focando na direção da interatividade.
Com esta remodelação e aproximação do cliente, este passa a ser uma parte ativa do serviço e a BV entra em nova fase de desenvolvimento direcionado à interatividade e a
WEB 2.0 com a introdução do uso de ferramentas de Redes Sociais:
Contudo, a BV não é uma biblioteca digital, que conceitualmente disponibiliza arquivos para consulta ou download. A Biblioteca Virtual é, em primeiro lugar, um serviço de auxílio à pesquisa que ajuda a esclarecer qualquer tipo de questões colocadas pelos cidadãos, com base num trabalho exaustivo de pesquisa por parte dos profissionais da biblioteca, enfim provê acesso à informação.
Através do preenchimento do formulário “Fale conosco” ou pelo e-mail
biblioteca.virtual@sp.gov.br, a equipe recebe a pergunta e, a partir daí, faz um levantamento dos conteúdos, contatos com instituições, textos, artigos e sites mais relevantes ou um especialista no assunto, com o objectivo de reencaminhar via e-mail os resultados encontrados por essa pesquisa ao cidadão. O tempo médio de resposta deste serviço é de cinco dias úteis.
Qualquer tipo de informação pode ser solicitada à Biblioteca Virtual. As informações mais procuradas no serviço são:
- Assuntos referentes às funções e atividades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário;
- Legislação federal, estadual e dos municípios paulistas;
- Resoluções, Portarias, Comunicados e outros materiais normativos oficiais dos órgãos e instituições vinculados ao Governo do Estado de São Paulo;
- Projetos sociais e programas do Governo;
- Informações sobre o Estado de São Paulo e seus municípios: símbolos, história, aspectos geográficos, cultura, mapas, estradas e rodovias; ações e projetos do governo estadual, estatísticas diversas (população, renda, território, trabalho e renda, etc.), feriados oficiais, regiões administrativas e de governo;
- Transportes públicos e trajetos rodoviários;
- Contatos com as Prefeituras, Câmaras e outros órgãos das Administrações Públicas Municipais;
- Orientações gerais para aqueles que necessitam de informações relacionadas às atividades de turismo no Estado de São Paulo;
- Informações sobre serviços públicos estaduais e como acessá-los;
- Questões sobre empreendedorismo, desenvolvimento de novos negócios e terceiro setor;
- Orientações e indicações de fontes de informação para pesquisas acadêmicas e trabalhos escolares;
- etc.
As principais características do site da BV são:
- Assunto: as informações podem ser solicitadas em todas as áreas do conhecimento;
- Acervo: não possuí acervo ou banco de dados especializado, uma vez que a natureza da informação que o nosso cliente procura não se encontra nesse tipo de fonte, o que implica, na maioria dos casos, na indicação de fontes e contatos para o acesso à informação;
- Personalização: as pesquisas são realizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.
Gerencia os e-mails enviados pelos cidadãos através dos vários sítios do Governo do Estado de SP (incluindo o Portal do Governo), encaminhando-os para as Ouvidorias, de acordo com o tipo de demanda:
Recomendações
A idéia que deve ser perpetuada é que esse serviço deverá trazer algo novo para a instituição: um novo produto, novo processo ou nova forma de organização, como uma aquisição ou abertura de novos mercados. Aprender a aprender:
learning by doing,
learning by using e
learning by interaction.
Todo o processo deverá ser caracterizado por mecanismos de
feedback e de interação, envolvendo conhecimento científico e tecnológico, aprendizado, produção, políticas públicas e mercado, enfim depende da gestão do conhecimento. Isso inclui tanto o conhecimento requerido para se projetar um serviço ou produto, quanto o conhecimento necessário para implementá-lo.
Anexos
Exemplos de algumas pesquisas com os devidos agradecimentos - 31 de Maio de 2010 (pdf, 88 KB)
Resultados
Mensalmente a BV realiza estatística de seus serviços, focando o atendimento geral, como também acessos ao site e ao banco de dados que contém informações sobre todos os Programas e Projetos Sociais do Governo do Estado, disponibilizado no site.
Seguem, abaixo, algumas informações retiradas desta estatística:
- Em 2009, a BV atendeu, 6.675 solicitações de pesquisas, reencaminhou quase 32 mil emails a outros órgãos públicos, com uma média de 185 emails/dia em seu atendimento;
- Ainda neste ano:
- O acesso ao site foi de 410.623;
- Pesquisas solicitadas pelo site: 477;
- Buscas em Programas e Projetos Sociais: 80.691;
- Downloads: 133.526.
Ponto de Contacto
Regina Fazioli
Coordenadora da BV
Tel: +55 (11) 2193-8119
Telm: +55 (11) 7647-2494
rfazioli@sp.gov.br ou refazioli@gmail.com
Última Actualização: segunda-feira, 31 de Maio de 2010