Banco Local de Voluntariado de Sintra
O objetivo deste projeto é facilitar o encontro entre quem deseja ser voluntário e as instituições do Concelho que necessitam deste tipo de apoio.

Entidade
Câmara Municipal de Sintra

Entidades parceiras
Instituições Organizadoras, Pessoas Coletivas de natureza pública, ou privada, que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade em domínios cívicos, de ação social, da saúde, da educação, da ciência e da cultura, da defesa do património e ambiente, entre outras. Estas entidades, através do Banco Local de Voluntariado, podem divulgar os seus programas e identificar possíveis interessados na adesão às suas ações.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Voluntários, pessoas, que de forma livre, desinteressada e responsável se comprometem, de acordo com as suas aptidões próprias, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma instituição organizadora.

Ponto de Situação
O Banco Local de Voluntariado de Sintra surge no ano 2006. É um projeto de continuidade que se encontra em curso.

Taxionomia
O Banco Local de Voluntariado de Sintra tem por missão promover e divulgar o voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras.

Descrição pormenorizada

Objetivo Gerais:

  • Difundir o voluntariado no Concelho de Sintra;
  • Aumentar a participação no voluntariado em geral nas instituições e nos grupos;
  • Contribuir para a consciência coletiva dos problemas e para o compromisso na respetiva prevenção e solução com recurso ao voluntariado;
  • Criar e adequar modalidades de trabalho nas instituições e nos grupos de voluntariado (organização; funcionamento e processos de atuação).

Objetivos Específicos:

  • Reforçar a identidade do trabalho do voluntário;
  • Potenciar o aparecimento de iniciativas locais direcionadas para instituições e voluntários;
  • Proceder ao encaminhamento de voluntários para instituições organizadoras;
  • Acompanhar a inserção de voluntários nas instituições organizadoras para onde são encaminhados;
  • Promover momentos de partilha e saberes entre instituições organizadoras e voluntários;
  • Disponibilizar à comunidade informações sobre o voluntariado.

Tecnologia
Base de Dados Sintra Voluntária - A receção de inscrições de voluntários e de instituições organizadoras tem sido gerida pela Base de Dados Sintra Voluntária, ferramenta informática que efetua uma  seleção automática dos voluntários com o perfil para cada projeto e conforme as necessidades identificadas pelas instituições.

Recomendações
A missão do Banco Local de Voluntariado de Sintra é aproximar pessoas, com vontade de exercer voluntariado, das Instituições que deles necessitam.
Para efeitos de registo, solicita-se aos voluntários o preenchimento da ficha de inscrição, para que a informação pessoal seja inserida na Base de Dados.
Também as instituições fazem chegar à Câmara Municipal as suas necessidades de voluntários, através do preenchimento de uma ficha cuja informação é igualmente inserida na Base de Dados.
Antes de conhecerem os projetos existentes, os voluntários são convidados a realizar uma Ação de Capacitação de Voluntários na qual se dá a conhecer a lei que enquadra o voluntariado em Portugal, nomeadamente Direitos e Deveres dos Voluntários e das instituições, e o código ético do voluntário.

Próximas Acções
Frequentemente são realizadas Ações de Capacitação de Voluntários, sendo que a frequência destas ações por parte dos voluntários requer inscrição prévia dos mesmos na Base de Dados Sintra Voluntária.
Paralelamente é realizado o Ciclo de Gestão de Voluntários que tem por objetivo a discussão e partilha de estratégias facilitadoras da gestão de voluntários, orientando para a manutenção e motivação de voluntários, garantindo que estes se mantêm dispostos a continuar a sua ação junto das organizações.
Estas sessões têm uma regularidade mensal e a participação por parte das instituições obriga a uma inscrição prévia na Base de Dados Sintra Voluntária.

Anexos
• Ficha de Inscrição de Voluntários;
• Ficha de Apresentação de Projeto por Organização;
• Compilação de notícias publicitadas na imprensa.

Site
Identificação do site da entidade onde se encontra informação sobre a Iniciativa, caso exista.
www.cm-sintra.pt
http://sintravoluntaria.cm-sintra.pt/Default.aspx

Resultados
O Banco Local de Voluntariado de Sintra surge no ano 2006 e, desde então, o Município tem promovido estratégias e dinâmicas diversas que facilitem o trabalho dos voluntários e das instituições que os integram.
O Banco Local de Voluntariado de Sintra conta já com 912 voluntários inscritos, dos quais 245 são homens e 667 são mulheres com idades entre os 14 e os 85 anos.

Ponto de Contacto
Catarina Beja
Departamento de Solidariedade e Inovação Social
Divisão de Saúde e Ação Social
Rua Dr. Álvaro de Vasconcelos,
Lote 2, 1º. Portela de Sintra
2710 - 420 SINTRA
Tel. 219 236 010/07
Fax. 219 236 038
e-mail – blvoluntariado@cm-sintra.pt

ùltima atualização a 11 de Fevereiro